Cogumelo Mágico, como iniciar um cultivo?

 Em Dicas de Cultivo

Se você está com vontade de dar início ao seu cultivo de cogumelo mágico Psilocybe cubensis ou se apenas tem planos futuros para cultivá-los mas não sabe ao certo o que você vai precisar ter e saber para começar, fique tranquilo, esse artigo foi feito especialmente para te entregar todas essas informações básicas, parte por parte, cobrindo as etapas, os materiais necessários e os parâmetros de cultivo.

 

Então vamos lá. O cultivo de cogumelo mágico pode ser separado em cinco etapas:

 

  1. Preparo do substrato: aqui você vai preparar o seu substrato onde o fungo vai crescer, podendo ser tanto com o uso de grãos quanto os tão famosos bolos de PF Tek. Para iniciantes, recomendamos que comecem pela PF Tek, que é feita com vermiculita, água e farinha de arroz integral. Cobriremos com detalhes em outro artigo o passo a passo de como fazer a PF Tek, porém na internet você pode comprar bolos já esterilizados prontos para serem inoculados.

 

  1. Esterilização: é o momento em que você deixará seu substrato de cultivo livre de outros microrganismos, promovendo um ambiente sem competição para seu fungo se desenvolver. É muito importante respeitar os tempos de esterilização determinados.

 

  1. Inoculação do substrato: é onde vamos inserir um propágulo do fungo dentro do substrato esterilizado; substrato esse que contém a umidade, a porosidade e nutrição adequada para que o desenvolvimento do micélio ocorra bem.

 

  1. Incubação: é o ambiente onde colocaremos o recipiente com o substrato que foi inoculado, para que ali o fungo encontre as condições ideais de temperatura e escuridão para se alimentar do substrato e se expandir, até colonizá-lo por completo

 

  1. Frutificação: é quando o substrato já está todo colonizado e irá ser retirado das condições de colonização e será colocado em condições diferentes de ambiente, condições essas que darão ao fungo sinais de que seu ciclo de vida está chegando ao fim, e assim, gerando os tão desejados cogumelos.

 

O que preciso para a esterilização do meu substrato?

 

Para esterilizar seu substrato é necessário uma panela de pressão, que é a ferramenta que vai fornecer uma combinação de altas temperaturas e pressão capaz de promover a esterilização devida do substrato. A panela de pressão da nossa casa faz substituição à autoclave, que é um equipamento de laboratório muito similar a uma panela de pressão gigante. O tempo de esterilização varia conforme o substrato que for esterilizado, para grãos se mantém por 90 minutos na pressão, enquanto bolos de PF Tek se mantém por 60 minutos na pressão. É muito importante respeitar esse tempo.

 

O que preciso para a inoculação do meu substrato?

 

Agora com o substrato já esterilizado temos que inserir um inóculo do fungo no interior do substrato. Esse inóculo pode ser tanto um carimbo de esporos, uma seringa de esporos ou uma seringa de micélio. Existem outras formas de propágulo, como por exemplo, por placas de petri colonizadas, mas que são para cultivadores mais avançados, então não abordaremos isso aqui, por agora.

Recomendamos que para seus primeiros cultivos a inoculação seja feita a partir de uma seringa de micélio ou de esporos, já que com um carimbo de esporos em mãos, você mesmo terá que fazer suas seringas e, como iniciante, você correrá mais riscos de contaminar sua produção tendo que realizar esta etapa. Por isso, uma seringa pronta é o caminho mais certeiro. A seringa de micélio é a melhor opção pois o micélio está uma etapa na frente dos esporos, colonizando assim o substrato de maneira mais rápida, já que ao inocular com esporos, os mesmos ainda têm que germinar para poder dar início ao processo de colonização do substrato.

 

carimbo de esporos para cultivo de cogumelo mágico

Carimbo de Esporos de Cogumelo Mágico Psilocybe Cubensis Strain Australian

seringa de esporos para inoculação

Seringa de esporos à esquerda e seringa de micélio à direita de P. cubensis strain Golden Teacher

 

placa de petri colonizada de cogumelo mágico

Placa de petri colonizada de P. cubensis strain Golden Teacher

 

Continua na próxima semana

Start typing and press Enter to search