O que fazer quando a planta fica “queimada”?

 Em Dicas de Cultivo, Dicas Green Power, O que fazer quando

A planta “queimada” é um dos problemas mais comuns enfrentados pelos donos de um cultivo que precisam saber o que fazer quando isso ocorre. O aspecto amarelado das folhas é mau sinal e pode levar você a começar tudo de novo. Uma planta “queimada” tem salvação dependendo do grau do problema e se a causa do problema tiver sido identificada e resolvida em tempo.

Diferentes motivos podem provocar as queimaduras. Deficiências nos níveis de clorofila ou de elementos como Nitrogênio e Enxofre são alguns deles. Para ajudá-lo a evitar o problema, listamos os fatores mais comuns que podem “queimar” a planta. E também indicamos o que fazer quando isso ocorre.

Fertilizantes – O excesso de fertilizantes pode causar as queimaduras. Para identificar se isso está causando o problema, verifique se as folhas queimadas estão nesse padrão: pontas e laterais queimadas mas com as nervuras e regiões próximas com aspecto saudável.  Também veja se as folhas ficam curvadas para baixo e apresenta aspecto de estarem murchas. Se observar esses fatores, analisa a quantidade de fertilizantes que está aplicando e volta a equilibrar o volume correto, conforme a fase de desenvolvimento da planta.

Calor – Outro fator que causa queimaduras é o excesso de calor. Os sinais são praticamente os mesmos do problema com excesso de fertilizantes, mas as queimaduras neste caso ficam mais evidentes nas folhas localizadas nas partes superiores da planta. Isso porque são as partes mais próximas da fonte de luz (seja lâmpada de Vapor de Alta Pressão, seja a luz do Sol). Cuidados com o tempo de exposição e também com a ventilação e a exaustão podem ajudar a evitar o problema.

Regas e nutrientes – A rotina de manutenção do cultivo também pode originar queimaduras nas plantas desde que não seja seguida corretamente. Evite fazer regas ou aplicar nutrientes em horários inadequados. Por exemplo, regar a planta em períodos de Sol forte e de calor pode contribuir para o aspecto de queimado das folhas, ficando com manchas esbranquiçadas principalmente nos pontos onde acumula-se a água. O mais indicado é fazer a rega no início da manhã ou no fim da tarde.

Outra prática constante em muitos cultivos é aplicação de fertilizantes por via foliar (pulverizar ou borrifar), a qual pode também queimar as folhas se feita em horários inadequados. Sob o calor das lâmpadas, opte por aplicar nutrientes via foliar com as luzes apagadas ou logo quando iniciam o período de luz, afinal as células das folhas só estarão aptas a absorver esses nutrientes no período noturno, ou de escuro.

pH elevado – O solo mais alcalino por causa do índice de pH desregulado para cima é outra causa para a queimadura nas pontas das folhas e as deixa com aspecto retorcido. Neste caso, o recomendado é que antes de qualquer outra medida, como a aplicação de mais fertilizante, você faça a medição do pH do solo e da água da rega, especialmente se a planta já estiver com um aspecto diferente do esperado. O pH desregulado impede que a planta absorva os elementos necessários para seu correto desenvolvimento. Use um medidor de pH para fazer a verificação.

A série O que fazer quando é um conteúdo participativo do blog da Green Power. Você pode participar enviando sua dúvida pelo formulário.

Clique na imagem e envie sua dúvida.

Quer cupom de desconto para comprar na Green Power? Acesse e garanta o seu: https://infos.greenpower.net.br/cupons-de-desconto

Showing 61 comments
  • Gerbes Aguiar

    Boa tarde a todos,
    Tenho algumas duvidas sobre pH. 

    Comprei o aferidor de pH de água e solo, também de ecc ppm, estão para chegar.

    Como fazer a medição do pH, eu primeiro afiro o pH da água, regulo ele e depois acrescento o fertilizante? 

    Eu posso armazenar por exemplo 10 litros de água regulada o pH com nutriente dentro até a proxima rega, ou isto irá desestabilizar o pH ? 

