Cannabis na floração, como fertilizar corretamente na fase das flores?

 Em Dicas de Cultivo

Cannabis na floração, essa é a fase mais aguardada pelos growers, pois é o estágio em que os buds começam a se formar e o perfume da planta inicia a sua disseminação….
Após algumas semanas de crescimento vegetativo, as plantas de Cannabis poderão florescer quando o fotoperíodo mudar para 12/12. Aprenda a fertilizar a sua planta nesta etapa para colher flores de qualidade!

Nutrientes para cannabis na floração

Como abordamos no artigo sobre fertilização da cannabis no crescimento vegetativo, os principais nutrientes que a planta Cannabis precisa para se desenvolver são Nitrogênio (N), Fósforo (P) e Potássio (K).

Quando a planta começa a florescer, as concentrações de P e K devem ser aumentadas progressivamente, enquanto as concentrações de N são reduzidas. Por isso existem fertilizantes específicos para o crescimento vegetativo e floração.

Outros 18 nutrientes serão necessários para o correto desenvolvimento da planta. Estes são Magnésio (Mg), Cálcio (Ca) e Enxofre (S). Finalmente, os micronutrientes são necessários, mas em uma concentração mínima. Estes são Zinco (Zn), Manganês (Mn), Ferro (Fe), Boro (B), Cloro (Cl), Cobalto (Co), Cobre (Cu), Molibdênio (Mb) e Silício (Si).

Então, qual é o melhor cronograma de aplicação de nutrientes para cannabis na floração?

Isso fica a critério de cada cultivador, mas lembre-se de que você precisará adicionar esses nutrientes, via fertilizantes líquidos ou sólidos. Mesmo quando se cultiva orgânico, geralmente ter sua planta em solo não é suficiente para a planta produzir flores grandes e gordas.

Diversas marcas de fertilizantes oferecem kits de ferts especialmente formulados para cada etapa com os nutrientes necessários. Comece com a dose indicada pelo fabricante ou até 1/2 menor para evitar um overfert e vá aumentando gradativamente as quantidades até alcançar os resultados desejados.

Fertilizantes de cannabis na floração

As plantas de cannabis durante a fase de floração direcionam sua energia para a criação de novas flores (buds) e canabinóides (THC, CBD, CBN, CBG etc), e é por isso que elas precisam de mais fósforo e potássio durante esta fase e muito menos nitrogênio (embora ainda precisar, em proporções menores); a planta não precisará mais produzir novas folhas ou caules. Os nutrientes de floração também são fertilizantes NPK, com proporções diferentes dos nutrientes de crescimento.

Você precisará começar a usar fertilizantes de floração cerca de uma semana após mudar o fotoperíodo para o período de floração e quando começar a ver os pistilos agrupados (pequenos pelos brancos) ao longo da planta.
Alguns dos nutrientes de floração mais utilizados pelos nossos clientes são o Bio-Bloom da Biobizz, ou o fertilizante de duas partes Sensi Bloom da Advanced Nutrients, ou o guano de morcego Bat Guano da Malasia.

Recomendamos o uso de um estimulante de floração ou acelerador de metabolismo, que pode ajudar as plantas a criar novos buds e canabinóides. Entre os produtos mais utilizados pelo pessoal que passa por nossas lojas está o eficiente Big One da Top Crop. De um modo geral, os estimulantes de floração são usados durante o período de floração. Certifique-se de seguir as instruções do fabricante e fique de olho nas plantas.

A cannabis precisa de uma grande quantidade de fósforo e potássio durante a fase de floração, especialmente a partir da 3ª a 4ª semana para criar novas flores. Além de ter que usar um fertilizante de floração para alimentar suas plantas, se você der fósforo e potássio, elas aumentarão a produção de brotos.

Sempre vale a pena ser cauteloso quando se trata de usar esse tipo de produto. Tenha em mente que as plantas obtêm fósforo em seus nutrientes básicos – se você for longe demais, pode acabar bloqueando as raízes das plantas e causar deficiências de outros tipos e reações ruins.

