Seringa de Esporos: 13 passos para fazer a sua

 Em Artigos Enteógenos, Dicas de Cultivo

Bem, agora que já foi explicado aqui no blog como se prepara um carimbo de esporos, é de grande importância que seja repassado a vocês como preparar uma seringa de suspensão de esporos, ou simplesmente, uma seringa de esporos. Esse é o objetivo de tirar um carimbo: poder dar sequência ao cultivo. Essa seringa é composta por nada mais do que esporos diluídos em água destilada, e servirá como uma possível fonte de inóculo para você inocular seus bolos PF Tek ou seus grãos para spawn.  

Quantas seringas de esporos é possível fazer com um carimbo de esporos?

O número de seringas que é possível fazer a partir de um carimbo é variável, dependendo completamente do tamanho do carimbo e da densidade de esporos que ali presente, porém, em média, um bom carimbo de esporos pode ser transformado em cerca de 30 seringas de 10 mls, e cada uma dessas seringas pode inocular até 4 bolos PF Tek. 

O que preciso ter para fazer uma seringa de esporos?

Então vamos lá, para poder manufaturar sua seringa de esporos, você vai precisar ter em mãos: 

  • Carimbo de esporos 
  • Água destilada 
  • Algo de metal para raspar os esporos (colher de chá, bisturi ou algo similar) 
  • Seringa de plástico estéril (de quantos mL você achar melhor) 
  • Agulha estéril para seringa 
  • Um frasco de conserva de tamanho médio ou pequeno (ou algum outro recipiente como um pequeno frasco Erlenmeyer). 

Passo a passo para fazer uma seringa de esporos

Beleza, agora que você tem tudo em ordem vamos ao passo a passo. 

  1. Coloque a quantidade de água desejada para fazer as seringas no frasco de sua escolha. Feche o frasco e caso sua tampa seja a mesma tampa que você usa para colonizar seus grãos, coloque um pedaço de papel-alumínio cobrindo a tampa. Caso sua tampa não tenha furo, não será preciso do papel-alumínio. E caso seu frasco não possui uma tampa própria, feche a boca do recipiente com papel-alumínio. 
  2. Em papel-alumínio, enrole BEM o material de metal escolhido para a raspar os esporos. 
  3. Coloque o frasco e o metal enrolado para esterilizar na panela de pressão por 25 minutos. Para o seu enrolado de papel-alumínio não ficar em contato direto com a água, você pode colocar ele dentro de um outro frasco de conserva apenas para apoio, não precisando tampar. 
  4. Se você tiver uma glovebox, sanitize-a e deixe-a preparada para receber os materiais. Caso não tiver, organize e limpe muito bem o local onde será feito o procedimento, podendo ser colocado algumas velas ou lamparinas da mesma forma utilizada para a inoculação dos bolos. 
  5. Após resfriados, leve os materiais esterilizados, o carimbo de esporos, a seringa e a agulha para o local de trabalho. 
  6. Pulverize álcool 70° na parte externa de todos os materiais. 
  7. Desenrole sua colher de chá (ou outro material que você escolheu) do papel-alumínio e em seguida já abra seu carimbo de esporos 
  8. Raspe parte do carimbo de esporos com a colher para dentro do frasco de conserva com a água esterilizada e em seguida já tampe o frasco e feche seu carimbo. IMPORTANTE: contrariamente ao que um iniciante nos estudos de cogumelos pode pensar é que nas seringas de esporos, menos é mais. Não queremos uma seringa super escura com uma alta concentração de esporos, pois como o carimbo de esporos não é algo estéril, quando utilizamos seringas com altas concentrações, aumentamos a chance de ter um contaminante ali presente. Por isso, queremos uma solução que dê para ver alguns grupos de esporos flutuando, não algo preto. 
  9. Chacoalhe bem o recipiente contendo os esporos. 
  10. Com os carimbos já em solução, abra os pacotes de seringa e da agulha e rosqueie as agulhas nas seringas rapidamente. 
  11. Abra o recipiente e comece a puxar a solução com as seringas, tapando a agulha assim que terminar a sucção. 
  12. Nomeie cada seringa com a genética utilizada para melhor controle de seus cultivos. 
  13. Não utilize a seringa de esporos nas primeiras 12 horas a partir de sua manufatura. É necessário um tempo de hidratação dos esporos para que eles possam melhor germinar quando utilizados. 

 

seringa de esporos

seringa de esporos

 

Sua seringa de esporos está pronta! Agora você já pode utilizá-la (depois de 12 horas ao menos) em seus bolos PF Tek ou em seus grãos hidratados. Para relembrar como inocular devidamente um recipiente com uma seringa, reveja nosso artigo sobre inoculação de PF Tek aqui. 

Caso não for utilizar as suas seringas em uma data breve, agora que os esporos estão diluídos em solução você pode armazená-la em geladeira por até 1 ano mantendo ainda sua qualidade. 

 Um bom cultivo a vocês!! 

Deixe um Comentário

Start typing and press Enter to search