    É aconselhável armazenar, por no máximo até a próxima rega ou terei de medir em toda a rega o pH da água?

    Obrigado!

  • Gislaine

    Bom dia! Plantamos o maracuja em uma treliça vertical, com mudas que fizemos da popria sementes, e está fazendo 14 meses que estas mudas fioram plantadas, os pés começaram a dar os primeiros indicios de flores, e na ancia de florecer bem, foi aplicado NPK 10-10-10, quando eu ví já havia sido aplicado, e os botões cairam, os galhos estão murchando e as folhas começando a secar, estou regandocom frequencia na intenção deste adubo se dissolver o mais rápido possivel, mas estou com medo de perder a planta.
    Peço sua orientação de como devo proceder, se devo realizar uma poda drastica e deixar somente no tronco principal, se espero até o pé parar se secar, se parar? ou se estou perdendo e vou perder a planta?
    Obrigada.

  • Cláudia

    Boa tarde ok.
    Mas oq fazer nesses casos?
    Gostaria de algumas receitinhas

  • roseli banaczeski

    meus pesegueiros tem uma resina e as ponta seca o que poso usar para melhorar

  • Edilson Alencar

    Minhas plantas ficam perto da mata 50 metros Mangueiras,janbreiro,açai,atas,graviolas ,cajueiros,acerolas,pitangas,jabuticabas,inga,agiru e muito triste porque eles estão com as folhas queimadas e enroladas para cima em algumas ficam amareladas já usei calcário ,nph e fezes de gado e ainda continuam dê um luz gosto muito de plantar e resfloresta principalmente com frutos para os bichos da .

  • Valéria

    Olá bom dia, como é possível equilibrar o nivel de fertilizante depois de uma alta dose?

  • Thiago Silva

    Bom dia ! Plantei um abacateiro no meu quintal e percebi que as folhas ficam secas antes quando estão crescendo. Antes das folhas se desenvolverem elas ficas com aquele aspecto de ” folha seca ” o caule permanece ” verdinho ” mas as folhas secam. O posso fazer para melhorar essa situação?

  • Leandro dos santos clementino

    Meu coentro está queimando o que fazer.

  • Maria Filomena Mendes Gonçalves

    TINHA UM PESSEGUEIRO NUM PEQUENINO QUINTAL , E MUITO VERDE E ALTO , MAS NOVO , NUNCA TINHA DADO FLOR TALVEZ ESTE ANO NÃO FAÇO IDEIA , E COM GRAVES PROBLEMAS QUE SE TEM PASSADO COM QUEM MORA DO MEU LADO , PORQUE CHEGUEI A DAR COM UM VAZO BELO A MORRER E ACHO QUE CONSEGUI SALVAR AO O TIRAR DO VASO , DOU COM O VAZO CHEIO DE SAL , AÍ LIMPEI E O COLOQUEI NO JARDIM E ESTÁ A REBENTAR NOVAMENTE , SUSPEITO QUE ALGO DEITARAM ALGO NO SEU PÉ , O QUE PODERIA TER SIDO ? COMO SEI QUE FOI PARA A PRAIA SERÁ QUE FOI ÁGUA SALGADA ALGUMA DESTAS COISAS PODE, DO MAR ? OU ALGUM TIPO DE DETERGENTE , OU ÁGUA QUENTE , ALGUMA DESTAS MATÉRIAS PODE SECAR OU MATAR ? AGRADECIA SABER SE FOR POSSÍVEL OBRIGADA ,,,,

    • ANA CÉLIA

      OLÁ GOSTARIA DE UMA AJUDA, ESTOU COM UMA GOIBEIRA INJETADA E ELA ESTÁ APRESENTANDO AS FOLHAS AO REDOR RESSECADAS E AMARELANDO E TAMBÉM APARECENDO FORMIGAS, ELA ESTÁ CRESCENDO JUNTO COM A GRAMA. O QUE FAÇO?

