PF TEK, Como preparar um bolo de cultivo de cogumelos?

 Em Artigos Enteógenos, Dicas de Cultivo

PF TEK, o que significa?

Este método de cultivo de cogumelos mundialmente conhecido como PF Tek foi originalmente publicado em 1995 por um indivíduo cujo pseudônimo era Psilocybe Fanaticus (por isso PF), Esta metodologia consiste simplesmente no uso de vermiculita, farinha de arroz integral e água para a produção de um substrato que torna possível um fácil cultivo de cogumelos em casa.

São vários os motivos do porque essa é uma excelente técnica para iniciantes. Primeiramente, faz-se uso de materiais facilmente encontrados; a vermiculita se encontra na maioria das floriculturas ou centros de jardinagem e horticultura, enquanto que a farinha de arroz integral está disponível tanto em lojas de produtos naturais como também em supermercados. Lembrando que encontras todos esses itens na categoria de cogumelos do site da Green Power. Além disso, é possível, caso você possua um triturador de café, triturar grãos de arroz integral e assim você mesmo fazer sua própria farinha. Em segundo, é um processo relativamente rápido e de pouca manutenção que vai permitir que em menos de 30 dias a partir do momento da sua preparação, você seja retribuído com seus próprios cogumelos (caso você tenha feito tudo como o fungo gosta). Sendo ainda que com esta técnica é possível cultivar tanto cogumelos enteógenos, como cogumelos gourmets.

pf tek shimeji rosa

Shimeji rosa (Pleurotus djamour)

pf tek psilocybe cubensis

P. cubensis Golden Teacher

 

E como se faz o preparo da PF Tek?

componentes do pf tek

250 mls de vermiculita, 125 mls de água e 125 mls de FAI

 

O preparo da técnica desenvolvida pelo Psilocybe Fanaticus é simples, porém é de extrema importância respeitar a ordem de mistura de cada ingrediente. Os ingredientes serão utilizados nas seguintes proporções em VOLUME:

 

 

Ou seja, se você for utilizar 200 mls de vermiculita, você utilizará 100 mls e água e 100 mls de FAI.

 

Vamos lá para o passo a passo da elaboração:

  1. Coloque a quantidade de vermiculita desejada em uma bandeja de silicone, ou qualquer outro recipiente disponível aí na sua casa que seja possível homogenizar bem os ingredientes.
    pf tek ingredientes
  2. Em seguida adicione toda a água. Misture bem esses dois ingredientes. Nesse momento o que queremos é deixar a vermiculita hidratada. Não se preocupe se ficar sobrando água no recipiente, quando colocarmos a FAI, essa água será absorvida e o substrato vai ficar exatamente no ponto de capacidade de campo, que é o que queremos. colocando agua nos ingredientes para o pf tek misturando os ingredientes para o pf tek
  3. Agora, com a vermiculita já hidratada, a FAI deve ser adicionada e também muito bem homogenizada. A ideia aqui é “encapsular” a vermiculita hidratada com farinha de arroz integral, sendo que a lógica do processo é fornecer um substrato nutritivo, úmido e com a presença de micro e macro poros para um saudável desenvolvimento do micélio. Evite utilizar vermiculita superfina por esta razão.PF TEK mistura homogêneaPF TEK misturando os ingredientes
  4. Agora com o substrato já elaborado, basta colocá-lo em um recipiente de boca larga SEM PRENSAR O SUBSTRATO, apenas colocando-o cuidadosamente colher por colher, deixando um pouco mais de 1 dedo de distância da boca do recipiente.

    A boca larga do recipiente é necessária para que seja possível retirar o “bolo” inteiro de dentro do recipiente quando o substrato estiver todo colonizado. Para isso, é possível utilizar copos de cozinha, frascos de requeijão ou potes específicos para essa finalidade feitos de polipropileno 5, encontrados na Green Power.

    IMPORTANTE: tenha certeza de que o recipiente plástico que você está utilizando é de polipropileno 5, para isso, basta procurar pelo símbolo PP5 em algum local (normalmente na parte de baixo) do seu recipiente escolhido. Caso não for de PP5, ele virá a se deformar por completo no momento da esterilização.

    PF TEK Substrato elaborado inserido em recipiente de PP5

    Substrato elaborado inserido em recipiente de PP5

  5. Agora que você colocou seu substrato no recipiente e deixou um espaço no seu final, limpe com um papel toalha qualquer sujeira na borda que ficou ali proveniente da inserção do substrato no pote. Se não ficou sujo, está tudo certo, você não precisa desta etapa.

  6. Após limpo, preencha o espaço remanescente no seu pote com vermiculita SECA. Esta camada final de vermiculita seca, sem água e sem FAI, vai atuar como um filtro para qualquer inóculo de contaminante que possa vir a cair no interior do seu recipiente durante o processo de inoculação do substrato.

    Camada protetora de vermiculita seca colocada em cima do substrato TF TEK

    Camada protetora de vermiculita seca colocada em cima do substrato TF TEK

    Camada protetora de vermiculita seca colocada em cima do substrato TF TEK

    Vermiculita seca por cima e vermiculita úmida com PAI abaixo

     

  7. Para fechar seu recipiente, coloque um papel-alumínio na boca e vede BEM com uma fita durex, crepe ou isolante, para evitar que entre água proveniente da esterilização do substrato. Após isso, cubra com uma outra camada de papel-alumínio, mas dessa vez, sem o uso de alguma fita. Essa camada extra de papel-alumínio servirá, depois da esterilização, como uma proteção para que possíveis contaminantes do ambiente não entrem em contato com a camada de papel-alumínio de baixo, que é onde a seringa será inserida para inocular o substrato.

    pote com substratos para o pf tek

    Recipiente de PP5 vedado devidamente com papel-alumínio à esquerda e colocado uma camada extra à direita.

  8. Já estamos quase!! Agora leve o seu recipiente à panela de pressão, evitando que fique em contato com seu fundo; e mantenha lá por 60 minutos na pressão para esterilizar o substrato. Após esse tempo se completar, espere a panela resfriar para poder retirar o recipiente de dentro.

Frasco sendo preparado para PF TEK

Frasco com substrato pronto para ser esterilizado sem tocar o fundo da panela

Agora foi!! Seu bolo PF Tek está pronto para ser inoculado… basta esperar o substrato voltar à temperatura ambiente, fazer a inoculação e incubá-lo.

O passo a passo devido para a inoculação será revisado futuramente aqui no blog, e como vimos sobre a incubação no artigo anterior, não vamos revisar aqui o procedimento. Caso você tenha perdido o artigo sobre tudo o que você precisa ter para seu cultivo de cogumelos enteógenos, clique nesse link.

Na próxima semana, vamos ver como inocular devidamente seus potes e também quais procedimentos você deve fazer com seu bolo PF Tek quando ele estiver todo colonizado, pronto para ir para a frutificação: dunk, cold shock e roll.

Até mais, e um bom cultivo!

Start typing and press Enter to search