Fotoperíodo da Cannabis: 18/6, 20/4 ou 24 horas de luz sem escuro, saiba mais!

 Em Dicas de Cultivo

Muito já falamos aqui no blog sobre fotoperíodo da cannabis, o tempo de exposição à luz que as plantas necessitam em cada fase do seu desenvolvimento, inclusive com dicas de como aproveitar da melhor forma possível a luz disponível, tanto no indoor como no outdoor. Vamos agora mostrar como e quando utilizar determinados fotoperíodos específicos, para obter um melhor rendimento de seu cultivo, de acordo com o tipo de cannabis que está cultivando.

Fotoperíodo da Cannabis feminizada ou regular

Regulares (produzem plantas machos e fêmeas) ou Feminizadas (produzem somente plantas fêmeas) – Necessitam de um fotoperíodo padrão, de no mínimo 16 a 18 horas de luz na fase vegetativa e 12 horas ou mais de escuro para florescer.

Alguns growers utilizam iluminação extensiva durante a vega para acelerar o crescimento, com fotoperíodos de luz com 18/6, 20/4 ou até mesmo contínuos com 24 horas (sem escuro), ou mesmo reduzindo para 9 horas de luz e 3 de escuro (2 foto períodos num mesmo dia para economizar energia). Existem ainda técnicas para indoor que aumentam o numero de horas de um dia, fazendo dias de 36 horas, por exemplo, isso prolonga o período de floração, mas praticamente duplica a produção!

Fotoperíodo da Cannabis Indica, Sativa e Hibrida

Variedades índicas, sativas e híbridas tem foto-períodos variados entre si, indicas produzem melhor com fases escuras e iluminadas semelhantes, já as sativas gostam de mais do que 12 horas de escuro, algumas chegando até a 14 horas para ter melhor desempenho. Todas as variedades produzem melhor ou economizam energia ao se trocar os fotoperíodos por fases de escuro que sejam mais específicas para cada variedade, sativas gostam de cada vez mais escuro com o passar do período de floração, então começa com 12/12 e vai aumentando para 13/11, 14/10… Até chegar em 8 ou 7 horas de luz somente, isso diminui o tempo para a colheita, que em sativas é maior. Já as híbridas devem ser analisadas quanto à origem de suas plantas antecessoras, se mais sativas ou mais indicas, para que se determine o melhor fotoperíodo eficaz para cada cruzamento.

Fotoperíodo da Cannabis Automática

Plantas automáticas requerem um foto período com muita luz sempre, pois não dependem do escuro para florescer. Isso faz com que, independente da variedade, possa-se iluminar as plantas por 18, 20 ou até mesmo 24 horas por dia, cuidando sempre do crescimento, que ocorre junto com a floração.

Fotoperíodo do cultivo outdoor de Cannabis

No caso de cultivo outdoor devem-se estudar os foto períodos das estações em cada região e determinar então qual a melhor variedade que se adapta às horas de luz e escuridão do local. Também se deve levar em conta a época correta para o plantio e colheita, que devem seguir os calendários agrícolas para cada região. Geralmente no hemisfério sul o plantio é feito nos meses de outubro/novembro e as colheitas a partir de meados de abril até junho.

DICA DO GROWER: Existe para o cultivo indoor um foto período para a floração onde a produção é aumentada em pelo menos 1/3, onde os dias são estendidos de 24 para 36 horas, isso faz com que os ciclos sejam 1/3 mais longos, ou seja, se a floração daquela variedade é de 60 dias, vai passar a ser de 80 (+1/3, o que corresponde a 60 dias de 36 horas) mas compensa no aumento da produção.
Funciona assim – 23,5 horas de luz por 12,5 horas de escuro (você vai precisar de um timer digital para fazer essa programação).

Showing 234 comments
  • Vincicius
    Responder

    Boa tarde. Estou com im grower e devido ao pequeno espaço e erro de calculo a luz, que esta acima das plantas, não consegue penetrara nas partes de baixo das plantas ( ramos e folhas) . Virou im verdadeiro matagal hehe. Para compensar botei um painel de led de 1000w no nível do chão, iluminando de baixo p cima p compensar a falta de iluminação nas partes baixas. Minha pergunta é se isto atrapalha ou não no desenvolver das plantas ( botar um painel iluminando de baixo p cima e o outro de cima p baixo.)?
    Att

    • Maria Joana
      Responder

      Atrapalha sim amigo, pois a luz por baixo não é absorvida da mesma forma.
      Recomendamos fazer uma poda canela seca, tirar o que está em baixo fora e deixar só a luz por cima. Pode também podar algumas folhas de cima pra luz penetrar mais em baixo, colocando os dois painéis em cima!

      • Xavier
        Responder

        Amigo boa noite
        Tem problema se no 12/12 um dia a luz ficar ligada 3 horas a mais ?
        No meio da floração

        • Maria Joana
          Responder

          Um só dia não tem problema amigo, só não pode isso acontecer direto.

      • Kecia
        Responder

        Me ajudem tô com meu pé e as folhas tão amarelando tô com medo que morra vai fazer 4 meses que tenho

    • Mario joao
      Responder

      Boa tarde! Obg a quem poder responder.

      Durante o vegetativo e flora podemos ficar intercalando entre painel de led e a luz solar.
      Durante a flora posso usar as 12h da luz do sol e as outras 12 posso deixar no grow já que só posso ficar em casa de dia e ajuda na energia.

      Quem já fez isso da a ideia ae😛

      • Gilsuu
        Responder

        Pode sim! Se chama plantio híbrido, na Vega deixa o dia todo e complementa com luz a noite. E na flora só deixar do lado de fora.

  • Luz
    Responder

    Posso mudar o fotoperiodo revelar se é femea e retornar para vegetativo?
    Obs: Sou fã de vcs parabéns pelos conteúdos 👏👏👏

    • Maria Joana
      Responder

      Não amigo, o que podes fazer é fazer um clone e o colocar para florescer, ai consegues saber se a planta é fêmea antecipadamente!
      Obrigado pelo suporte!

    • Francisco
      Responder

      Já fiz pré Flora e voltei no vegetativo tranquilo obs,só fiz com semente de pren

    • ntrelson
      Responder

      resposta errada, claro que pode. pode estressar um pouco a planta, mas nada demais se fizer respeitando o foto período.

    • Larissa
      Responder

      KKK✨😁

  • Canabilson
    Responder

    Excelente post. Muito obrigado! Se possível, gostaria de tirar uma dúvida. Devo mudar o fotoperíodo de vez, trocando de 18/6 para 12/12, ou devo ir gradativamente 17/7, 16/8, 15/9… etc? Muito grato, grande abraço!

  • 420 SMOKED EYELASH COMPANY
    Responder

    Posso cultivar uma automática juntamente com um feminizada?

    • Maria Joana
      Responder

      Automática é feminizada amigo!

    • Andressa
      Responder

      pode sim. Uma auto florescendo e três vegas 20/4

  • Júlio César
    Responder

    Quanto tempo de vega a planta precisa ter para eu trocar o fotoperiodo?

    • Maria Joana
      Responder

      pelo menos 18 horas amigo e um mês no minimo.

    • Lucas lima
      Responder

      O tempo quem determina é vc, mas geralmente são 2 meses de Vega e 2 de flora

  • Fernando
    Responder

    Parabens pelo post.

    Como identificar, exatamente, como e quando a planta é fêmea ou macho?

    • Maria Joana
      Responder

      Se identifica quando começa a florir amigo. Procure por pistilos (tipo uns pelinhos) ou umas bolinhas (onde ficam as sementes)

    • Zimbabwe
      Responder

      oque pode acontecer caso eu altere o foto periodo com 15 dias… tive problema com mau contato e minhas luzes nao apagavam mais, ficcavam piscando qnd o timer entrava em ação, então achei melhor desligar o timer e deixar em 24h de luz as mudas tem 15 dias e alterei o foto periodo de 18 para 24h acredito que foi melhor doque deixar as luzes semi apagadas

  • Guga
    Responder

    Bom dia, minha Cannabis auto está demorando muito para florescer, gostaria de saber se posso mudar o fotoperiodo para 12/12 para forçar isso mesmo ela sendo auto?