  • Maria Aparecida A. Nogueira

    Tenho um pé de eucalipto argentino num vaso. Ele estava se desenvolvendo muito bem até que as folhas começaram a secar e cair. Qual será o problema e o que fazer? Eu rego constantemente.

  • Luciana

    Bom dia meu nome é luciana minhas alface estao queimando as folhas como se estive colocado no fogo torra tudo como saber se está alto ou baixo o pH

  • eliana martins

    Olá bom dia, gostaria de saber se existe alguma forma artesanal bem eficiente de medir o PH da terra uma vez que eu ainda não encontrei um medidorde PH aqui na minha cidadepara ocmprar . É que tenho umas situações bem desagradável acontecendo com minhas plantas e não sei reslver. estou cultivando plantas de jardim e nunca o fiz antes, portanto sou sem experiencia, minha roseira mini está caindo as folhas de uma maneira diferente, a aste solta nopé do galho ,tipo cai de uma só vez o talo completo das 5 folhas, comprei no mercado e veio muito linda e forte, uma semana depois ficou ão sei se é porque coloquei na terra dela o resto de uma solução de sulfato ferroso que havia em um frasco que coloco em outra planta amarelada… ou se é porcausa do frio e muita agua, afinal moro em portugal e esta semana está chovendo … enfim . outra situação é que algumas plantas como o ortelã perfumado esta amolecendo e morrendo , outroas com as pontas das folhas secas e queimadas tipo cor de ferrugem. Poderia orientar-me o que esta acontecendo com minhs plantinhas por favor. Sei que cada uma tem uma caracteristica diferente e pode ser sinal até de maus tratos afinal nunca plantei nada, mas tenho boa vontade. Eu fico pensando que pode ser exesso de cuidado e de procedimento que faço, não seimedir o Ph e acho que se soubesse poderia abrir portas para melhores decisões no cultivo . agradeço imenso pela atenção . obrigada . Eliana Martins.

  • salomao pereira de lima

    o meu bonsai e um pe de juazeiro e as folhas dele esta ficande seca as pontas, o que devo fazer.

  • Maria Cardoso amorim

    Comprei uma planta dracena e as folhas estão queimadas e estou preocupada amo essa planta não coloquei ainda nada nela a não ser água estou confusa não sei o que fazer

  • Sueli

    Bom dia, meu antúrio está com algumas folhas queimadas, parecendo ferrugem muito escuro, o que devo fazer?

  • Maria Rodrigues Leite.

    Não consigo manter um pé de alecrim, morre rápido.
    Conservo mais as plantas no quintal, pois na área de casa onde era um jardim, instalei uma piscina da qual me arrependi.
    Desde muito anos que as flores são perseguidas com imbuás e caramujos pequeninos, outras com umas lêndeas brancas que sugam rápida a planta, ponho frutas na terra e absorve os tatuzinho, eu ponho sal e morrem, embora nunca acabam mas a queimação das cidreiras e os lírios, permanecem.
    Os tatuzinhos, comem a raiz da planta e a seiva acaba.
    Ponho-os no sal para morrerem.

  • Bruna villalva

    Olá! Estou cultivando girassóis 🌻 e todas minhas mudinhas estão saudáveis menos 1 e as folhas estão queimadas, acho que por conta do calor.
    Como proceder?

  • Ana

    Tenho 2 pés de ipê amarelo mudas e copo de leite ,e outras plantinhas essa que citei estão apresentando essas queimaduras começa nas pontas e vai queimando a folha toda .tirei até de baixo do pé de uva achando que fosse algum fungos da uva.

  • Maria Oliveira

    Plantei em um vaso couve ficou linda com varias folhas, so que agora ela fica seca nas pontas ate tomar a folha toda. o que devo fazer???.
    Obrigada

  • Gilmar De Matos Oliveira Gostaria

    Muito boa a explicação o meu problema é queimaduras provocadas pelos raios solares

  • Lurdes anjos

    O meu anturio está com algumas folhas queimadas e murchas, que fazer neste caso? Obrigada

  • Maria Alice Almeida Andrade

    Tenho muitas plantas no apartamento, mas minhas plantas estão com as pontas toda queimadas . O que faço

  • Daniel Rosa

    vento pode causar folhas queimadas na cultura do abacateiro

  • Sueli

    Folha do mogno africano amarelada

  • Cristiano Petersen

    Site de suma importância no apoio a todo tipo de jardineiros! Parabéns pela iniciativa!

