Dúvidas mais frequentes sobre bolo PF TEK (Parte 1)

 Em Dicas de Cultivo

Bolo PF TEK, essa técnica de cultivo de cogumelos gera muitas dúvidas, então resolvemos compilar as mais comuns em que muitos estudantes têm para esclarecer alguns pontos importantes sobre esta técnica. Com as dúvidas são muitas, separamos em partes, e esta é a parte 1 do compilado.
Em breve faremos o mesmo sobre outros assuntos. E lembrando que todas estas dúvidas estão respondidas ao longo dos textos do nosso livro de cultivo de cogumelos mágicos, que está disponível para compra no site da Green Power.
Então bora lá?

 

Qual a vantagem do bolo PF Tek em relação aos grãos?

 

Vantagem é algo variável conforme as necessidades do cultivador. Para pessoas que querem simplesmente ter seus poucos e singelos cogumelos em casa a tecnica com bolo PF Tek é mais vantajosa por apresentar um ciclo mais curto. Esse mesmo motivo é o que torna ela a porta de entrada mais indicada para pessoas que querem iniciar no cultivo dos seus próprios cogumelos.
Já se o cultivador busca diversidade nas espécies de cogumelos cultivadas, maiores quantidades e melhores rendimentos, a PF Tek fica em desvantagem aos grãos.

 

A agulha da inoculação precisa estar em alguma profundidade específica dentro do pote com o bolo PF TEK? Ou basta só furar o papel e despejar o líquido?

 

Isso vai depender primeiro se o bolo foi feito com o clássico filtro de vermiculita seca ou não. Tendo sido utilizado, o ideal é que a agulha ultrapasse esse filtro e dai despeje o líquido. Com bolo PF Tek não conseguimos agitar nosso substrato e espalhar melhor o micélio, como é possível de ser feito no cultivo com grãos, por isso, o ideal é ainda inserir a agulha junto à parede do recipiente onde o bolo foi feito. Assim, o líquido vai escorrer bastante e vai criar assim maior área de contato entre o micélio e o substrato; e quanto maior área de contato, mais rápida a colonização pode ocorrer.

 

Quantas vezes devo umidificar e abanar o meu terrário?

 

Isso é necessário de ser feito apenas caso o terrário esteja ficando seco ou esteja ficando sufocado. A umidade do terrário pode ser observada pelas gotículas de água existentes na parede do terrário. Se seu terrário está ficando seco, as paredes estarão secas e então você deve borrifá-las para mantê-las úmidas. Em relação à ventilação do seu terrário, o ideal é você realizar os furos da caixa de maneira correta e deixar o terrário em um local arejado, dessa maneira, você não vai precisar se preocupar tanto com a ventilação. Mas caso os seus cogumelos estiverem esticados, ou com a base peluda, isso é um sinal de que como seu terrário está sendo conduzido, está com falta de oxigênio, aí vai do cultivador escolher entre abanar de vez em quando nos próximos cultivos ou fazer ajustes no ambiente para que o terrário consiga ser mais aerado, sem você precisar ficar em cima dele a todo tempo.

Deixe um Comentário

Start typing and press Enter to search