  • Giuliano
    Responder

    Estou com uma planta no outdoor, germinou dia 28/Junho. Está florescendo desde 01 de setembro, moro na região sul e os dias estão começando a aumentar ainda sutilmente em torno de meia hora. A planta é sativa de prenseeds, está em um vaso de 30 litros.

    Minha pergunta é: existe algo que eu possa fazer para não revegetar?

    • Maria Joana
      Responder

      Sim amigo, pegar e colocar numa estufa colocando um fotoperíodo de 12/12.
      Temos kits de cultivo para essa tarefa, veja aqui:

  • Carlos
    Responder

    Boa tarde meus caros !! Espero que esteja tudo em altas . Gostaria de saber quando eu devo começar por baixar a lâmpada para mais perto das plantas, eu utilizei a luz para a germinação,porque meti direto na terra, até pela questão, de dar um empurrãozinho as recém nascidas.
    Agradeço desde já, toda a vossa disponibilidade !!

    • Maria Joana
      Responder

      Isso depende do tipo de lâmpada amigo, LEDs podem ficar bem perto, já as lâmpadas de vapor devem ficar mais afastadas.

      • lokss
        Responder

        Quanto é “bem perto” ?

        • Maria Joana
          Responder

          Isso depende do tipo de iluminação, LEDs podem ser colocados bem perto, lâmpadas de vapor devem ser colocadas mais afastadas.

  • mariasil
    Responder

    Estou com um problema nas minhas plantas mae ela estao a querer entrar em floração o ciclo de luz é 18h-6h. podem me ajudar a entender por que razao elas estao a entrar em floração?

    • Maria Joana
      Responder

      Pq está com fotoperíodo de vegetativo amigo, mude o fotoperíodo que eles vão florir!

  • ezeqloco
    Responder

    posso deixar a luz ligada 24h ?

    • Maria Joana
      Responder

      Pode sim amigo, é um tipo de fotoperíodo!

    • Lucas lima
      Responder

      Só se for automática, se for fotoperíodo tem que seguir a indicação de 18/6 vegetativo 12/12 floração

  • Arthur
    Responder

    Tenho um grow indoor e as minhas sativas já tão de 3 meses…..eu sempre mantenho ela com luz constante (24hrs) tem algum problema ?? Atrapalha na floração, porque ela está crescendo bastante

    • Maria Joana
      Responder

      Atrapalha não amigo, isso aumenta a produção!

    • Lucas lima
      Responder

      Se for automática não atrapalha não.

  • Arthur
    Responder

    Minhas sativas indoor estão de 4 meses e deixo com luz 24hr…tem algum problema atrapalha na floração pq elas estão crescendo muito

  • José henrique
    Responder

    Chef tô levando as minhas no outdoor e pra dar 18 horas de luz improvise um pc grow com Duas lâmpada de casa de led de 12w 830 lumes e uma de 25w 6500k , posso fazer isso que vai pra frente ?? Ou acaba irritando a planta ? Pode me dar umas dica

    • Maria Joana
      Responder

      Mas tirar do outdoor e colocar num pc grow vai caber? Explique melhor amigo…

  • Agatha
    Responder

    Ninguém responde

  • Agatha
    Responder

    Como se planta

    • Maria Joana
      Responder

      Podes começar comprando um livro para estudar amigo, acesse nossa livraria e escolha um para iniciar seus estudos:

  • Pc_Growe.4i20
    Responder

    Tenho uma manga rosa regular no indoor vegetando a 57 dias, já mostrou bastante pistilos, ou seja, provavelmente é uma fêmea. Mas ao mesmo tempo, tenho mais 2 automáticas no mesmo espaço que entraram em floração essa semana, e estou pensando em deixar essa manga rosa vegetar até a colheita das autos, aumentar o vaso e depois mudar para 12/12. Mas não encontrei ninguém que tenha deixado vegetar por tanto tempo, algo em torno de 14 a 18 semanas.
    Poderiam me indicar alguém, alguma matéria, fórum, pagina, sei lá, alguém que já tenha feito isso ou que faça? Assim poderia ter uma noção melhor

    • Maria Joana
      Responder

      Podes deixar vegetando quanto tempo quiseres amigo! Normalmente se faz isso quando se quer deixar uma planta somente para tirar clones, nesses casos chamamos ela de planta mãe, deixando num estado vegetativo eterno! Falamos sobre isso nesse artigo:

  • João Vitor
    Responder

    Eu comprei uma semente automática, posso deixar 24 horas sempre? Tanto na floração como na Vega? A minha é 90% sati a.

    Obrigado!!

  • Pedro
    Responder

    Bom dia! Tenho duas plantas auto que estão na terceira semana de Flora, e junto com elas tenho outra planta que era para ser auto mas está com mais de 60 dias e ainda não mostrou o sexo. Se eu mudar o fotoperiodo delas para 12/12 para descobrir se essa que não floriu é fêmea, corro o risco das auto que estão na flora “hermar”? E vou ter um menor rendimento por deixar as auto com menos tempo de luz (hoje está 18/6)?

    • Maria Joana
      Responder

      Sim amigo, melhor fazer essa operação separadamente para não afetar o fotoperiodo das demais!

  • Bmbrr
    Responder

    Qualidade em informação!
    te perguntar:
    Qual a diferença entre perlita e vermiculita?
    abc

    • Maria Joana
      Responder

      Claro Ivan, enquanto a vermiculita possui uma alta capacidade de retenção de água e vai liberando esta umidade à medida que o substrato estiver seco, a perlita apenas retém água em sua superfície e não prejudica a manutenção da umidade, contribuindo ainda mais para que as raízes tenham aporte necessário de água e oxigênio.
      Retirei esse trecho da nossa matéria sobre perlita em nosso blog, acesse aqui para saber mais:

  • Gonçalo Fernandes
    Responder

    Na fase da floração, terei de desligar a luz. Também é necessário desligar as ventoinhas e o extrator ou continua tudo ligado e desligar só a luz???

    • Maria Joana
      Responder

      Olá, na floração desligue só a luz por 12 horas, a exaustão deve ser mantida ligada!

    • Maria Joana
      Responder

      Continua tudo ligado amigo, só desligue a luz mesmo, pois a ventilação e troca de ar no grow deve ser mantido ligado 24horas direto.

  • Groower
    Responder

    Posso deichar a planta 24 horas por dia durante 35 dias?

  • Mohamed
    Responder

    Quanto de wats de luz pra cada pé

  • Disney
    Responder

    É normal 5 plantas estrem com 50% dos pistilos ainda brancos na 14ª semana de flora?

  • Caduroots
    Responder

    Muito Bom
    Obrigado pelas dicas

  • João pablo
    Responder

    Acabei de germinar uma cabeça de preto auto. 80% indica. Qual fotoperiodo devo usar? 16-8? 18-6? 20-4?

  • Fagner
    Responder

    Como cruzar duas plantas de Canabis para te sementes

    • Maria Joana
      Responder

      Basta deixar uma planta macho e uma fêmea juntas que elas fazem o trabalho sozinhas.

  • Thiago Ribeiro
    Responder

    Olá amigos. Meu grow está com plantas automáticas e tem duas fotoperiodicas de prenseeds. 18/6 desde sempre. Uma das fotoperiodicas começou a florescer com uns 2 meses de vega… fêmea 🥰🤤 será q vou comprometer mto o desenvolvimento das auto q estão começando a florecer se eu mudar para 12/12 para não correr o risco de Hermar a fotoperiodo

    • Maria Joana
      Responder

      Sim amigo, melhor pegar mais um kit de cultivo e fazer um cultivo perpétuo, saiba como aqui:

  • Davi
    Responder

    Tirei uma semente de prensado e ela brotou!
    Se eu der luz 24h, acelera o crescimento?

