O que um recipiente precisa para se tornar um monotub?

 Em Artigos Enteógenos, Dicas de Cultivo

Recipiente para monotub tem a função de acondicionar o substrato bulk e a semente do cogumelo. E dentro do mundo do cultivo de cogumelos absolutamente tudo pode ser alcançado pelo cultivador desde que ele siga os princípios. Obedecendo o ciclo de vida do fungo e oferecendo para ele o que ele precisa em cada etapa da sua vida, o cultivador pode usar diversos recipientes para o desenvolvimento do seu monotub, visando sempre o que melhor lhe cabe em relação a espaço e orçamento. Entendendo do que o fungo precisa para se desenvolver é possível ser criativo na escolha ou na criação de um recipiente que vai acondicionar o ciclo de vida do cogumelo, então o que precisa ter um recipiente para ele se tornar um monotub?

 

Um recipiente para monotub precisa de entrada de luz

Os cogumelos precisam de luz para direcionar seu desenvolvimento, por essa razão, o contêiner de seu monotub precisa ter entrada de luz. Ele não precisa ser inteiramente transparente, basta com que a tampa ou as laterais possibilitem a entrada da luminosidade passiva do dia. Alguns cultivadores quando apenas possuem caixas opacas passam uma fita de LED no interior do monotub, enquanto outros fazem grandes buracos na tampa e cobrem esses buracos com plástico. Dessa maneira, não há necessidade de utilizar eletricidade e, sinceramente, está ótimo para os cogumelos.

 

Um recipiente para monotube precisa ser furado

No período de frutificação os cogumelos precisam de oxigênio e de uma leve circulação de ar. Sendo assim, o ato de fazer furos em tamanhos corretos no seu recipiente para monotub possibilita com que fitas microporosas respiráveis sejam colocadas nestes furos e possibilitem assim a oxigenação na parte interior do recipiente. Monotubs sem furos são sim possíveis de serem feitos mas exigem com que o cultivador fique constantemente arejando manualmente seu micélio; o que as vezes para alguém sem muita experiência pode acabar mais atrapalhando do que ajudando. Além de que você vai ficar um pouco preso ao seu monotub.

 

Um recipiente para monotube precisa ser alto o suficiente para o desenvolvimento dos cogumelos

Se você deseja cultivar cogumelos no seu monotub é meio óbvio pensar que no mínimo eles precisam de espaço para crescer, certo? Não adianta o cultivador querer economizar espaço escolhendo um recipiente para monotub minúsculo e encher ele de substrato, esperando uma colheita gigante em um pequeno local. Os cogumelos precisam de espaço para se desenvolver, por isso, quanto menor for seu recipiente, menos substrato você deve colocar. É possível sim desenvolver monotubs muito pequenos, mas deve ficar claro para o cultivador que a quantidade de substrato, a quantidade de cogumelos e de rendimento vai manter a linha do “pequeno”. O que não é ruim, não entenda isso. O cultivador apenas precisa entender sobre proporções. Milhares de cultivadores hobbistas se satisfazem com pequenos monotubs para ter apenas seus singelos cogumelos.

Deixe um Comentário

Start typing and press Enter to search