Cultura Liquida de fungos, saiba o que é e como preparar a sua

 Em Artigos Enteógenos, Dicas de Cultivo

Antes de aprendermos como preparar uma cultura líquida (CL) de maneira rápida, eficiente e em nossa própria casa, vamos entender o que é essa tal de CL.

O que é cultura líquida de fungos?

A cultura líquida nada mais é do que um meio que contém açúcares e minerais diluídos em quantidades balanceadas na água. Simples assim. Esse meio nutritivo pro fungo, quando esterilizado, vai possibilitar que o mesmo consuma ali os carboidratos como fonte de energia e consequentemente acabe se expandindo. Como resultado disso, teremos basicamente um líquido onde vamos deixá-lo cheio de micélio dentro. Aprender a elaborar uma boa cultura líquida é uma tarefa fácil e que ao ser dominada vai ser como um hack no seu cultivo, pois permitirá que você fabrique suas próprias seringas de micélio, nas quantidades que você quiser.

Realizando inoculação com cultura líquida

Realizar as inoculações de seu cultivo é muito mais interessante ser feita através do uso de uma cultura líquida. Explicaremos o porquê utilizando os grãos como exemplo: ao inocularmos nosso grão com esporos o mesmo ainda precisa germinar (o que leva alguns dias) para dar início à formação do micélio e somente então iniciar a colonização do substrato onde ele foi inserido. Já quando utilizamos uma seringa de cultura líquida, inocularemos o micélio diretamente, pronto para começar o processo de colonização em nosso grão hidratado.

Receitas básicas de cultura líquida

Criar um meio líquido para seu fungo se desenvolver não é algo difícil. Você pode realizar essa tarefa com o auxílio dos ingredientes mais comuns em praticamente qualquer casa, como o mel ou o melaço de cana, como também é possível desenvolver em casa o clássico caldo de batata com dextrose. Utilizar somente açúcares puros como a dextrose ou a glucose funciona, mas não fornece o meio propício para um ótimo desenvolvimento por faltar elementos adicionais em sua constituição, portanto deve ser evitado. Meios que contenham acima de 4% de açúcares podem vir a ser prejudiciais ao desenvolvimento do micélio.

Vamos conferir algumas receitas básicas de cultura líquida:

  1. Mel ou melaço
  • Adicionar 20 g para cada 0,5 L de água.
  • Esterilizar por 25 minutos em panela de pressão.
  1. Caldo de batata – dextrose
  • Essa é uma das receitas mais utilizadas no mundo da microbiologia para crescimento de fungos.
  • Ferva 200 gramas de batatas descascadas em 500 ml de água por 30 minutos.
  • Coe o caldo em um filtro feito com dupla camada de gaze ou com algum outro filtro de pano limpo. Não utilize coador de café de pano que já foi utilizado porque ali tem compostos provenientes do café.
  • Em outro recipiente volumétrico, coloque 500 ml de água e adicione 20 g dextrose
  • Adicione o caldo de batatas a esses 500 ml de água com dextrose e complete o volume para 1000 ml.
  • Esterilize em panela de pressão por 25 minutos.

 

Viu como é fácil preparar uma cultura líquida em casa? Apesar de receitas caseiras, essas formulações são extremamente eficientes. Em breve, vamos ir um pouco mais a fundo no mundo das culturas líquidas para dar uma turbinada no seu cultivo!

Desejamos um bom cultivo para vocês!

Showing 27 comments
  • Alberto
    Responder

    Muito obrigado pela receita, vou tentar fazer
    Obrigada 👏

    • Maria Joana
      Responder

      Agradecemos a audiência!

    • Austin
      Responder

      Sabe dizer se essa é uma boa base para cultivo do Streptococcus pyogenes, ou pode me indicar alguma outra cultura caso não seja indicado.

  • Walmi Weiler
    Responder

    agradeco a atençao,muito obrigado,vou fazer.

  • Francisca Kay
    Responder

    Muito obrigada por compartilhar seus conhecimentos.

  • PRISCILA
    Responder

    BOA TARDE. DEPOIS DE FAZER ESSE PROCESSO TEM QUE AGUARDAR ALGUM TEMPO PARA ULTILIZAR A CULTURA?

    • Maria Joana
      Responder

      Já fica pronta para uso assim que se termina a produção!

  • priscila
    Responder

    boa tarde!
    Após realizar todo o processo tem um tempo para que a cultura seja utilizada?

