Esterilização de cultura líquida de cogumelos
Após aprender a preparar sua cultura líquida de cogumelos / fungos, você precisa ter um recipiente propício para preparar sua cultura e esterilizá-la. Pense que você está somente fazendo essas culturas líquidas para futuramente puxar seu conteúdo com o auxílio de seringas, então, é preciso elaborar tampas que permitam de maneira fácil e eficiente a inserção de agulhas. Para isso ser feito de um jeito extremamente prático, basta utilizar tampas de borracha de frascos de penicilina que tudo ficará nos conformes.
Esterilização de cultura líquida de cogumelos
Tampinhas feitas e cultura líquida preparada, jogue então algum caco de vidro ou porcelana ou alguma bolinha de gude dentro do frasco (veremos o porque disso em um artigo futuro). Agora é colocar sua cultura líquida de cogumelos na panela de pressão para proceder com a esterilização. Aqui, quando estamos trabalhando com cultura líquida devemos uma atenção extra para as culturas não caramelizarem e acabarem arruinando todo seu trabalho.
O que é caramelização da cultura líquida de cogumelos?
A caramelização do meio de cultura ocorre quando expomos açúcares simples a temperaturas muito altas por um longo período de tempo eles tendem a se complexarem formando outros compostos que porventura vão demorar mais tempo para serem digeridos por nosso fungo, o que não é do nosso agrado. Uma esterilização dos frascos por volta de 30 minutos na panela de pressão já está o suficiente para deixar a cultura líquida de cogumelos mágicos livre de contaminantes, por isso nunca esterilize culturas líquidas junto com seus grãos ou bolos PF Tek!
Ao esterilizar suas culturas líquidas, elas vão criar pressão dentro caso não tenha nenhum filtro na tampa, o que não é um problema. Para resolver isso basta que, ao estiver no seu local asséptico ou estéril de trabalho, você dê uma leve rosqueada na tampa para abrir e a pressão interna sair que está resolvido. Mas faça isso com cuidado mesmo dentro de uma glovebox.