  • Henrique
    Responder

    Oi amigo eu acabei esquecendo uma planta que germinou esses dias junto com as que ta em floração e ela começou a criar pistisilos mesmo eu tirando ela de lá tem como eu volta ela pra vegeta ela muito nova pra florir

    • Maria Joana
      Responder

      Podes colocar ela de volta em 18/6, vai parar de florir e voltar a crescer.

  • João Tomás
    Responder

    Tenho uma Northern Lights Blue Fem já com 15 semanas e iniciando floração e tenho uma Russian Auto com 3 semanas ainda em início vegetativo. O problema destes grows é que tive que fazer uma mudança complicada de outdoor para indoor e agora tenho Led Full Spectrum 200w para tenda 80x80x180 e estou em 18/6 para ambas a distâncias diferentes do foco e como farei para reduzir a 12/12 uma quando a outra precisa dos 18/6. Sempre fiz grow outdoor e para mim indoor é um mundo novo. Preciso conselhos…

    • Maria Joana
      Responder

      Complicado amigo, ter uma vegetando e outra florindo no mesmo fotoperiodo não rola.
      Melhor deixar uma no outdoor e uma no indoor mesmo, ou então pegar mais uma estuda de cultivo indoor para ter 2 fotoperíodos independentes, da até para fazer cultivo perpétuo, veja como aqui:

  • Carlos
    Responder

    Boa noite
    Tenho umas automáticas com 1mes tou com fotoperíodo de 20/4 elas são híbridas será que se eu mudar o fotoperíodo pára 24/24 melhorará na produção?

  • Fulado de Tal
    Responder

    tenho dois pés de automaticas posso deixa-las 24h na luz sem escuridão ?
    Vai aumentar a produção ?

  • sarah
    Responder

    “perdi” as duas primeiras semanas de vega das minhas automáticas, na primeira semana não receberam quantidade de luz adequada e na segunda semana percebi que estava afogando elas, sou grower de primeira viagem. agora tô regando menos, deixando 24h com luz. dá pra recuperar?

    • Maria Joana
      Responder

      Da sim amigo, coloque esse suplemente vitaminico que irá auxiliar ela a se recuperar:

  • Irineu
    Responder

    Bom dia, excelente artigo.
    Atualmente estou com 2 seeds que acabaram de germinar e já foram passadas pros vasos. Estou cultivando indoor com 2 lâmpadas LED de ~9w. Lembro-me de ter mantido em fase vegetativa 4 pés de prenseeds iluminados 24h de 3-4 meses da mesma forma que estas, a diferença é que por serem 4 também foram utilizadas 4 lâmpadas LED de potência semelhante, e ficaram bem bonitos, pena que foi preciso se desfazer antes da floração.
    A dúvida é: fará muita diferença colocar 2 lâmpadas LED de 100W (aproximadamente R$120 cada) ao invés das que já estão para a fase vegetativa/floração? Quanto tempo devo manter os pés neste fotoperíodo 24/24 até que seja 12/12 (assumindo que este seja o fotoperíodo adequando para esta strain)?

    Agradeço desde já, toda e qualquer sugestão será bem vinda!

    • Maria Joana
      Responder

      Quanto mais luz melhor amigo! Normalmente vegetativo leva um mês no indoor.

  • Arllen Moreira dos Santos
    Responder

    Estou com um planta no final de floração será que eu poderia alterar o período de iluminação para 18/6? Visto que tenho duas mudinhas para colocar dentro do grow e estou com medo do fotoperíodo 12/12 possa atrapalhar o desenvolvimento da fase vegetativa delas.

  • Irineu
    Responder

    Deixei um comentário aqui sob o mesmo nome “Irineu” gostaria de saber se receberam. Havia relacionado dúvidas importantes que não me recordo agora kkkkk. Tks!

  • John john
    Responder

    Se eu deixar plantas a partir de sementes 24 horas na luz por dia durante 90 dias vegeta normal ?

  • Wesley
    Responder

    Estou com uma planta que esta com 75 dias de vega, não está muito grande, mas já não está cabendo no meu mini grow, posso mudar o fotoperiodo pro de floração ou ela é muito nova ainda?,é ce eu colocar pra florir ela vai crescer mais ainda??

  • Emanuel
    Responder

    Deixo minha plantinha na iluminação natural durante o dia e na artificial à noite isso pode prejudicar ela?

    • Maria Joana
      Responder

      Talvez tenha uma genética boa mesmo… ou pode estar buscando mais luz… pode ser várias coisas amigo.

  • Cláudia
    Responder

    Estou com muitas dúvidas ……e este canal vem me ajudando bastante.

  • Cláudia
    Responder

    Mudinhas de. 15 dias precisam de quantos pares de iluminação?Qual melhor período de iluminação? (Estou utilizando 20/4 Semente automática.
    PRECISAM de fertilização? NITROGÊNIO?

    • Maria Joana
      Responder

      Nitrogênio a vontade sim amigo! Pelo menos 100w de luz!

  • Anônimo grower
    Responder

    Boa noite, eu tenho uma planta que eu está querendo entrar em floração porém outras duas mudas pequenas ainda, estou usando 18/6, se eu manter a luz assim a tendência é ela continuar querendo florir ou continuar no vegetativo, e caso eu mantenha 18/6 porém tire a planta do Grow quando fechar 12h e deixe 12h no escuro e depois devolva ela ao Grow essa planta florindo pode de alguma forma atrapalhar as outras duas que estão vegetando?

    • Maria Joana
      Responder

      Atrapalha sim amigo, cada planta em seu estágio deve ter seu fotoperíodo respeitado.

  • David
    Responder

    Boa noite Maria Joana. Em caso de cultivo outdoor, após quantos dias da planta brotar no vaso eu devo levar ela ao sol? Devo deixar ela na sombra ou bem exposta no sol mesmo? É que eu tava pensando em deixar no sol (ou na sombra, apenas na luz do sol) das 6AM até às 18:00 PM. Acha que esse é um bom tempo pra ela? Ou devo ir alterando esse tempo de exposição dela conforme vai mudando da fase vegetativa para a fase de floração?

    • Maria Joana
      Responder

      Ao cultivar plantas outdoor, é importante lembrar que as plantas precisam de luz solar adequada para crescerem e se desenvolverem adequadamente. A quantidade de tempo que as plantas devem ser mantidas em um ambiente protegido antes de serem levadas ao sol pode variar dependendo de vários fatores, como o clima, a estação do ano e o estágio de crescimento das plantas.

      Em geral, as plantas devem ser mantidas em um ambiente protegido por pelo menos duas semanas após o plantio para permitir que suas raízes se estabeleçam. Após esse período, as plantas podem ser gradualmente expostas ao sol ao longo de alguns dias.

      Durante os primeiros dias de exposição ao sol, é importante proteger as plantas do sol direto durante as horas mais quentes do dia, especialmente se as plantas foram mantidas em um ambiente protegido com pouca luz solar. Isso pode ser feito usando sombreamento ou cobrindo as plantas com um tecido leve durante as horas mais quentes do dia.

      Ao longo do tempo, as plantas devem ser gradualmente expostas a períodos mais longos de luz solar até que estejam recebendo luz solar direta durante a maior parte do dia. Isso pode levar algumas semanas, dependendo do clima e do estágio de crescimento das plantas.

      É importante lembrar que cada planta é única e pode ter necessidades diferentes em relação à exposição ao sol, portanto, é recomendável monitorar cuidadosamente as plantas e ajustar a exposição ao sol de acordo com suas necessidades individuais.

  • Mozart Faggi
    Responder

    Não sou criador de cannabis, mas não vejo motivo para alarde. Dependendo de que ativo vc quer da cannabis, ela será benéfica, por outro lado tem o barato dela que sei, é o que muitos almejam… O óleo medicinal CBD é extremamente eficiente para alzheimer, parkinson, autismo dentre outras doenças neurodegenerativas , não percam tempo com o cigarrinho de cannabis, pelo amor de Deus!

