8 cuidados com a panela de pressão no cultivo de cogumelos

 Em Artigos Enteógenos

A panela de pressão no cultivo de cogumelos é considerado um dos equipamentos mais importantes para um cultivo funcional e satisfatório. É com ela que a gente consegue esterilizar nossa semente de cogumelo, nossos bolos PF Tek e nossos meios de cultura, sejam eles líquidos (sem ágar) ou sólidos (com ágar). Por isso, vale a pena ter alguns cuidados com esse importante equipamento. Vamos conferir 8 cuidados importantes para se ter com a panela de pressão. 

 

  1. Saiba quanto de água a sua panela de pressão perde por tempo de funcionamento

Uma dica, para quem tá iniciando no cultivo, para ser feita antes de esterilizar algo pela primeira vez e não tem muita ideia de quanta água colocar na panela é: 

  • Meça 1 L de água e coloque na pressão. 
  • Coloque a panela para rodar normalmente, e faça tudo exatamente como se você fosse esterilizar o material. 
  • Após o tempo da esterilização ter terminado, a panela de pressão já ter perdido pressão naturalmente e estar em temperatura mais amena, meça novamente o volume de água que restou na panela 
  • Agora você tem o dado de quantos ml de água sua panela de pressão perde em X minutos de esterilização. 

 

  1. Nunca deixa a panela de pressão no cultivo de cogumelos funcionando sem você no local

A panela de pressão é um equipamento que caso algo entupir suas saídas ou a água secar por algum descuido do cultivar pode gerar acidentes feios caso não resolvido assim que o problema for detectado. Enquanto a esterilização estiver acontecendo não durma e não fique longe do local que estão as panelas.  

panela de pressão no cultivo de cogumelos

panela de pressão causando danos na cozinha

  1. Evite deixar os frascos dentro da água

Quem esteriliza nossos materiais é o vapor não a água! O vapor, aliado a alta pressão, consegue chegar a temperaturas acima de 100°C. Nosso material quando exposto a um determinado tempo de pressão nesse vapor aca ficando esterilizado. Por isso, se um frasco seu estiver ¼ submerso em água, saiba que esse ¼ não vai ficar devidamente esterilizado, aumentando os riscos de alguma contaminação ocorrer. 

 

  1. Conforme o uso vá apertando os parafusos da sua panela

Ao longo do seu tempo de uso as panelas começas a afrouxarem seus parafusos e assim acabarem perdendo um pouco da sua pressão. 

 

  1. Trocar as borrachas a cada 6 meses de uso

Ao longo do tempo e da constância de uso a borracha que veda a sua panela de pressão no cultivo de cogumelos vai se ressecando e vai perdendo sua capacidade de vedar bem, fazendo também com que a panela perca sua pressão. 

 

  1. Não obstruir o buraco de saída do vapor

Evite adensar materiais em excesso próximo ao ponto de saída do vapor. Caso a saída do vapor for obstruído é de extrema importância a dica 1: que o cultivador esteja ali pra notar que parou de sair pressão e desligar o fogo, cancelando o procedimento. 

 

  1. Deixe o ar de dentro de sua panela de pressão no cultivo de cogumelos sair antes de pegar pressão

Ao ligar sua panela no fogo alto para pegar pressão, deixe a mesma sem o pino, deixando a saída de ar da panela livre. Conforme a água ferve e você notar vapor saindo conte cerca de 10 minutos para que a panela perca todo ar de dentro e seja preenchida por vapor. Fazer isso auxilia com que a panela fique na pressão correta e também faz com que todos os materiais estejam tocados pelo vapor por completo. 

 

  1. Faça as esterilizações por tempos maiores do que é recomendado para 15psi caso sua panela não chegue a essas pressões 

Poucas marcas brasileiras de panela de pressão chegam por volta de 15 psi de pressão. Como a maioria dos tempos de esterilizações encontrados na literatura de cogumelos utiliza 15 psi como referência é importante balancear essa falta de pressão através de mais tempo de exposição. Por exemplo, ao você se deparar com a esterilização de frascos de conserva com grãos, você vai encontrar o tempo de 1 h 30 min em 15 psi para esterilizar. Como estamos com cerca de 13 psi, deixe por mais tempo: de 1 h 45 min a 2 h está o suficiente. Preste sempre atenção se o que você está lendo é para 15 psi. 

Deixe um Comentário

Start typing and press Enter to search