  • Solange Menezes Mibielli Galeno

    Boa tarde!
    Meu Aranto está ficando com as folhas esbranquiçadas.
    Por favor, que devo fazer?
    Antecipadamente, agradeço
    Solange

  • Solange Menezes mibielli Galeno

    Gostei das postagens aqui colocadas.

  • Noeli

    Minhas violetas queimaram com frio ,algumas folhas só será que vão se recuperar ?

  • Justiniano

    Folhas amarelhasas e quemadas que devo fazer

  • Jonatas Silva

    Eu e meu pai cultiva coentro,so que a plantaçao está queimando a folha, e muitos coentros com poucos dias de nascidos estão morrendo,e a agua aki e salobra,e o pelo dia ta o sol forte e a noite está fazendo muito frio,so que meu pai rega umas 11:00horas da manhã e umas 16:30horas todo saber o problema é como resolver ????

  • Everettfut

    Hello. And Bye.

  • Lucia

    Comprei um filodendro cobra, e as folhas estão ficando com partes queimadas. O q pode ser isso?

  • Valéria

    Obrigada! Boa explicação, simples, fácil sem termos técnicos.

  • Manuel

    As folhas da batateira algumas começar am ficar amarelas, estive fora 8 dias e agora regressei e as folhas estão escuras, queimadas, só choveu e muito vento, não caiu geada, o que será…

  • Elizabeth Fernandes de Moraes Moraes

    Tenho um IP na porta da minha vasa que derrepente as folhas apareceram comodas depois cairam e na ponta dos galhos ja sem folhas estao todos queimados na pntinha com aspecrto escuro…hostaria de saber ok esta acontecendo

  • Amarildo Bomfim

    Coloquei adubo na comigo ninguém pode e percebi que parou de sair está travada e percebi que deu uma queimada nas quê faço para recuperar ela ?

  • Amarildo Bomfim

    Coloquei adubo na planta comigo ninguém pode e percebi que parou de sair folhas está também está queimando as faço para recupera lá ?

  • Fatima

    Bom dia,
    Estou “tentando” salvar minha avenca.
    Planta muito delicada.
    Estava linda, de repente, as folhas parecem “queimadas”.
    O vaso fica dentro de casa, longe de vento, e só com luz indireta.
    O que está acontecendo?
    Como salvá-la?
    Podem me ajudar ?

    Grata

  • Dolores cruz

    Otimo,plentei amora gigante e goiaba em vaso,gosto muito de plantar,yenho abonora,que se espalhou no muro foi im festa fava bom dia e regava todas as tardes gostaria de informar se amoreira pode tomar sereno obrigada

  • JUSSARA

    boa tarde,
    plantei um croton e 2 dias depois as folhas parecem estar queimando com o sol, estão ficando com um aspecto branco e finas. o que pode ter acontecido? usei terra adubada com pouco produto organico. aguardo retorno.

  • Lucimaria

    Boa noite porque minhas azaleias estão ficando com as flores queimadas

  • Diego

    Boa tarde! Usei esterco de galinha em pequena quantidade, mas logo depois notei que as folhas começaram a ficar com a ponta queimada e enrugada.
    O que posso fazer para recuperar minha planta?
    Desde ja agradeço.