    • Celso
      Responder

      Que merda de comentário, da pra ver que tu sequer estudou a planta pra saber que ela pode ser consumida inalada ou via oral né? Pessoas como tu só trazem mais e mais preconceitos e a planta mal
      Sofre preconceito ne?

  • Ronaldo
    Responder

    Grow 60x60x140 o exaustor 24h direto ou posso programa um temporizador são meses como se usa o equipamento corretamente

  • Mariana
    Responder

    Estou com umas sativas de prensseds que estão fechando a florir só que estão muito novo creio que é devido o local e dias estão curtos .
    Pergunta posso por elas na luz por 24 hrs para voltar a crescer?

    • Maria Joana
      Responder

      Sinto amigo, mas se as suas plantas de cannabis já estão começando a florescer, é improvável que elas voltem a crescer vegetativamente se você as colocar sob luz 24 horas por dia. Isso porque a floração é um processo irreversível e as plantas tendem a continuar o ciclo de vida que foram programadas geneticamente para seguir.

  • Romário
    Responder

    Quanto tempo demora para florir após mudar o periodo de luz de 20/4 para 12/12.
    obs: já estão há dois meses na vega. kkk

    • Maria Joana
      Responder

      já nas primeiras semanas após a mudança de fotoperíodo a planta começa a florir

  • Tiago
    Responder

    A quantidade e a qualidade (resina, terpenos, ) das flores produzida nas automáticas é totalmente independente do tempo de escuridão? Ou seja, se uma determinada automática permanecer no esquema 18/6 até a colheita vai produzir na teoria o mesmo que se ficasse no período 12/12?

    • Maria Joana
      Responder

      Sim amigo, enquanto o tempo de escuridão pode afetar a qualidade das flores produzidas em plantas automáticas, a quantidade produzida é principalmente determinada geneticamente e não deve ser afetada significativamente pelo tempo de escuridão.

  • Beto Canabis
    Responder

    Bom dia a todos !!!

    Cultivo tchais a 30 anos …
    Venho acompanhando vcs tanto no site quanto nos chat’s…

    Muito boa e pró-ativas as dicas e sugestões…

    Grato Amigos !! Importante isso .

    Grato mesmo a todos …

  • Vitor
    Responder

    Ela só mostra o sexo mudando o fotoperíodo?

  • Bruno
    Responder

    Boas tudo bem convosco? A pergunta é?
    Num cultivo de automáticas em outdoor as plantas devem ter sol directo ou indirecto

    • Maria Joana
      Responder

      As plantas de cannabis automáticas em outdoor devem receber sol direto para maximizar seu crescimento e produção de flores. A luz solar direta fornece a energia necessária para a fotossíntese, que é o processo pelo qual as plantas produzem açúcares e oxigênio a partir de dióxido de carbono e água.

      Além disso, a luz solar direta também ajuda a prevenir a proliferação de fungos e bactérias que podem crescer em áreas sombreadas e úmidas. No entanto, é importante garantir que as plantas não recebam luz solar excessiva, o que pode levar ao estresse térmico e à desidratação.

      Portanto, é recomendável que as plantas recebam luz solar direta por pelo menos 6 horas por dia, mas estejam protegidas da luz solar intensa do meio-dia, especialmente em dias quentes e ensolarados. Se você não pode proteger as plantas da luz solar intensa, é recomendável fornecer sombreamento parcial durante as horas mais quentes do dia para evitar danos às plantas.

  • Divania
    Responder

    Levando 4 vasos no indoor, sendo 2 Colombian Gold regulares e 2 automáticas, no fotoperíodo 24/0, todas já mostraram que são fêmeas, as auto mais evoluídas, claro. A dúvida é se mantenho no 24/0, ou altero pra 12/12 pensando no desenvolvimento das regulares na flora. Vai atrapalhar as automáticas? Ou melhor manter 24/0 mesmo?

  • Cff
    Responder

    Acabei de plantar a semente e deixo no grow 18/6, só estou borrifando água, tenho medo de regar mais, posso só borrifar???
    Já faz 10dias q plantei e só apareceu 2 de 5 q plantei, demora qto tempo pra começar a brotar?

  • Carla
    Responder

    Olá!!! Tenho um grow de 60, a semente já germinou e plantei no vaso pequeno, qto tempos ela começa a crescer??

    • Maria Joana
      Responder

      Algumas semanas dura o periodo vegetativo num grow de 60.

  • Felipe
    Responder

    Boa tarde mestre .

    Estou querendo plantar 2 automaticas em 1 grow de 80×80 , Luz quantum board.

    ELas podem ficar direto na luz ate germinar e dps 18/ 6 e 12/12 …

    obrigado mestre

  • Cesar Duarte
    Responder

    Se usar um fotoperíodo com dia de 36 horas no vegetativo, 23,5 luz e 12,5 escuro como proposto acima, como passo para floração, 18 luz e 18 escuro?
    Ou posso passar para um fotoperíodo de 24hs, 12 luz, 12 escuro?

    Desde já, obrigado e parabéns!

    • Maria Joana
      Responder

      Isso, se fizer 24hs no crescimento na flora podes passar para 12/12.

  • Tiago
    Responder

    Pergunta 1: Se eu deixar uma fotoperíodo (não automática) com 22 à 24hrs de luz,para acelerar a fase vegetativa será que não atrapalha alguns processos fisiológicos e naturais dela, que precisariam do descanso da fase sem luz?

    Pergunta 2: no caso das Automáticas, às vezes penso que como uma grande parte da genética delas vem de plantas de origem Indica/Sativa regulares (não sendo 100% Ruderalis), mudar para 12/12 no período da floração não seria o ideal para aumentar a produção em relação à regimes com mais de 18h de luz? Por que aí aproximaria mais do fotoperíodo que as descendentes dela “gostariam”.. Faz sentido esse raciocínio?

    • Maria Joana
      Responder

      1: Pode atrapalhar sim amigo, como aumentar estresse termico devido o aumento da temperatura devido a muitas horas de luz ligada, por isso só deve ser feito por growers experientes e com acompanhamento do cultivo constante!
      2: O uso de luz contínua de 18 a 24 horas por dia durante todo o ciclo de vida é suficiente para maximizar a produção de flores. Mudar para um fotoperíodo de 12/12 durante a floração pode não ser necessário e pode ter efeitos negativos na produção de flores.

  • Magali Fernandes
    Responder

    Salve! Tenho 5 automáticas (sativas de variadas seeds) indoor na vega há 2 meses, em fotoperíodo de 18×6. Quero uma floração pesada. Qual fotoperíodo devo adotar, e já tá na hora?

    • Maria Joana
      Responder

      Se as suas plantas automáticas estão com 2 meses de idade e em fase vegetativa com fotoperíodo de 18/6, você pode optar por manter o fotoperíodo atual ou reduzir gradualmente o tempo de luz para iniciar a floração.

      Para induzir a floração, você pode alterar gradualmente o fotoperíodo para 12/12, reduzindo uma hora de luz a cada dois dias até chegar a 12/12. Ou, se preferir, pode mudar diretamente para um fotoperíodo de 12/12 e esperar algumas semanas para que as plantas iniciem a floração.

      Lembre-se de que as plantas automáticas tendem a florescer após um certo período de tempo, independentemente do fotoperíodo, portanto, é importante não retardar o início da floração. Normalmente, as plantas automáticas começam a florescer entre a terceira e a quinta semana de vida, portanto, se suas plantas ainda não iniciaram a floração, pode ser necessário ajustar o fotoperíodo para garantir uma floração saudável e pesada.

      Também é importante manter as condições ambientais ideais, como umidade e temperatura adequadas, bem como fornecer nutrientes adequados para suas plantas. Com os cuidados adequados, você deve ser capaz de obter uma boa produção de flores em suas plantas automáticas.

