Como Inocular seu bolo PF TEK para cultivo de cogumelos mágicos?

 Em Artigos Enteógenos, Dicas de Cultivo

Continuando a série de artigos sobre cultivo de cogumelos mágicos, chegou a hora de inocular bolo PF TEK via seringas de micélio ou de esporos. Isso significa que é o momento de inserir o fungo de interesse no substrato esterilizado, onde ele vai ter a oportunidade de se nutrir e expandir. Caso feita sem cuidado, a inoculação pode se tornar um meio de inserir contaminantes ao seu substrato, o que não é o nosso objetivo pois irá nos trazer perdas. E para evitar essa possível perda por contaminação logo no início de um ciclo de cultivo, é necessário ter alguns cuidados básicos no momento da inoculação, principalmente se você não possui uma glovebox ou uma câmara de fluxo laminar, que são equipamentos feitos para criar um ambiente estéril, ou quase estéril no caso da glovebox.

Então vamos supor que você não possui uma glovebox ou uma câmara de fluxo lâminar, seja você um iniciante no cultivo de fungos, ou alguém que não cultiva tão frequentemente a ponto de sentir a necessidade de ter estes equipamentos; e você está precisando inocular seus bolos para dar início a um ciclo de cultivo. Para isso, você precisa escolher um local para criar um ambiente o mais limpo o possível com certas estratégias para diminuir ao máximo a chance de contaminar seus bolos via inoculação.

 

Passo a passo para inocular bolo PF TEK via seringas de micélio ou de esporos:

 

  1. Escolha um local de sua casa com mesa/balcão de vidro ou pedra, e remova desse ambiente qualquer tapete que possa vir a levantar possíveis contaminantes caso você passe por ali
  2. Leve para mesa de trabalho: seu bolo esterilizado, sua seringa, fita micropore e alguma fonte de fogo (isqueiro, lamparina, vela ou maçarico).
  3. Ventilador ou ar-condicionado desligados, janelas e portas fechadas.
  4. Se possível, coloque luvas, máscara e caso tenha cabelo grande, toca para cabelo (podendo usar um boné também). Se for necessário apontar o mais importante dos três, com certeza seria a máscara, e caso você não tenha, improvise. Amarre uma camiseta ou um outro pano tapando seu nariz e sua boca para evitar que sua respiração faça correntes de ar no local, podendo levar os contaminantes até a inserção da agulha no bolo.
  5. Rasgue dois quadradinhos de fita micropore e deixe pendurado no canto da mesa, para que você possa pegar com facilidade depois já que você pode estar utilizando luvas. Fica muito difícil rasgar um pedaço de fita na hora da inoculação com uma luva, a fita vai ficar grudando loucamente e você vai se atrapalhar no processo.
  6. Limpe bem a mesa do local com álcool 70° ou hipoclorito de sódio (a famosa Qiboa).
  7. Borrife um pouco de álcool no ar do ambiente e acima da mesa
  8. Borrife álcool 70° na parte externa de seu bolo, da sua seringa e em suas mãos, para realizar uma limpeza externa.
  9. Espere alguns segundos para o álcool evaporar e evitar acidentes, e somente então, retire a tampa de sua seringa aquecendo-a por inteiro na sua fonte de fogo, mas deixando uma pequena distância de segurança da parte plástica ao final da agulha. Aqueça até ficar vermelha.                                                                                                                                                                          inocular bolo pf tek     inocular bolo pf tek
  10. Pegue a fita micropore com sua outra mão e levante a camada extra de papel-alumínio de seu bolo PF Tek simultaneamente à agulha no fogo.
  11. Inocular bolo PF TEK: Imediatamente insira a agulha no bolo, evitando inserir a parte dela que não foi flambada no fogo, e coloque 1 ou 2 mls, dependendo o tamanho do bolo (aqui nem sempre mais é melhor, colocar muitos mls em um pequeno bolo pode deixar o ambiente muito úmido e atrapalhar o desenvolvimento inicial do fungo).   inocular bolo pf tek
  12. Ao iniciar a remoção da agulha, rapidamente cubra o furo com a fita micropore e recoloque a camada extra de papel-alumínio. inocular bolo pf tek                           inocular bolo pf tek        green power        inocular bolo pf tek
  13. Repita o processo de inoculação do outro lado do bolo, caso queira que seu substrato seja colonizado mais rápido.
  14. Rotule o bolo com a data de inoculação, e a espécie utilizada e coloque na incubadora que você aprendeu a fazer no nosso segundo artigo.

 

Após inocular bolo PF TEK, é só aguardar o aniversário, que vamos explicar o que significa no próximo artigo.

 

Bons cultivos!

Showing 4 comments
  • Walner Ellemberger Da Silva
    Responder

    Gostei dos comentários sobre os cogumelos e o modo correto de cultiva-los . Sou iniciante no assunto e me inscrevi no canal do YouTube. Quero familiarizar cpm os conceitos e termos não habituais do cultivo!
    Meu Whatsapp é: 22 992127629, se preferir! Muito obrigado!

    • Maria Joana
      Responder

      Acompanhe nossas midias para ficar antenado amigo! Agradecemos a audiência!

  • Diego
    Responder

    Gostaria de saber se a agulha na hora de inocular no bolo, ela precisa penetrar dentro do substrato, ou inserir a agulha normal e só despejar o líquido em cima do substrato ?

    • Maria Joana
      Responder

      Penetrar o substrato de preferência na parte lateral para o líquido escorrer e ter maior área de contato entre o micelio e o substrato

Deixe um Comentário

Start typing and press Enter to search