O que são as sementes de Cogumelo / Spawn?

 Em Dicas de Cultivo

Sementes de cogumelo, você sabe o que significa? Simplesmente toda pessoa que está começando a ser introduzida no mundo do cultivo de cogumelos vai se deparar em algum momento com as “sementes de cogumelo”. É comum em que muitas vezes esse termo gere uma dúvida inicial nos leigos até porque, afinal, cogumelo nem tem semente. Então vamos esclarecer isso de uma vez por todas e riscar algumas dúvidas em relação à semente do cogumelo?

O que são as sementes de cogumelo?

“Sementes de cogumelo” (conhecido também do inglês como spawn) é um termo utilizado por fungicultores brasileiros para se referirem a algum substrato que vai ser utilizado para semear nosso fungo de interesse em algum outro substrato, ou seja, o spawn nada mais é do que um veículo para nosso fungo. E em termos corretos, essa “semeadura” do fungo produtor de cogumelo seria a inoculação. Então, a semente de cogumelo é apenas um termo para enfatizar que tal substrato vai ser utilizado para semear/inocular nosso fungo em um outro substrato final.

Beleza, mas e de quais substratos as sementes de cogumelo podem ser produzidas?

Existem diferentes substratos que produtores de cogumelos utilizam para a formulação das sementes de cogumelo. Mas vamos começar pelo melhor substrato e mais utilizado e depois veremos os alternativos. Os substratos mais comuns para a elaboração da semente de cogumelo são os grãos de gramíneas. Os grãos possuem partículas pequenas e quando a ideia é semear nosso fungo em um outro substrato, nós, como cultivadores, queremos com que o fungo seja espalhado o melhor quanto possível, portanto, quanto menor as partículas do substrato utilizado como semente, maior a área de contato do fungo com o substrato; maior a área de contato, mais rápida e mais homogênea será a colonização. Imagine que cada pequeno grão utilizado será uma cápsula carregadora do seu fungo. São características importantes dos grãos como spawn: fácil quebra, fácil dispersão e alta área de contato com o substrato.

Apesar disso, outros substratos podem ser utilizados como semente, até porque, como dito anteriormente, basta carregar nosso fungo até um outro substrato. Cultivadores de cogumelos comestíveis e medicinais algumas vezes utilizam serragem como substrato para elaboração da semente. As cavilhas utilizadas no cultivo de shiitake em toras podem ser consideradas também a semente do cogumelo naquela forma de cultivo já que estão sendo utilizadas para semear o shiitake nas toras. Alguns cultivadores de cogumelos mágicos utilizam, inclusive, bolos PF Tek como semente. Eles desmembram os bolos com as próprias mãos e utilizam para desenvolver casing ou monotubs.

Quais as melhores sementes de cogumelo?

E no final das contas, não existe a “melhor semente de todas”. A melhor semente é aquela em que o cultivador mais se adapta, mais se adéqua a sua realidade e suas condições. Algo que pode ser bom e barato para uma pessoa pode ser caro para outra devido a sua localização ou algum outro fator. Por isso, o que importa no final das contas é conseguir fazer o que é preciso: levar seu fungo até o substrato final.

 

Conteúdos muito mais detalhados sobre esse assunto você vai encontrar no nosso livro de cultivo único no Brasil, basta clicar aqui para conferir o índice de todo conteúdo que preparamos para vocês.

Deixe um Comentário

Start typing and press Enter to search