  • Felipe
    Responder

    Boa tarde mestre , estou com um grow de 80 x 80 x 160 com 6 vasos de automáticas, se eu deixar 24 hrs d luz , QB , acelera a parte vegetativa correto?!?!? Ai para floração eu respeito 12 x 12 msm sendo automática?

    • Maria Joana
      Responder

      Isso amigo, podes testar esse fotoperiodo e ver como elas se adaptam. Mas normalmente funciona muito bem! 😉

  • Jardineiro
    Responder

    Tenho um espaco de 3 por 3 para flora , posso deixar algumas strains germinando junto ? N me refiro ao fotoperiodo , pois este completo out, seria em virtude de enventual proximidade, as floras poderiam induzir as vegas( ainda que no fotoperiodo correto) a anteciparem a flora ,ou algo parecido ?

    • Maria Joana
      Responder

      Capaz de induzir as pequenas a florir sim amigo! Normalmente se faz isso para descobrir o sexo de algumas strains regulares…

  • Felipinho
    Responder

    Tenho mudas de prenseeds com pouco mais de 2 meses outdoor, vão florescer sozinhas com o ciclo natural de noite e dia, ou preciso prover mais tempo no escuro? Aqui amanhece por volta de 5:30 e anoitece umas 18:30

  • Jardel Hendges Graff
    Responder

    Tenho 3 gorila glue fotossensíveis gostaria de saber se posso deixar ela na fase vegetativa em 24/24 ou as fotossensíveis devem permanecer 18/6 enquanto não troco pra flora?

    • Maria Joana
      Responder

      As plantas fotossensíveis, como a Gorilla Glue, requerem um período de luz específico para crescerem adequadamente. Geralmente, a fase vegetativa requer um período de luz de 18 horas de luz e 6 horas de escuridão para um crescimento ideal. No entanto, é possível manter as plantas em 24 horas de luz durante a fase vegetativa, embora isso possa não ser necessário e pode até mesmo ser prejudicial em alguns casos.

      Algumas razões pelas quais os cultivadores optam por manter as plantas fotossensíveis em 18/6 durante a fase vegetativa são:

      -Redução de custos de energia: manter as plantas em 24 horas de luz pode aumentar significativamente o consumo de energia, aumentando os custos de produção.
      -Prevenção de estresse da planta: algumas plantas podem se estressar com um período excessivamente longo de luz e podem apresentar sintomas como folhas amareladas e queimaduras.
      -Melhor qualidade do produto: algumas evidências sugerem que as plantas fotossensíveis que são mantidas em um período de luz consistente de 18/6 na fase vegetativa produzem flores maiores e mais resinosas do que aquelas mantidas em 24 horas de luz.

      Em resumo, é possível manter as plantas fotossensíveis em 24 horas de luz durante a fase vegetativa, mas pode ser desnecessário e até mesmo prejudicial em alguns casos. Manter um período de luz consistente de 18/6 durante a fase vegetativa pode ajudar a reduzir os custos de produção, prevenir o estresse da planta e melhorar a qualidade do produto final.

  • Mr.Black
    Responder

    1-Existe alguma maneira de atrasar a flora de uma automática ? (a intenção é que ela cresça mais)
    2-Se eu colocar um automática no foto período 18/6 para veg e quando eu quiser q ela entre em flora colocar 12/12, a automática respeitara o ciclo ?

    • Maria Joana
      Responder

      1- Não é possível atrasar a floração de uma planta automática, já que o período de floração é determinado geneticamente.

      2-
      As plantas automáticas são geneticamente programadas para florescer independentemente do fotoperíodo. Isso significa que elas geralmente iniciam a floração após um determinado número de semanas, independentemente da quantidade de luz que recebem. Embora as plantas automáticas possam ser cultivadas com sucesso em qualquer fotoperíodo, a maioria dos produtores de cannabis recomendam um fotoperíodo de 18/6 ou 20/4 durante todo o ciclo de vida da planta para maximizar a produção de flores.

      No entanto, se você deseja usar um fotoperíodo de 12/12 para floração, é importante lembrar que isso pode reduzir o rendimento e a qualidade da planta. As plantas automáticas têm um tempo limitado de vida útil e não têm muito tempo para se recuperar de estresses ou erros durante o cultivo. Portanto, é importante garantir que elas recebam as condições ideais durante todo o ciclo de vida.

      Embora seja possível usar um fotoperíodo de 12/12 para floração, não é recomendado, pois isso pode reduzir a produção e a qualidade da planta. O melhor é seguir as recomendações de fotoperíodo para a variedade específica de planta automática que você está cultivando e fornecer as condições ideais para maximizar a produção e a qualidade da planta.

  • Henrique Falcão
    Responder

    Tenho uma Acapulco gold que está super saudável com 2 meses e meio. Induzi-lhe a floração há 10 dias (12/12) já devia ter entrado em floração no entanto continua super saudável e ficou com um verde mais claro e mais vivo e entre os ramos uma espécie de corninhos. Já me disseram que esta strain leva mais tempo a florir. Devo aumentar ás horas de escuridão ou espero mais algum tempo? Digam-me o que devo fazer pois está uma planta possante e não queria perde-la pois tratei-a como uma filha…

    • Maria Joana
      Responder

      Se está no indoor já está na hora de colocar para florir amigo!

  • Jhol
    Responder

    Tenho uma que está com pistilos a uns dois meses e não floresce, ela pega claridade de manhã até as 13 horas e luz do sol forte das 13 até as 18, o que preciso fazer para ela florecer? Me ajude por favor…

    • Maria Joana
      Responder

      Pouca luz amigo, coloque numa estufa com luz artificial. Veja aqui:

  • Alie
    Responder

    para plantas que não são automáticas, é vantagem deixar 24h de luz no período da floração? ou apenas na vegetação msmo

  • Tharles
    Responder

    Fiz um grow coloquei uma lâmpada led de 15w 1132 ilumine e acabo de nasce a bebê aí coloquei em um vaso e deixo na luz essa luz é o necessário pra ele por enquanto ou tenho que compra uma refletor mais forte

  • Zimbabwe
    Responder

    boa noite, eu tive que alterar o fotoperiodo de 18 para 24h pq o timer estava dando problema, quando as luzes apagavam sobrava um pouco de energia e os leds nao apagavam 100%, no periodo de escuridão em alguns dias o ambiente ficava com 10% de iluminação em outros 20%, as vezes apagava por completo, gerando um fotoperiodo totalmente aleatorio, então desliguei o timer e como nao tenho condicoes de ligar e desligar no mesmo horario todos os dias minha unica opcao foi manter em 24hrs… essas condicoes podem me causar problemas ? quais ?
    agradeço desde ja

    • Zimbabwe
      Responder

      as mudas tinham 15 dias quando mudei o fotoperiodo

    • Maria Joana
      Responder

      O uso de luz por um período prolongado pode aumentar a temperatura das plantas, o que pode aumentar a probabilidade de estresse térmico e danos às plantas. O estresse térmico pode levar à descoloração das folhas, queima de folhas e redução do crescimento.
      Só faça isso se tiver acompanhamento constante da planta!

  • Luiz
    Responder

    Posso deixar minha estuda aberta quando estou dormindo ? O período que deixo ela sem luz e das 00:00 as 6:00 nesse período tem problema se eu desligar exaustor e ventilador dela deixar aberta só com o ar condicionado do meu quarto ?

    • Maria Joana
      Responder

      Se manter tudo bem escuro e a temperatura estiver baixa pode sim!

  • Thallis amorim
    Responder

    Tenho duas autos que parecem estar travada pós germinação, elas estão com 20 dias, uma deu uma progredida mas a outra não… Estou usando um painel de led de 100w e duas lâmpadas de led, estou pensando em deixar a luz 24h pra ver se dar uma destravada, estou levando ela no 20/4 usando terra normal perlita e umos de minhoca

    • Maria Joana
      Responder

      Pode tentar amigo. Mas será que não é excesso de água? Será que não é o tamanho do vaso? Tem muitas variáveis que podem causar isso!

