Casing layer no cultivo de cogumelos: o que é e pra que serve?

 Em Artigos Enteógenos

Casing layer! Se você estudante já se deparou algumas vezes com esse termo mas ainda não entendeu muito bem o que é ela, você está no local certo. Vamos clarear isso para você. A casing layer nada mais é do que uma camada de substrato inerte, pasteurizado ou esterilizado, aplicado por cima da colônia micelial antes de ela ser inserida em condições de frutificação.

Algumas espécies de cogumelos como o Agaricus bisporus, o clássico champignom, apenas frutifica se houver a aplicação desta camada. Já outros cogumelos, como o Psilocybe cubensis, conseguem frutificar tanto com a presença ou com a ausência desta camada, sendo o uso dela muito uma questão de preferência do cultivador. Algumas outras espécies de cogumelos mágicos como o Panaeolus cyanescens e o Psilocybe galindoi também frutificam apenas com a presença da casing layer.

 

Qual a composição da casing layer?

 

Quanto aos materiais de composição dessa camada, a lista é restrita: a casing layer normalmente é composta por vermiculita, turfa ou uma mistura desses dois ingredientes. E recebe como aditivos o gesso (sulfato de cálcio) e o calcário (carbonato de cálcio).

 

Algumas características da casing layer

 

  1. Retenção de Umidade: a casing layer atua como uma esponja entre o ambiente úmido e o micélio. Assim, por ser composta de materiais de alta capacidade de retenção de água, ela evita o ressecamento da colônia mantendo ela úmida por mais tempo, sendo muito recomendada para cultivadores que vivem em ambientes secos. Esse beneficio da casing layer em relação a manter a umidade sobre da colônia também ajuda cultivadores iniciantes que estão ainda pegando a prática do balanço umidade/oxigenação.

 

  1. Favorecimento do pinset: a estrutura porosa da casing layer promove um microclima aerado e úmido na superfície do micélio, o que favorece o desenvolvimento e o aparecimento de pins, que virão a se tornar os cogumelos no futuro.

 

  1. Proteção contra contaminantes: esta camada extra de substrato acaba por atuar como uma barreira física, evitando com que esporos de contaminantes entrem em contato direto com o micélio. Além disso, por ser composta por um substrato sem carga nutricional e normalmente receber aditivos para correção do pH que elevam-no a 7,5 – 8, ela se torna um ambiente não tão favorável ao desenvolvimento dos contaminantes.

 

Apesar destes benefícios, tudo no cultivo de cogumelos é questão de preferência pessoal. Opiniões entre cultivadores sempre divergirão em qualquer a assunto e aqui no caso da casing layer não seria diferente. Alguns cultivadores juram que a casing layer é uma prática excelente, enquanto que outros cultivadores dizem seu uso ser apenas perda de tempo e de material. O que realmente vale a pena é que o estudante teste o cultivo com e sem essa camada algumas vezes para ver o que melhor lhe serve!!

 

Saiba como cultivar cogumelos mágicos em casa baixando nosso guia de cultivo.

 

Bons estudos!

Deixe um Comentário

Start typing and press Enter to search