Sistema de aquaponia, principios básicos

 Em Dicas de Cultivo

Para todos aqueles que despertaram a curiosidade no último artigo sobre aquaponia, iremos de uma forma simples explicar seus princípios e como podemos montar um sistema de aquaponia doméstico de baixo custo, eficiente e sustentável.

Com funciona um sistema de aquaponia?

Qualquer sistema de aquaponia é construído sobre peixes ou seres marinhos, uma vez que eles produzem os resíduos que são convertidos em nutrientes para as plantas. A saúde do peixe determina o sucesso ou o fracasso do sistema.

Os sistemas de aquaponia variam em tamanho e a quantidade de peixes.

Por exemplo, um sistema doméstico pode ser construído a partir de um pequeno aquário com alguns peixes, enquanto sistemas aquapônicos comerciais maiores, podem ter múltiplos tanques grandes com milhares de peixes.

Independentemente do tamanho do sistema, a chave é a qualidade de vida dos peixes, caso contrário, todo o sistema falhará. É muito importante controlar a qualidade da água e garantir que os peixes se desenvolvam de forma saudável, e por isso o uso de químicos como fertilizantes e pesticidas é proibido.

Como montar um sistema de aquaponia?

Para montar um sistema equilibrado e de sucesso, começamos primeiro criando o tanque dos peixes. O espaço que você vai utilizar para criar os peixes, pode ser aquários, caixa d ‘água, tanques e lagos, mas em todos tipos, você deve ter o controle da entrada e saída de água.

A Aquaponia é um sistema fechado de recirculação de água e fazer o projeto usando um açude, por exemplo, não é recomendado.

Depois de decidido o local e tamanho, você deve calcular a quantidade de peixes que possam viver ali, e isso tudo vai depender da potência da bomba para fazer circular a água no sistema, esse é um fator muito importante para produção intensiva de peixes, a qualidade da água vai depender de quantas vezes por hora sua bomba é capaz de passar toda a água do sistema nos filtros.

Por exemplo, se o seu sistema tem 2000 litros de água circulando ao todo, o ideal é que sua bomba seja no mínimo 3 vezes esse valor, nesse caso um bomba acima de 6000 l/h é o mínimo para fazer a água passar no filtro pelo menos três vezes em uma hora, quanto mais vezes melhor, e não devemos economizar na hora de comprar a bomba, pois é o coração do sistema. Sempre usar bombas de marcas confiáveis, pois é necessário que fiquem ligadas 24 horas por dia. Também é recomendado a compra de uma bomba reserva, para que não pare a produção em caso de pane na bomba principal. Bombas submersas para lagos, são as ideias para pequenos projetos, pois além de serem as mais econômicas no consumo, são as mais resistentes.

A importância dos peixes e sua alimentação no sistema de aquaponia

Talvez mais importante que saber quantos peixes vão ser criados no sistema, é saber quanto de comida vai precisar usar para cultivar de forma saudável os peixes. Assim que, cada peixe precisa de uma dieta própria para seu desenvolvimento, então é recomendado que cada tanque tenha peixes da mesma espécie e na mesma fase de vida, assim o manejo fica mais fácil, além de poder calcular exatamente a quantidade diária de ração que precisa adicionar ao sistema para que tudo funcione perfeitamente.

A quantidade de ração adicionada no sistema para alimentar os peixes, é o ponto mais importante da aquaponia, pois assim se pode saber quanto vai ser liberado de volta em forma de sólidos e amônia para alimentar as bactérias e logo transformar os nutrientes disponíveis para as plantas.

Deixe um Comentário

Start typing and press Enter to search