  • Mark
    Responder

    Posso usar uma lampada Led de 20w para o meu pc grow? Ou não é Suficiente?

  • Felipe
    Responder

    Salve salve…mano qual é o espaço indicado para criar indoor uma planta gorilla ghost? E quanto tempo d luz ela precisa? Ganhei a semente e não quero desperdiçar hehe

    • Maria Joana
      Responder

      Essa é uma hibrida amigo, iniciantes devem fazer sempre 18/6 no crescimento e 12/12 na floração.

  • Leonardo Rocha
    Responder

    Boa noite gostaria de saber se estou certo indo no caminho certo

    Tenho 3 mudas bem desenvolvidas de prensado estão já quase com a folha da canabis completa eu deixei desde o começo depois de mudas a luz de led ligada 24h tá certo ?

    E quando devo trocar pra 12/12?

    Obg um grande abraço

  • Vanderson
    Responder

    Só gostaria de agradecer a esta galera linda, comecei a ler e todas as minhas dúvidas estão respondidas, OBRIGADO PELO PRECIOSO TEMPO DE VOCÊS!!!

  • Juliano Nunes monea
    Responder

    Bom dia estou com uma dúvida esto montando um grow gostaria de saber se uma luz de led quantum board 240w h301 atende melhor um espaço de 100×100 ou 80×80 ? E quantas plantas posso colocar em ambos com uma boa eficiência? Obrigado!

  • Juliano
    Responder

    Bom dia estou com uma dúvida esto montando um grow gostaria de saber se uma luz de led quantum board 240w h301 atende melhor um espaço de 100×100 ou 80×80 ? E quantas plantas posso colocar em ambos com uma boa eficiência? Obrigado!

    • Maria Joana
      Responder

      Atende os dois espaços amigo. Leva umas 6 plantas.
      Veja nossos kits com LEDs aqui:

  • Augusto
    Responder

    qual fotoperiodo de luz é recomendado na fase de germinação? posso adotar o mesmo da fase de vegetativa?

    • Maria Joana
      Responder

      Pode deixar de 18 a 24 horas de luz amigo, nessa fase elas precisam de muita luz para realizar a fotossíntese e crescer de forma saudável.

  • Felipe Oliveira
    Responder

    Primeiramente um agradecimento pelos conteúdos! Tem sido de muita utilidade, parabéns pelo trabalho!
    Estou começando agora, e terminei algumas prenseeds pra ver no que dava. Agora me sinto responsável pela vida delas e gostaria muito de ter a satisfação de poder colher e consumir algo que eu msm plantei. Acho que a pira é essa kkk
    4 plantas: 2 painéis LED (50W E 100W) + LED 20W. 18/6 estão com 17 dias. Já é um bom começo ou preciso aumentar a luz?

    • Maria Joana
      Responder

      Para 4 plantas é pouca luz amigo, recomendo colocar mais!

  • Xavier
    Responder

    Boa noite
    Amigo a luz ficou ligada 3 horas a mais em um dia de floração já no meio da floração ,vai causar algum estresse ?

    • Maria Joana
      Responder

      Acredito que não amigo, só por um dia… mas vale acompanhar!

  • Francisco
    Responder

    (perdoem a ignorância) sou grower iniciante, e minhas autos começaram a aparecer os pistilos, devo mudar o tempo de luz delas ou posso deixar 18/6 o ciclo todo? Faz alguma diferença?

  • Paulista
    Responder

    Boa família tenho uma dúvida,tenho um quantubord de 650w tem o botão do Bloom e veg ,só ligo o Bloom quando mudo o período 12/12 ? Quando posso ligar o Bloom?

  • Mario
    Responder

    boa noite e feriado, tenho 3 california snow, estão na flora, quanto eu coloco de luz? 18/6 ou 24/24? ê.

  • Lucas
    Responder

    Ola.
    Qual o nivel de escuridão certo para um fotoperiodo saudável?

    • Maria Joana
      Responder

      Iniciantes devem usar 18/6 no crescimento e 12/12 na floração.

  • Rafael
    Responder

    Olá pessoal, estou começando cultivar minhas primeiras mudas de cannabis, porém não quero deixa-las em meu quintal por motivos de segurança, tenho um quarto em minha casa bem iluminado gostaria de saber se consigo cultivá-las dentro deste quarto, obs o quarto é bem iluminado de dia, porém sem luz direta do sol, minha dúvida é: elas precisam de luz direta do sol ou apenas um ambiente iluminado. Outra obs, não possuo dinheiro no momento para investir em painéis de Led. Agradeço qualquer resposta.

    • Maria Joana
      Responder

      Até consegue amigo, mas não vai render muito não! Precisa de bastante luz pra vingar legal!

  • Gabriel Viana
    Responder

    Consigo fazer sementes automáticas de plantas híbridas?

    • Maria Joana
      Responder

      Sim, é possível criar sementes automáticas (auto-florescentes) de plantas híbridas. Para criar sementes automáticas, é necessário fazer um cruzamento entre uma planta de cannabis auto-florescente (geralmente de variedades puras ou híbridas auto-florescentes) com uma planta híbrida que você deseja que herde as características auto-florescentes.

  • Ana
    Responder

    Pode deixar a luz ligada 24hs no período vegetativo e deixar só a luz do dia na floração

    • Maria Joana
      Responder

      Pode sim Ana, sim, pode manter a luz acesa 24 horas por dia durante o período vegetativo e mudar para um ciclo de 12/12 na fase de floração para otimizar o crescimento e a produção de flores da sua planta.

  • Ademar Natu
    Responder

    Saudações! Estou com uma Gorila Poison Auto brotou há 2 dias, cultivo outdoor no vaso de 11L com terra vegetal.

    (1) A partir de quantos dias devo iniciar com a fertilização, sendo elas TopVeg e TopBloom?

    (2)Posso mesclar o o tempo de luz solar com luz de led à noite?

    Obs.: A pequena passa a manhã recebendo a luz direta do sol de forma que a partir das 11:00 ela fica sombreada recebendo luz solar indireta. Por volta de 00:00 ela fica no mesmo ambiente com luz de LED de 20w cerca de 25cm de altura dela,pela manhã desligo o LED e este mesmo ciclo se repete.

    • Maria Joana
      Responder

      Parabéns pelo seu cultivo! Vou responder às suas perguntas:
      1-Já na primeira semana, siga a tabela de fertilização da Top Crop para Top resultados!
      2-Pode sim, mas seu painel é um pouco fraco e a distância está alta para ele, melhor pegar um mais forte ou aproximar mais o seu.
      Bons cultivos ai!

  • bud
    Responder

    Uma pergunta: Nas minhas plantinhas estão começando a aparecer os pistilos. o que eu preciso fazer a partir disso? (obs: elas tomam luz natural do sol nao uso lampadas ou )

    • Maria Joana
      Responder

      Salve Bud, tudo certo?
      Quando os pistilos começam a aparecer em suas plantas de cannabis, é um sinal de que elas estão entrando na fase de floração. Neste estágio, continue a fornecer luz solar natural, garantindo que suas plantas recebam pelo menos 6 horas de luz direta por dia. Alimente-as com fertilizantes formulados para a fase de floração, monitorando a umidade, ventilação e irrigação para manter um ambiente saudável. Fique atento a quaisquer problemas, como deficiências nutricionais ou pragas, e tome medidas corretivas conforme necessário. Quando os pistilos mudarem de cor e os buds estiverem maduros, estará na hora de colher suas plantas, mas lembre-se de estar em conformidade com as leis locais relacionadas ao cultivo de cannabis e priorize a segurança e a privacidade em seu cultivo.
      Bons cultivos ai!
      Jah Bless!