  • Matto
    Responder

    Muito obrigado, queria saber por que fazer uma cultura liquida e aqui tem a resposta

  • Pedro
    Responder

    Olá, parabéns pelo conteúdo! Uma dúvida: em 1 litro de agua de batata com dextrose, coloco quantos ML do liquido com os micélios para que se multipliquem? E quanto tempo, e a que temperatura para que “Povoem” todo liquido? Muito obrigado

    • Jorge Mirisola
      Responder

      Oba ! Depende do vigor da sua amostra e da temperatura de incubação. Uma amostra de vigor “normal” a 37 graus celsius deve colonizar 50 ml em 5 a 7 dias. Ainda assim cuidao com contaminantes quimicos ( detergentes e produtos usados na limpeza dos frascos ) e biológicos ( outros fungos ou até bactérias ).
      Avalie a amostra visualmente para mudanças de cor, viscosidade, transparencia e aparecimentos de filamentos.

  • JANSLEY MAIANE
    Responder

    Gostaria de saber se esse procedimento é o mesmo para fazer a cultura líquida do cogumelo Eryngii?

  • Hernane moreira da silva
    Responder

    Como fazer em grande escala para usar na agricultura ?

    • Maria Joana
      Responder

      A cultura líquida de fungos em grande escala pode ser feita de acordo com o cronograma abaixo:

      1-Escolha a espécie de fungo que deseja cultivar e selecione um meio de cultura líquido adequado para essa espécie. Você pode comprar meios de cultura comerciais ou prepará-los em casa usando ingredientes como água, nutrientes, açúcares, vitaminas e sais.

      2-Prepare o meio de cultura líquido em um tanque de fermentação ou em um recipiente grande o suficiente para a quantidade desejada de cultura. A esterilização do meio de cultura é essencial para evitar a contaminação de bactérias ou outros fungos.

      3-Inocule o meio de cultura com esporos ou micélio do fungo desejado. Isso pode ser feito usando uma cultura inicial de fungos, que pode ser comprada ou isolada a partir de amostras coletadas na natureza. A quantidade de inóculo necessária dependerá da espécie do fungo e da quantidade de cultura líquida que você deseja produzir.

      4-Incube a cultura líquida sob condições apropriadas de temperatura, pH e agitação. As condições exatas de incubação variam dependendo da espécie do fungo. Em geral, a temperatura ideal de incubação fica entre 20-30°C e o pH ideal fica em torno de 5,5 a 7,0.

      5-Após um período de incubação, a cultura líquida deve estar pronta para ser utilizada. A cultura pode ser armazenada por um curto período de tempo em temperatura de refrigeração ou ser utilizada imediatamente.

      Importante lembrar que a cultura líquida de fungos em grande escala requer conhecimento e técnica adequada para evitar contaminação e garantir que o processo de cultivo seja eficiente. É recomendável obter orientação e treinamento especializado antes de tentar realizar esse processo em grande escala, evitando prejuízos!

      Caso necessite, a equipe técnica da Green Power tem suporte de um engenheiro agrônomo que poderá lhe auxiliar em seu projeto, basta entrar em contato no email: contato@

  • Ricardo
    Responder

    Não ficou claro pra mim se a dextrosese ontem através da batata ou se tenho que comprar?

  • Gabriel Rodrigues da Costa
    Responder

    Eu só não entendi mto bem se coloco o mel diretamente no fundo da panela de pressão, ou se deve estar em um recipiente, sou iniciante tentando entender os processos ainda

    • Maria Joana
      Responder

      O mel deve estar em um recipiente com água meu caro! Para poder ser esterilizado na panela. Recomendamos o nosso livro de cultivo para obteres todas as informações que tu precisa em um único local.

  • Luir de macedo
    Responder

    Onde comprar o livro de cultivo de cogumelos shiitake e outros

  • Wanderley
    Responder

    Posso usar o mel com a batata ao invés da dextrose?

    • Maria Joana
      Responder

      Até pode sim amigo, mas lembre que o mel é mais viscoso e contém mais nutrientes do que a dextrose, isso pode criar um ambiente propicio ao crescimento de microrganismos indesejados…
      O mel tbm é mais concentrado que a dextrose, então use quantidades menores para evitar excesso de nutrientes no substrato, cuidado para não desequilibrar a composição nutricional!
      E faça testes controlados e pequenos antes, assim vc determina a eficácia dessa fonte no seu substrato em seu cultivo.
      Bons cultivos ai!

  • R
    Responder

    Qual seu contato, gostaria de poder tirar mais informações.

Deixe um Comentário

Start typing and press Enter to search