  • Arlindo Rodrigues Santos

    As minhas Labandeira abocados e manga quema os brutos más alta da planta fiaca pelado e quema as folia fiaca enrolado.
    Oque facer?…

  • Arlindo Rodrigues Santos

    As minhas laranjeiras e mangeiras, abacadeiros ficar
    Con os brutos más altos pelados e con as filas torcida e entregada
    E quema igual dogo e prieto carvao
    O que EU Faso para resolver este problema tema unas que fiaca parada no tempo todo en durmiese
    Nao prota e Na troca as filhas
    E Nao crecen?…

  • Noeli Durigon

    Pelo que vi aqui,acho que é excesso de água e fertilizante.
    Gratidão pelo conteúdo 🙏😍

  • Maira conceição Negrão corrêa

    Minha Antúrio está com as folhas queimadas e as pontas das flores como faço para não deixar ela morrer .e quanto a duas na semana poço regala

  • Teresinha de jesus Aguiar cunha da Silva

    Tenho rosa eu e minha irma, as rosas sao lindas mas as follhas brocadas como fosse queimadas

  • rosita soares rocha

    bom dia,ganhei um antúrio já faz um tempo,mas ele apesar de dar flores fica com as folhas secas,ñ sei mais o q fazer .

  • Francisca

    O meu antiquo não consegue desenvolver .as folhas ficam esbranquiçadas e sem brilho .sera que e muita água ou falta .nao sei p que começa a quere dar a flor mas parece que está faltando algo que eu não sei triste .sera que estou colocando muita água ou será que é vezes devo colocar e qual a guantidade certa que uma resposta.

  • Francisca.dantas

    Gostaria de uma orientação .como cuidar de meu antí que não estou sabendo cuidar favor me ajude.

  • Francisca

    Acho que não estou sabendo cuidar do meu de ter sua ajuda.

  • LINA MARIA DOS SANTOS

    Bom mês de maio eu fui no espírito santo e trouxe uma samambaia linda longa que não troquei de vaso pois deixei um tempo para adaptar ao clima,pois moro no é um pouco mais quente RS…. só q estou observando ela está com algumas pontas queimadas tipo àqueles brotinhos novinhos queimando todos as pó tás…..oque posso já gratidão

  • Celso Arena

    Então plantei uma semente de abacate cerca de 2 anos,a planta está com 1,40 de altura não deveria estar mais desenvolvida, o que posso fazer para melhorar o desenvolvimento dela, obrigado.

  • Bruno Stuart

    Ola plantei Aki em casa pra ela fica na janela de dia e de noite… Ela crescer tem uns 17 só que as folha pequenas de baixo está manchadas .. será que eh sol de mais? Pode cortar essas folhinhas queimadas?

  • Marcia Lima

    Bom dia ,comprei uma muda de manaca da serra no Carrefour. Coloquei a planta, na sombra por uma semana ,p adaptação após esse período mudei para um local onde tem mais ,percebi q a muda já estava com as folhas com pequenos furinhos (algumas) é com as pontas marrons e caindo folhas botões e flores .O q poderá estar ocorrendo com a mesma? Desde já, agradecida .Marcia

  • Virgínia Tavares

    Minha palmeira leque está na minha sala, recebe a luz solar indiretamente, mas está com as folhas queimadas. O que fazer? Como é a rega desta planta? Melhor colocar no Jardim onde só pega o sol da manhã?

  • Leila Paneto

    Boa noite! A minha eugênia tem 16 anos e eu acabei plantando outra próxima a ela. Só que elas se encostaram e acabaram queimando e cada uma ficou oca sem vida aonde de encostaram. Tem como recuperar aonde queimou? Se eu desencostar uma da outra, elas se recuperam? Voltam a brotação naquele lugar queimado?

  • alexandre

    aninhajaboticabeira queimou as pontas delamasope estabonito apenas pontasda folhaqueimada

  • Soraia

    Meu ciclanto,em caso,dentro de casa,está com queimaduras nas ser excesso de água?Será que recupera?

  • Luiz

    tenho um pé de nespera, q está há dois meses, com as folhas ressecadas, quebram fácil, e estavam indo bem antes. não sei o q ocorreu. talvez o calor? não sei o q fazer para recuperar o pé que está com 1,50 de altura. plantado em vaso raso. pode ser isso?

Start typing and press Enter to search