  • Marcos
    Responder

    Alguém pode me ajudar? Minha planta vai completar 2 meses dia 20 (semente de prensado) nessa estação q estamos (inverno) qual a quantia de horas q devo deixar no escuro e na lux??

    • Maria Joana
      Responder

      Oi Marcos, tudo certo?
      Durante o inverno, com a redução natural da luz solar, suas plantas de cannabis podem entrar na fase de floração por conta própria. Isso pode acontecer quando as horas de luz natural caem significativamente abaixo de 12 horas por dia. Você pode optar por deixar suas plantas seguir esse ciclo de floração natural ou usar luzes artificiais para fornecer consistentemente 12 horas de luz e 12 horas de escuridão por dia durante a fase de floração, especialmente se a luz natural for insuficiente.
      Bons cultivos ai!
      Jah Bless

  • Veronaysh
    Responder

    Life

  • Dema
    Responder

    Olá, plantei algumas sementes de um prensado bom e quase todas brotaram em 1 semana e já estão com 2cm, plantei direto no vaso e deixei do lado de uma janela de vidro grande toda fechada está protegida e recebendo luz natural 12 horas será que pode dar certo ?

    • Maria Joana
      Responder

      Não amigo, para crescer precisa de pelo menos 18 horas de luz direto.

  • Davidjkz
    Responder

    coin

  • Robwtx
    Responder

    Novost

  • Margaretsws
    Responder

    Novost

  • Mala
    Responder

    Salve jah. Seguinte cultivo algumas strawberry kush no quintal e moro na Bahia, meu quintal provavelmente pega cerca de 9/10 horas de sol direto sob as plantas e umas 2/3 horas de sombra. Deixando sempre minhas plantas com falta de luz e baixo crescimento e as vezes floração antecipada.
    Gostaria de saber se cultivando oltdoor, quando der por exemplo 18 horas e o sol baixar, se eu acender um led forte no quintal na época vegetativa, por exemplo luz do sol das 6am as 18pm + 4horas de led ligado.
    Isso vai ajudar na fase vegetativa ou não sera luz PAR suficiente sob a planta e só irei estressar elas ?

    • Maria Joana
      Responder

      Opa amigo, obrigado por vir aqui interagir conosco!

      Quando a sua dúvida, isso ajuda sim!
      Muitos growers complementam a luz solar com luz artificial devido a não haver incidência de luz do sol suficiente durante o dia.
      Porém, use uma iluminação de qualidade, pois a luz solar contém uma ampla gama de espectros e intensidades que as plantas aproveitam de maneiras complexas. A adição de luz do LED à noite pode não ser tão eficaz quanto a exposição natural à luz solar, por isso, use lâmpadas de procedência!

      Bons cultivos ai!

  • Mala
    Responder

    Show. Gratidão. Nessa mesma pergunta, completando, como meu quintal é grande eu tenho cerca de 10 a 15 planas vegetando sempre, sempre em vasos de 10l a 20l depende da planta, enfim, qual led você indicaria, 2000v ? Todas os vasos ficam praticamente encostados um nos outros nessa fase ocupando pouco espaço.

  • Caco
    Responder

    Eae, beleza?
    Estou com um grow indoor, e estava com problemas de calor, ela estava alcançando 31-35graus nos horarios de pico, acho que isso deu uma travada nas minhas 2 plantinha automaticas que estão com 2 semana.
    Com o calor causado pelas altas temperaturas e pelo LED, eu planejava deixar 24h de luz, acabei mudando para 18h luz e 4h escuridão (no periodo mais quente do dia), porém agora o tempo esfriou kk.
    Se eu voltar para 24h de luz, o fato de eu estar alternando entre 2 fotoperiodos, 18/4 e 24h pode prejudicar o crescimento? o melhor seria uma rotina ou não tem problema eu ir alternando entre os fotoperiodos conforme a temperatura externa para não alcançar altas temperaturas?

    • Maria Joana
      Responder

      O ideal é manter uma rotina consistente para as plantas, pois isso ajuda a evitar o estresse e a maximizar o crescimento. Mudanças frequentes no fotoperíodo podem impactar o desenvolvimento saudável. No entanto, tanto o fotoperíodo de 18/4 quanto o de 24/0 são comuns durante o estágio vegetativo das plantas. O fotoperíodo de 18/6 é frequentemente utilizado para equilibrar o crescimento vegetativo e a eficiência energética. A alternância entre esses dois fotoperíodos não é ideal, mas, em situações extremas, como altas temperaturas, é compreensível fazer ajustes temporários.
      Continue monitorando as condições do seu grow indoor, incluindo temperatura, umidade, iluminação e crescimento das plantas. Isso ajudará você a fazer ajustes quando necessário.
      Bons cultivos!

  • Fabian
    Responder

    Eu posso vegar no outdoor e depois de 2 meses por no painel de led para florar?

  • Lucas
    Responder

    Fazer a floraçao prolongando o tempo do led ligado para 23,5 luz x 12,5 escuridao. Ninguem fala disso mas achei super top!
    Parabens

    • Maria Joana
      Responder

      Valeu a presença aqui no blog amigo!
      Se testar conta pra gente como foi!
      Bons cultivos!

  • Gabriel
    Responder

    Tenho uma automatica tangie, levei ela no 18/6 até o dia atual, 47 dias, começou a florir sozinha no dia 32, teria algum problema eu mudar ela pro 12/12 agora? Ou devo continuar no 18/6 pelo fato de já ter começado a florir sozinha assim? Tô achando os pistilos bem grandes e os buds bem magros, tipo pipoquinhas

    • Maria Joana
      Responder

      Salve Gabriel, no caso de variedades automáticas, muitos growers preferem manter o fotoperíodo de 18/6 durante todo o ciclo de vida da planta, pois isso maximiza a quantidade de luz que ela recebe e, teoricamente, pode resultar em maiores rendimentos.

  • Iniciado
    Responder

    alguem me consegue ajudar ?
    fiz a germinação no papel toalha apos sair a raiz pus no vaso , agora queria saber quando posso por a luz ?
    Só quando sair as folhas ?

    • Maria Joana
      Responder

      Olá, após a germinação das sementes de cannabis e o transplante da raiz para o vaso, é crucial fornecer luz imediatamente. As plantas de cannabis necessitam de luz para a fotossíntese, contribuindo para o crescimento saudável. Utilize luzes de cultivo apropriadas, como LED ou lâmpadas de vapor desde o início, mantendo uma distância adequada para evitar o estiramento das mudas em busca de luz. Durante a fase vegetativa forneça um ciclo de luz de pelo menos 18 horas por dia antes de reduzi-lo para 12 / 12 na fase de floração.
      Bons cultivos ai!

  • Mbzerra
    Responder

    Boa tarde, gostaria de tirar uma dúvida. É viavel colocar uma planta na flora com o foto período 24h de escuro + 10h de luz? No caso ela está outdoor e eu teria que colocar elas dentro de casa no período de escuro, não tenho estufa. Consigo deixar um comodo escuro pra elas.

    • Maria Joana
      Responder

      Olá Mbzerra, colocar sua planta em floração com um período de 24 horas de escuridão seguido de 10 horas de luz não é uma prática recomendada. As plantas de cannabis são conhecidas por requererem um período de escuridão ininterrupto de aproximadamente 12 horas para a floração. Um período de 24 horas de escuridão pode interromper o ciclo de floração e causar problemas para a planta.
      Se você não tem uma estufa e está cultivando ao ar livre, é mais aconselhável deixar as plantas de cannabis seguir o ciclo natural de luz do sol. A floração ocorrerá naturalmente à medida que os dias encurtarem e as noites se tornarem mais longas durante a transição para o outono.

  • Gilberto Damasio
    Responder

    Minha planta está na muda ainda e eu acabei esquecendo de por o timer e ficou 38 horas de luz, tem algum problema em acontecer isso apenas uma vez ?

