8 cuidados com a panela de pressão no cultivo de cogumelos
A panela de pressão no cultivo de cogumelos é considerado um dos equipamentos mais importantes para um cultivo funcional e satisfatório. É com ela que a gente consegue esterilizar nossa semente de cogumelo, nossos bolos PF Tek e nossos meios de cultura, sejam eles líquidos (sem ágar) ou sólidos (com ágar). Por isso, vale a pena ter alguns cuidados com esse importante equipamento. Vamos conferir 8 cuidados importantes para se ter com a panela de pressão.
-
Saiba quanto de água a sua panela de pressão perde por tempo de funcionamento
Uma dica, para quem tá iniciando no cultivo, para ser feita antes de esterilizar algo pela primeira vez e não tem muita ideia de quanta água colocar na panela é:
- Meça 1 L de água e coloque na pressão.
- Coloque a panela para rodar normalmente, e faça tudo exatamente como se você fosse esterilizar o material.
- Após o tempo da esterilização ter terminado, a panela de pressão já ter perdido pressão naturalmente e estar em temperatura mais amena, meça novamente o volume de água que restou na panela
- Agora você tem o dado de quantos ml de água sua panela de pressão perde em X minutos de esterilização.
-
Nunca deixa a panela de pressão no cultivo de cogumelos funcionando sem você no local
A panela de pressão é um equipamento que caso algo entupir suas saídas ou a água secar por algum descuido do cultivar pode gerar acidentes feios caso não resolvido assim que o problema for detectado. Enquanto a esterilização estiver acontecendo não durma e não fique longe do local que estão as panelas.
-
Evite deixar os frascos dentro da água
Quem esteriliza nossos materiais é o vapor não a água! O vapor, aliado a alta pressão, consegue chegar a temperaturas acima de 100°C. Nosso material quando exposto a um determinado tempo de pressão nesse vapor aca ficando esterilizado. Por isso, se um frasco seu estiver ¼ submerso em água, saiba que esse ¼ não vai ficar devidamente esterilizado, aumentando os riscos de alguma contaminação ocorrer.
-
Conforme o uso vá apertando os parafusos da sua panela
Ao longo do seu tempo de uso as panelas começas a afrouxarem seus parafusos e assim acabarem perdendo um pouco da sua pressão.
-
Trocar as borrachas a cada 6 meses de uso
Ao longo do tempo e da constância de uso a borracha que veda a sua panela de pressão no cultivo de cogumelos vai se ressecando e vai perdendo sua capacidade de vedar bem, fazendo também com que a panela perca sua pressão.
-
Não obstruir o buraco de saída do vapor
Evite adensar materiais em excesso próximo ao ponto de saída do vapor. Caso a saída do vapor for obstruído é de extrema importância a dica 1: que o cultivador esteja ali pra notar que parou de sair pressão e desligar o fogo, cancelando o procedimento.
-
Deixe o ar de dentro de sua panela de pressão no cultivo de cogumelos sair antes de pegar pressão
Ao ligar sua panela no fogo alto para pegar pressão, deixe a mesma sem o pino, deixando a saída de ar da panela livre. Conforme a água ferve e você notar vapor saindo conte cerca de 10 minutos para que a panela perca todo ar de dentro e seja preenchida por vapor. Fazer isso auxilia com que a panela fique na pressão correta e também faz com que todos os materiais estejam tocados pelo vapor por completo.
-
Faça as esterilizações por tempos maiores do que é recomendado para 15psi caso sua panela não chegue a essas pressões
Poucas marcas brasileiras de panela de pressão chegam por volta de 15 psi de pressão. Como a maioria dos tempos de esterilizações encontrados na literatura de cogumelos utiliza 15 psi como referência é importante balancear essa falta de pressão através de mais tempo de exposição. Por exemplo, ao você se deparar com a esterilização de frascos de conserva com grãos, você vai encontrar o tempo de 1 h 30 min em 15 psi para esterilizar. Como estamos com cerca de 13 psi, deixe por mais tempo: de 1 h 45 min a 2 h está o suficiente. Preste sempre atenção se o que você está lendo é para 15 psi.