Incubação e frutificação de cogumelos mágicos
Agora falaremos da incubação e frutificação de cogumelos mágicos, seguindo com a continuação da primeira matéria iniciando o cultivo.
O que preciso para a incubação do substrato?
Seu substrato escolhido para cultivo já foi esterilizado e inoculado, agora ele deve ficar em um lugar escuro e com temperatura entre 25 e 29°C. Para isso, basta utilizar uma caixa de isopor e um termostato de aquário dentro de uma garrafa de água. A potência necessária do termostato vai variar conforme o tamanho de sua caixa de isopor, porém um termostato de 50 W já está ótimo para fazer o serviço. É bom frisar que o termostato se faz necessário apenas se no momento do seu cultivo você se encontra em condições de temperatura abaixo das ideais de incubação.
Para usar o termostato, programe o mesmo para 28°C e após inseri-lo na água, você pode vedar a boca da garrafa com alguma fita (durex, silver ou isolante), mas isso é opcional. Caso não vedar, apenas tome cuidado caso com o volume da água, para que o termostato não fiquei para fora da água e queime. Agora sua incubadora já está pronta para receber seus potes de substrato inoculados. Aqui nesse momento do processo, queremos um ambiente aquecido e escuro.
O que preciso para a fase da frutificação de cogumelos mágicos?
Vão se passar por volta de 15 dias até você estar vendo seu substrato totalmente branco, colonizado em sua incubadora. Agora chegou a hora de levá-lo a um ambiente onde ele frutificará: o terrário. É aqui que seu fungo vai perceber as alterações ambientais e vai dar início à formação de seus corpos de frutificação, que são os cogumelos.
O terrário ideal para o cultivo dos cogumelos mágicos possui umidade alta, por volta dos 90% e com uma temperatura um pouco mais baixa do que na incubação, entre 22 e 25°C. Porém, se por ventura o seu terrário estiver com uma temperatura por volta de uns 28°C, seus cogumelos ainda irão se desenvolver, não em todo seu potencial, mas irão se desenvolver. O terrário também deve receber luminosidade, sem receber luz direta do sol. Não há necessidade do uso de lâmpadas específicas, a própria claridade do dia já é o suficiente.
Relembrando o que precisamos ter até agora:
- 1 seringa de micélio ou de esporos
- 1 panela de pressão para esterilização ou 1 bolo PF Tek já esterilizado
- 1 caixa de isopor
- 1 termostato para incubação (caso estiver com temperaturas mais baixas)
- 1 termostato para frutificação (caso estiver com temperaturas mais baixas)
- Garrafinha de água congelada (caso estiver com temperaturas mais altas)
- 1 caixa organizadora transparente
- Perlita, vermiculita ou argila expandida
- 1 termo-higrômetro para controle de temperatura e umidade do terrário
Na terceira e última parte ensinaremos a montar um terrário para chegar no momento em que teremos a primeira leva de cogumelos azuis!