    • Maria Joana
      Responder

      Só uma vez não estressa não, ajuste para o fotoperíodo correto agora.

  • Diego
    Responder

    Tenho uma planta que tem 1 mês e pouco de floração, tô deixando ela umas 6 horas no sol e 18 horas no escuro … tem algum problema fazer assim obrigado

    • Maria Joana
      Responder

      Diego, manter uma planta de cannabis em floração com apenas 6 horas de luz e 18 horas de escuridão pode interromper o ciclo natural da planta, afetando negativamente seu desenvolvimento e o rendimento das flores. Durante a fase de floração, é crucial estabelecer um ciclo de luz de 12 horas de luz e 12 horas de escuridão para garantir um crescimento saudável e a produção adequada de flores. A manutenção desse fotoperíodo correto permite que a planta siga seu ciclo natural, resultando em flores de melhor qualidade e um rendimento mais satisfatório.

  • Gustavo
    Responder

    Quanto maior a luz na automática maior o rendimento ? Ex 24h de luz vai ter um rendimento maior que 18h

    • Maria Joana
      Responder

      Olá Gustavo, tudo certo? Vamos a sua dúvida.

      Nas plantas de cannabis automáticas, o tempo de luz desempenha um papel importante no desenvolvimento, mas não necessariamente resulta em um aumento proporcional no rendimento conforme você prolonga a exposição à luz.

      Oferecer 24 horas de luz contínua pode teoricamente aumentar a taxa de fotossíntese e o crescimento da planta. Entretanto, há discussões, como as que esse artigo levanta sobre se essa abordagem resulta em um rendimento substancialmente maior em comparação com um ciclo de luz de 18/6 durante a fase vegetativa.

      Existem opiniões divergentes sobre qual fotoperíodo é o mais eficaz para as plantas automáticas. Alguns cultivadores preferem manter um ciclo de luz de 20/4 ou mesmo 24/0, alegando um crescimento mais rápido. Outros preferem um ciclo de luz mais próximo do natural, como 18/6, argumentando que a planta precisa de um período de descanso para otimizar seu metabolismo e seu crescimento. Existem inclusive variações com dias de 36 horas.

      É importante lembrar que outros fatores, como a genética da planta, as condições ambientais, a nutrição e os cuidados gerais, desempenham papéis cruciais no rendimento final, muitas vezes mais do que apenas o fotoperíodo. Experimentar com diferentes ciclos de luz pode ajudar a determinar o que funciona melhor para as suas plantas e o ambiente em que você está cultivando.

  • Bruno
    Responder

    Tenho um pé de Skank com 3 meses , quando deixo no escuro ele começa a mudar a cor o verde fica mais claro , mais quando eu coloco no sol ele volta A cor normal e não entra em floração ! Pode mim ajudar ? Estou deixando ele com 15 horas no escuro e 9 horas de luz ..

    • Maria Joana
      Responder

      Olá Bruno, parece que você está tentando induzir a floração de sua planta de Cannabis, mas o fotoperíodo atual de 15 horas de escuridão e 9 horas de luz pode estar causando estresse na planta, refletido pela mudança de cor das folhas. O período típico para a fase vegetativa é de 18 horas de luz e 6 horas de escuridão, enquanto a floração geralmente é iniciada com 12 horas de luz e 12 horas de escuridão. Ajustar o fotoperíodo para corresponder às necessidades da fase em que deseja a planta é crucial para seu desenvolvimento saudável. Além disso, é importante considerar outros cuidados como a oferta adequada de nutrientes, água e condições ambientais para evitar estresses adicionais na planta.

  • Wilsom
    Responder

    Uma pergunta chef . Meu pé de sativa ainda só tem 3 pontas cada me ajudar a saber o pq

    • Maria Joana
      Responder

      Olá Wilsom, é comum que as plantas de Cannabis apresentem diferentes padrões de crescimento, incluindo o número de pontas em suas folhas. O número de pontas em cada folha pode variar de acordo com diversos fatores, incluindo a genética da planta, as condições de cultivo, o ambiente e os nutrientes disponíveis.
      Fique tranquilo, se sua sativa está saudável e continua a crescer, é provável que o número de pontas nas folhas aumente à medida que elas amadureçam.
      Bons cultivos ai!

  • Evavms
    Responder

    Med

  • Priscila
    Responder

    Gente, eu tenho uma semente auto e uma fotoperiodica. Meu grow cabem duas plantas. Posso colocar as duas na vega juntas? Isso significa que a auto ficaria exposta à luz por 18h também. Tem problema?

    • Maria Joana
      Responder

      Olá Priscila, sim, você pode cultivar uma planta autoflorescente e uma fotoperiódica na mesma fase vegetativa (veg) compartilhando o mesmo ciclo de luz de 18 horas por dia. No entanto, é importante entender que a planta autoflorescente não depende do ciclo de luz para entrar na fase de floração. As plantas autoflorescentes florescerão automaticamente após atingirem uma certa idade, independentemente do ciclo de luz.
      Portanto, você pode ter ambas as plantas sob um ciclo de luz de 18 horas na fase vegetativa, mas a planta autoflorescente passará para a fase de floração quando atingir a maturidade, enquanto a planta fotoperiódica permanecerá na fase vegetativa até que você altere o ciclo de luz para induzir a floração.
      Bons cultivos ai!

  • Juliano
    Responder

    Pessoal posso deixar as luzes uv e ir ligado no vegetativo

    • Maria Joana
      Responder

      Olá Juliano, sim, você pode usar luzes ultravioleta (UV) e infravermelhas (IR) durante a fase vegetativa do cultivo de plantas de cannabis. Ambos os espectros de luz têm diferentes efeitos nas plantas, e muitos cultivadores optam por incluir esses espectros adicionais para maximizar o crescimento e o desenvolvimento saudável das plantas.

  • Matheus Oliveira
    Responder

    Salvee Galera
    Estou em dúvida quanto ao dia de 36h se pode ser aplicado a plantas foto período, ou seja, na flora ao invés de 12/12, adotar 12/24, é possível?

    • Maria Joana
      Responder

      Salve Matheus, a técnica de um “dia” de 36 horas é um método de cultivo não convencional que alguns cultivadores de cannabis experimentam, principalmente durante a fase de floração. Essa técnica é significativamente diferente do ciclo de luz padrão de 12/12.
      Embora seja possível experimentar com um ciclo de luz 12/24 durante a floração de plantas fotoperíodo, é importante proceder com cautela. A cannabis pode ser bastante resiliente e adaptável, mas também é sensível a mudanças abruptas ou extremas em seu ambiente de cultivo. Se decidir experimentar essa técnica, é recomendável iniciar com um número limitado de plantas para avaliar a resposta específica delas a esse regime de luz antes de aplicá-lo a um cultivo inteiro.
      Como sempre, ao experimentar com técnicas de cultivo, manter um registro detalhado das condições de cultivo, mudanças implementadas e resultados observados pode ajudar a avaliar a eficácia da técnica e a fazer ajustes conforme necessário.
      E se puder, compartilhe depois esse registro aqui conosco, irá ajudar a nós e a outros growers que curtem fazer experimentos visando maximizar o rendimento do cultivo!
      Boa sorte no cultivo ai amigo!

  • Arlindo Silva Conceição
    Responder

    Boa tarde! Parabéns pelo ótimo trabalho! Eu sou novo tô cultivando uma em Alt doo moro na Bahia aqui é muito quente eu Deixei ela no sol o dia inteiro e apareceu queimadura nas folhas ela tem 1 mês de vida eu frio ela na minha cobertura não bate sol direito bate claridade mas tem uma parte que bate sol direito o dia todo mas como eu relatei o sol aqui é bastante quente pergunta eu posso criar ela recebendo o sol da manhã ou da tarde parcialmente ou tem que estar diretamente no sol ? E as folhas queimadas se recuperar ou eu retiro ?

Deixe um Comentário

Start typing and press Enter to search