Engorda da cannabis na floração

Existem diferentes tipos de boosters para engorda com diferentes concentrações de fósforo e potássio – o mais conhecido é o Liquid Koolbloom da General Hydroponics PK 10-10 e o mais forte que indicamos, para growers experientes, é o booster da Green House Feeding, contém PK 34-27.

Para melhorar a absorção desses nutrientes e manter o equilíbrio nutricional da cannabis na floração, recomendamos o uso de enzimas, que são compostos que favorecem reações bioquímicas específicas, como a criação de ácido cítrico. O uso de enzimas em plantas de cannabis pode ajudar a decompor materiais orgânicos, como raízes mortas. Eles ajudam a decompor os sais indesejados que se acumulam no solo e nas raízes, mantendo o equilíbrio e melhorando a absorção de nutrientes.

Recomenda-se o uso de enzimas durante todo o cultivo, especialmente durante o período de floração e em cultivos com altas necessidades nutricionais ou que usem água da torneira. Recomendamos sempre o uso de água de destilada ou água com baixo teor de sais e minerais.

Existem muitos produtos enzimáticos diferentes, e alguns dos mais vendidos são o Bio-Heaven da Biobizz, Sensizym da Advanced Nutrients e o Flora Nectar da General Hydroponics.

Outros Aditivos e Complementos Nutricionais para a Cannabis na floração

Além de todos os nutrientes mencionados anteriormente, as plantas às vezes precisam de certos aditivos e complementos nutricionais para cobrir todas as suas necessidades em todos os momentos e obter a qualidade desejada para uma engorda de sucesso das flores.

Existem diferentes tipos de aditivos, desde hidratos de carbono e açúcares para aumentar a densidade e peso das gemas como Bud Candy da Advanced Nutrients e incrementadores de terpeno (aroma) como o Diamond Nectar da General Hydroponics.

Além disso, existem mononutrientes projetados para cobrir necessidades específicas, como nitrogênio, magnésio, cálcio ou fósforo, eliminando deficiências a qualquer momento.

Flush no final da cannabis na floração

Lavar uma planta de Cannabis é basicamente passar muita água pelo meio de cultivo (solo, por exemplo) para se livrar do excesso de sal e nutrientes minerais. Essa ação força sua planta a usar qualquer quantidade de nutrientes previamente absorvidos. O resultado serão flores com melhor sabor e aroma. O excesso de fertilizante em sua planta de Cannabis pode resultar em flores que são ásperas para a garganta quando fumadas. Lavar com água limpa à temperatura ambiente ajudará a eliminar o excesso de fertilizante no solo.

Duas semanas antes da colheita geralmente é um bom momento para começar a lavar suas plantas e regar apenas com água e sem fertilizantes até o momento da colheita. Você pode regar com 10% a 20% mais água do que o normal e ver como suas plantas reagem, elas não devem parecer caídas e devem se recuperar em breve. O excesso de água escorrerá lentamente do fundo do vaso de cultivo.

Um bom sinal visual é que, no início, a água que sai do fundo do vaso estará escura e aos poucos vai ficando com uma cor mais clara. Ao executar esse processo em cada planta, a maior parte do acúmulo de sal deve ser removida do substrato.

A lavagem das raízes não é uma tarefa difícil de realizar quando você tem apenas algumas plantas ou se usa nutrientes orgânicos; não demorará muito para ajudá-las a metabolizar os nutrientes restantes. Recomendamos o uso de produtos para flush cerca de 10 dias antes da colheita, como o Flora Kleen da General Hydroponics e o Flawless Finish da Advanced Nutrients. Esses produtos ajudam a drenar os sais e minerais que sobraram no substrato e nas raízes, além de bloquear a absorção de nutrientes e forçar a planta a absorver e se alimentar dos nutrientes que sobraram em suas folhas, ficando amareladas no processo.

Deixe um Comentário

Start typing and press Enter to search