Cultura líquida de cogumelos mágicos, como inocular e armazenar

 Em Artigos Enteógenos

Cultura líquida de cogumelos mágicos está pronta para ser inoculada após esterilizada e com sua temperatura estando na temperatura ambiente. As melhores opções para inocular uma cultura líquida são colônias cultivadas em ágar ou outras culturas líquidas. 

Inoculação de cultura líquida de cogumelos mágicos com ágar 

Inoculações com o uso de ágar devem ser realizadas somente dentro de uma glovebox ou em frente a uma câmara de fluxo laminar. É possível inocular uma cultura líquida com ágar somente com o auxílio um bico de Bunsen, porém isso é algo que exige bastante prática no processo. No caso de iniciantes na jornada que ainda não construíram sua glovebox, vale mais a pena inocular sua cultura líquida de cogumelos mágicos com seringa de micélio. 

Inoculação de cultura líquida de cogumelos mágicos com uma seringa de micélios 

Para proceder com a inoculação de sua cultura líquida de cogumelos mágicos basta você repetir o exato mesmo processo feito para os bolos PF Tek e para os grãos. Jorrar uns 3 ml de suspensão para dentro de sua CL já está o suficiente, mas é claro que esse valor pode variar de acordo com a quantidade de cultura líquida você vai inocular. Deve ser evitado fazer muitas gerações de multiplicação de seu micélio através da cultura líquida, evitando promover a perda de vigor de seu fungo. Não seja mesquinho; ao comprar uma seringa de micélio, com cerca de 3 ml dela você já vai conseguir produzir outras 20 seringas. Utilizar uma dessas 20 seringas para fazer mais outras seringas pode não ser tão benéfico quanto parece já que não sabemos o quanto essa cultura que está em suas mãos já foi expandida. Use a cultura líquida que você desenvolveu para produzir seus cogumelos e se divirta com o processo. Depois repita tudo novamente. 

Temperatura ideal para incubação de cultura líquida de cogumelos

Para seu micélio expandir de maneira saudável ele deve ser colocado em condições de incubação entre 25 e 30 °C, no escuro ou em local com muita pouca luminosidade. Aqui existe um detalhe importante já que estamos lidando com um meio líquido e o nosso micélio precisa de oxigênio para respirar: a areação da nossa cultura líquida de cogumelos mágicos. Não se preocupe em fazer tampas com filtro para troca gasosa no seu pote de cultura líquida, isso não é algo tão essencial como nos grãos, porém se for algo desejado por você existem filtros específicos para isso. Aqui, para arejar nossas culturas basta diariamente ir até seu frasco e, em posição horizontal, dar mexidas circulares para promover a entrada de moléculas de oxigênio que estão na parte do frasco sem o líquido. Ao fornecemos essa aeração ao nosso micélio e quebrarmos o conjunto micelial em diversos fragmentos com o auxílio do pedaço de vidro/porcelana que colocamos lá dentro, estamos também gerando maiores pontos de contato superficial das hifas com os nutrientes da CL, acelerando assim o crescimento do micélio. 

Armazenamento de cultura líquida de cogumelos mágicos

Após cerca de 7 a 20 dias – dependendo da quantidade de inóculo, da quantidade de cultura líquida você está usando, da genética, da sua receita de CL e das condições de incubação – sua cultura já vai ter se desenvolvido suficientemente bem e vai entrar em fase estacionária, onde seu crescimento não ocorre mais. Quando esse momento chegar, você já pode aproveitar sua cultura líquida de cogumelos mágicos para produzir suas seringas ou então armazená-la sob refrigeração para períodos futuros. 

Para armazenar sua cultura líquida é recomendado que a mesma tenha sua tampa coberta com um pedaço de papel-alumínio, para evitar que contaminantes da geladeira fiquem se assentando nas tampas. Em geladeira, o crescimento do seu fungo não será cessado; será apenas reduzido, portanto é normal observar crescimento do micélio ao longo dos meses do armazenamento de uma cultura líquida de cogumelos mágicos. Utilize ela em no máximo 8 meses. 

Deixe um Comentário

Start typing and press Enter to search