Sementes de Cogumelos Mágicos: Hidratar grãos e adicionar aditivos em 7 etapas

 Em Artigos Enteógenos, Dicas de Cultivo

A produção de spawn de cogumelos através do uso de grãos, também chamado de sementes de cogumelos, é a forma mais comum de preparo desse inóculo. Com o spawn em mãos, podemos inserir nosso fungo de interesse em grandes quantidades de substratos e preparar cultivos que nos trarão ótimos e belos frutos (caso a gente cuide de tudo bem direitinho, é claro).

No artigo anterior vimos de maneira geral todos os passos para a preparação dos grãos que virão a ser inoculados com nosso fungo e que, mais a frente, servirão como nosso spawn. Vimos também que diversos grãos podem ser utilizados para este processo e que você deve levar em consideração o que lhe melhor convém, independente do motivo.

Sementes de cogumelos, hidratação do spawn

Agora então, escolhemos 3 grãos diferentes e vamos ver com mais detalhes como proceder com a hidratação do spawn de cogumelos mágicos. As metodologias são simples, mas, caso você for uma pessoa que está iniciando no mundo dos cubensis, devem preferencialmente seguir as etapas à risca.

  • Milho Pipoca:
  1. Coloque o milho em uma panela de pressão.
  2. Encha a panela com água, utilizando um pouco mais que o dobro do volume do grão.
  3. Adicione aditivo se assim desejado.
  4. Feche a tampa da panela e deixe em fogo alto.
  5. Ao atingir pressão, abaixe o fogo e conte 30 minutos.
  6. Após este tempo, desligue o fogo.
  7. Espere uns 10 minutos e então comece a tirar a pressão da panela através do pino, manualmente e com cuidado!
  8. Após a pressão toda sair, os grãos devem ser imediatamente separados da água e colocado para secar externamente
  • Sorgo:
  1. Coloque o sorgo em uma panela.
  2. Em um outro recipiente, ferva bastante água.
  3. Ao atingir fervura, vá despejando essa água nos grãos até preencher um pouco mais que o dobro do volume dos grãos.
  4. Adicione aditivo se assim desejado.
  5. Feche bem a panela e contabilize 10 minutos.
  6. Após este tempo, escorra imediatamente os grãos da panela e coloque-os para secar externamente.
  • Aveia com casca
  1. Defina quanto de grão será hidratado.
  2. Em uma panela, coloque 3 vezes o volume dos grãos de água.
  3. Coloque em fogo alto e deixe ferver.
  4. Ao atingir fervura, adicione os grãos.
  5. Adicione aditivo se assim desejado.
  6. Mantenha em fogo alto por 25 minutos.
  7. Ao atingir este tempo, escorra imediatamente os grãos da panela e coloque-os para secar externamente.

Então está tudo certo. Agora você já sabe como hidratar estes grãos citados, e apenas fazendo o que foi descrito acima você já pode partir para a etapa da secagem externa dos grãos. Porém, apesar desta metodologia já ser o suficiente, é possível proceder com a aplicação de certos aditivos no momento da hidratação, aplicando-os juntamente à água que será utilizada.

Adicionando aditivos à etapa de hidratação das sementes de cogumelos

O uso de aditivos em qualquer uma das etapas de preparação do grão é uma prática completamente opcional. Nesta fase de cultivo, a adição de nutrientes não visa impactar o rendimento de nossos futuros frutos, mas sim apenas fornecer um melhor desenvolvimento do micélio em nosso grão, por ser uma fonte de nutrientes extra. Quando utilizados de maneira correta, esta aplicação auxiliará em uma melhor expansão do micélio, porém tenha claro em mente que a utilização excessiva de aditivos em qualquer etapa do cultivo de cogumelos prejudicará ou até mesmo impedir o desenvolvimento do nosso fungo.

