Poda de Cannabis: Conheça os tipos de podas e suas funções
A poda é uma técnica que consiste em cortar galhos e folhas que consumiriam energia que é direcionada para as partes da planta que não são cortadas. Existem diversos tipos de podas, e na poda de cannabis, tipos específicos. Nessa matéria vamos especificar algumas delas e suas principais funções.
Poda de Cannabis, direcionamento, condicionamento e formação (apical, fim, canela seca, etc.)
São as podas iniciais, feitas desde a fase de muda até o fim do vegetativo e servem para direcionar e dar forma à planta, dependendo do objetivo do grower. De acordo com esse objetivo essas podas têm denominações específicas.
- Poda de Cannabis Apical – consiste em cortar a ponta principal do galho e é feita bem acima do nó, de onde depois saem dois galhos. Esta poda pode ser feita continuamente, desde a formação do terceiro nó da muda, para dar muitos galhos da mesma altura, sempre duplicando a quantidade a cada corte.
- Pode de Cannabis Fim – consiste em cortar a mesma ponta principal de cada galho, porém não na base perto do nó e sim no meio do broto novo que sai na ponta. Isto faz com que além dos dois galhos que saem do nó crescerem, mais dois crescem a partir do corte, formando 4 galhos da mesma altura. Também pode ser feita continuamente a partir do terceiro nó da muda, mas com menos cortes, pois quadruplicam a quantidade de galhos a cada corte.
Diferença entre poda de cannabis apical e fim*
- Canela seca – consiste em cortar todos os galhos da parte de baixo da planta, deixando o tronco limpo, sem galho algum. Isto dá força aos galhos superiores e aumenta a produção dos mesmos. Necessária em técnicas onde se formem muitos galhos superiores, já que estes necessitarão de mais energia, poupada com o corte dos galhos baixos e menos produtivos.
Exemplo ilustrativo da poda de cannabis canela seca:
- Poda aérea das raízes – as raízes das plantas de cannabis respondem muito bem à poda aérea. Independentemente do seu estilo de cultivo, os vasos especiais air pots podem ser incorporados na maioria das operações de cultivo. Usar esses vasos é uma ótima maneira de evitar que as plantas fiquem enraizadas. A poda aérea de raízes é um método de poda importante frequentemente esquecido.
Cada poda dá uma nova forma à planta e, dependendo do objetivo, o grower deve trabalhar com vasos air pots, amarras, redes, fios e estacas, para manter a sustentação dos galhos mais pesados e mais produtivos.
Poda de cannabis, rotina de cultivo essencial
Algumas podas são rotineiras, devem ser integradas a rotina de cultivo, viabilizando sempre fortalecer a planta e no final do cultivo, vejamos:
- Podas de manutenção e tratamento – são as podas feitas para se retirar folhas velhas, secas ou doentes, galhos indesejáveis ou com má formação, buds contaminados por parasitas e inutilizados para o consumo, etc. Estas podas são feitas durante todas as fases do cultivo e devem ser feitas regularmente, para evitar contaminações e, ao cortar folhas grandes e velhas, abrir espaço para a entrada de luz nas partes mais internas da planta.
- Podas de acabamento – são as podas feitas no final do cultivo, antes, durante e depois da colheita, também chamadas por alguns de “manicure”. São basicamente para a retirada de todas as folhas, grandes e pequenas, onde se deixam só as flores e folhas muito coladas às mesmas. Com estas folhas, que são bem resinadas, é possível fazer extrações e aproveitar toda a resina que está nelas.
Para uma estratégia de podas, tesouras especificas são necessárias, confira a linha de tesouras para cultivo da Green Power.
Quer saber mais sobre cultivo, baixe nosso conteúdo Flores Medicinais, introdução ao cultivo indoor.