Recipientes para a produção de semente de cogumelos mágicos

 Em Dicas de Cultivo

Após ter escolhido, hidratado e deixado seu grão secar por fora, chegou a hora de inseri-lo em recipientes para a produção de semente de cogumelos mágicos de sua escolha, afinal, você precisa de algo para envasar os seus grãos para ser possível esterilizar eles. Para isso, pode ser utilizado frascos de conserva de diferentes tamanhos, potes de polipropileno 5 e também bags de cultivo, sejam elas desenvolvidas na sua própria casa ou as fabricadas especialmente para o cultivo de cogumelos. Vamos dar uma conferida rápida em algumas características de cada um deles:

  • Frascos de conserva 
  1. Um dos recipientes para a produção de semente de cogumelos mágicos mais utilizados dentre os cultivadores iniciantes e avançados de P. cubensis.
  2. Preferencialmente, deve ser preenchido no máximo ¾ de sua capacidade, pois será necessário espaço para que o grão seja agitado mais adiante durante a colonização dos grãos pelo micélio.
  3. Deve-se fazer algum furo na tampa e colocar uma camada tripla de fita microporosa ou preencher bem o furo com fibra de poliéster para servir assim como um filtro que permite troca gasosa.
  4. É preciso alguma entrada, na tampa do frasco, para inserir futuramente a agulha da seringa que vai inocular o fungo nos grãos de dentro do nosso recipiente. Isso pode ser feito com um simples furo e duas camadas de fita microporosa, ou ainda, com tampinhas de borracha de insulina, feitas especialmente para receberem agulhas. 
  1. Reutilizável, porém menos duradouro que os frascos de vidro.
  2. Deve ser preenchido no máximo ¾ de sua capacidade.
  3. Deve-se também fazer algum furo com filtro para troca gasosa, igualmente aos frascos de vidro.
  4. Existem potes de vários tamanhos.
  • Bags de cultivos
  1. Desenvolvidas com a intenção de ser algo descartável, porém é possível reutilizá-las algumas vezes dependendo da forma com que é utilizada.
  2. Ótima para conter grandes quantidades de grãos.
  3. Podem ser criadas em casa a partir de sacolas de polipropileno 5, com fibra de poliéster como filtro e com borrachas de dinheiro para fechar sua abertura.
  4. Existem bags especialmente desenvolvidas para o cultivo de cogumelos que já possuem filtros entre 0,2 e 0,5 micrômetros.
  5. As bags especializadas são mais recomendadas para cultivadores que possuem câmara de fluxo laminar. Até mesmo em uma glovebox se torna complicado o trabalho com elas por conta de seu grande tamanho, sendo possível trabalhar com no máximo 2 bags por vez, dependendo da glovebox.

 

Esterilização dos recipientes para a produção de sementes de cogumelos mágicos 

            Chegou um dos momentos mais cruciais no preparo de seu spawn. É hora de deixá-lo devidamente livre de contaminantes e apto ao desenvolvimento do nosso micélio de P. cubensis: a esterilização. Aqui para o spawn, a esterilização não é a mesma que a feita nos bolos PF Tek. Como os grãos são mais rígidos e de maior espessura do que os ingredientes utilizados para criação dos bolos, é necessário deixá-los um maior período de tempo sob exposição ao tratamento térmico. É de uso geral no cultivo de cogumelos o tempo de esterilização de 90 minutos (1 h 30 min) sob pressão para proceder com a esterilização dos grãos. Se quiser, pode deixar mais tempo como prevenção, porém, tempos menores devem ser evitados. Para spawn bags grandes, o ideal é deixá-las por 120 min. 

Como a esterilização utiliza bastante água e vapor, e nossos recipientes para a produção de sementes de cogumelos mágicos todos possuem filtros para troca gasosa, devemos cobrir esses filtros com papel alumínio para que eles não sirvam como uma forma de entrada de água nos nossos grãos. Após embrulhar bem seu recipiente, coloque-o na panela de pressão e dê início ao processo de esterilização. Assim que o tempo de esterilização for atingido, desligue o fogo de sua panela de pressão e deixa-a resfriar e perder sua pressão interna normalmente. Isso pode levar algumas horas. Ao se encontrar resfriada, você pode remover os frascos de dentro da panela e deixá-los em algum local limpo para que os mesmos resfriem mais rapidamente e você possa seguir à próxima etapa: a inoculação dos grãos. Deixar os frascos resfriando naturalmente dentro da panela de pressão também é uma opção muito válida, sendo interessante deixar os recipientes para a produção de sementes de cogumelos mágicos resfriarem em um ambiente estéril, porém não é algo obrigatório.

 

No próximo artigo ensinaremos a inocular os grãos com cultura liquida.

Deixe um Comentário

Start typing and press Enter to search