  • Café (líquido)
  1. O uso de café deve ser feito com a aplicação de 1,5 xícara para cada 1 kg de grãos secos que irão ser hidratados.
  2. Basta aplicar a quantidade de café diretamente na água de hidratação e esta será uma maneira de promover com que o grão absorva pequenas quantidades de nutrientes, principalmente N para ser depois utilizado pelo micélio durante a colonização.
  3. O uso de café em pó direto na água deve ser evitado.
  1. A aplicação do cálcio na água de hidratação é uma das duas maneiras de se utilizar este aditivo. Ao ser usado durante a hidratação, o cálcio /gesso deve ser aplicado a 5% do volume dos grãos secos que serão hidratados.
  2. O sulfato de cálcio fornecerá Ca e S para ser absorvido pelo grão e então utilizado pelo micélio.

Após realizar estas etapas e tendo suas sementes de cogumelos hidratadas, com ou sem o uso de aditivos, você deverá então colocar seus lindos grãos para secarem por fora. Para rever a explicação da importância desta etapa de secagem, e os efeitos negativos que o não cumprimento desta etapa pode trazer, você encontra no nosso artigo anterior.

Adicionando aditivos à etapa de secagem das sementes de cogumelos

Como no momento da hidratação, na secagem externa também é possível fazer uso de aditivos que vão auxiliar na retenção de qualquer excesso de água presente no momento pré envasamento dos grãos e/ou no pós esterilização, onde ocorre condensação. O uso dos aditivos não é pra ser feito logo em seguida à retirada dos grãos da panela, mas sim para ser feito antes da colocação deles nos recipientes.

Vamos então conferir o que dá pra ser utilizado como aditivo de secagem externa:

  1. A aplicação de cálcio diretamente nos grãos é a forma mais eficiente de utilização deste aditivo já que é aproveitado duas funções desse aditivo: secagem dos grãos e fornecimento de nutrientes.
  2. O recomendado é ser aplicado 2% do peso dos grãos secos que foram hidratados, porém, caso seus grãos estiverem já bem secos, você pode aplicar menos. Caso seus grãos estiverem ainda muito úmidos por fora, você pode aplicar um pouco mais.
  1. Se utilizada, deve ser aplicado diretamente no recipiente escolhido. Utiliza-se a medida de uma colher de sopa para cada frasco de conserva.
  2. Agite bem a vermiculita com o grão para que ela não fique por completo no fundo.

Então está aí cogumeleiros! Agora você já é totalmente capaz de hidratar e secar seus grãos com propriedade. Sementes de cogumelos prontas! No nosso próximo artigo vamos dar uma revisada mais detalhada nos possíveis recipientes que é possível de usar para fazer todo esse processo e como inocular eles!

Lembrem-se sempre de utilizar a falha como um motivador, iniciante. Não existem erros, apenas resultados!

Showing 6 comments
  • Ryath
    Responder

    Adorei! Muito bacana!

  • Eduardo
    Responder

    Showww!!!
    Só me surgiu uma dúvida, tirando da panela, como eu seco eles sem contaminar?

    • Maria Joana
      Responder

      Amigo, assim que retirar os grãos hidratados da panela de pressão você não deve e não irá secá-los. Assim que eles saíram da panela de pressão você ainda deve inocular seus grãos, fazer eles virarem a semente do cogumelo, para inocular um substrato, colonizar ele, frutificar, colher e somente então secar os cogumelos.

  • Marcos
    Responder

    No caso esses grãos vão virar o cogumelo ou tem que adicionar alguma outra coisa

    • Maria Joana
      Responder

      Olá Marcos, obrigado por vir aqui tirar suas dúvidas conosco!
      Respondendo, esses grãos são a base do substrato que, quando colonizados, podem dar origem aos cogumelos. No entanto, os grãos inoculados por si só não são suficientes para que os cogumelos cresçam, é necessário transferir os grãos colonizados para um substrato para a frutificação dos cogumelos.
      Bons cultivos ai!

Deixe um Comentário

Start typing and press Enter to search