Como comprar a iluminação certa para o grow

 Em Dicas de Cultivo, Dicas Green Power

Você sabe quais os critérios principais para decidir pela compra de um painel de LED para o seu cultivo? Sabe como comprar a iluminação certa para o grow? As dimensões do espaço e a quantidade de plantas são importantes de serem observadas na hora de decidir pelo tipo e potência da iluminação necessário para o bom desenvolvimento da planta. Além disso, outro critério é saber a quantidade de luz que efetivamente será útil para as plantas. Essa número é expresso através do conceito de radiação fotossinteticamente ativa (PAR), como já abordamos  aqui no blog.

Tecnicamente, o PAR é a luz que as plantas, de fato, absorvem para realizar a fotossíntese e, por consequência, crescer e se desenvolver e precisa ser levado em consideração quando se analisa a iluminação certa para o grow. Algumas pessoas pensam que o PAR é a medida de toda a luz que vem de uma fonte de luminosa (lâmpada de vapor e painel LED), mas não é o caso. PAR é a quantidade de luz que é utilizável para plantas, aqueles comprimentos de onda que serão usados para a fotossíntese.

A quantidade de PAR pode ser medida em qualquer tipo de fonte luminosa, lâmpadas de vapor, LEDs, lâmpadas fluorescentes e o próprio Sol. No entanto, os painéis LED são mais promissores nesse sentido, uma vez que são especificamente fabricados para emitir luz justamente nos determinados comprimentos de onda que a planta irá absorver, elevando a medição do PAR para atender às necessidades das plantas.

Portanto, os critérios para escolher um painel LED realmente eficiente e que seja a iluminação certa para o grow estão relacionados com a avaliação do espaço (área em metros quadrados) que será iluminado. Também leve em consideração a quantidade de plantas e as características do LED em relação à emissão de luz fotossinteticamente ativa. Ou seja, quanta luz PAR o painel é capaz de emitir para uma determinada área.

Leitor pergunta sobre iluminação certa para o grow

Um leitor da Green Power escreveu mensagem dizendo que está querendo adquirir um painel de LED para o grow, que possui 1,35m de largura, 1,35m de comprimento por 1,80m de altura. Ele pretende cultivar 8 plantas e quer saber qual painel de LED atenderia esta necessidade e se é a iluminação certa para o grow.

Vejamos o exemplo:

Ele quer iluminar um espaço que tem 1,35 x 1,35 m, ou seja, uma área de aproximadamente 1,8m2 (1,35m x 1,35m = 1,82 m2). Observemos a tabela ilustrativa do painel LED Quantum 1000W com diodos da Samsung. Quando pendurado a uma altura de 50cm das plantas esse modelo de painel é capaz de emitir aproximadamente 2480 umol de luz PAR por metro quadrado, e cobre uma área aproximada de 1,58m2.

Então, ligando um painel de 1000w com diodos Samsung no seu grow o leitor conseguiria iluminar com plenitude boa parte da sua área total de 1,8m2.

Mas a luz desse modelo de painel seria suficiente para as oito plantas que ele pretende cultivar? Para isso, há que se considerar outras duas questões:

  • A quantidade de luz PAR que atinge o centro do grow, diretamente abaixo da fonte luminosa, é maior do que a quantidade de luz PAR que atinge as áreas laterais. Observando a imagem abaixo, que ilustra a área iluminada de um grow, percebe-se que uma planta posicionada no centro do grow (região em vermelho) receberia cerca de 2480 PAR. Já as plantas posicionadas nos cantos receberiam apenas cerca de 1222 PAR.

 

  • Afinal, de quanta luz PAR uma planta necessita?

Entre 200-400 PAR: Quantia para mudas, clones e plantas-mãe;
Entre 400-600 PAR: Para ciclos vegetativos e crescimento;
Entre 600-900 PAR: Para o estágio de floração, frutificação ou brotamento das plantas.

Considerando que o painel LED Quantum 1000W emite cerca de 2480 PAR em uma área de um metro quadrado, isso seria suficiente para cerca de 9 plantas, que poderiam ser bem acomodadas nesse espaço. Para mais plantas, a sugestão seria utilizar um segundo painel no mesmo grow, já que as plantas posicionadas nas laterais receberiam menor quantidade de luz PAR. Ou até usar um painel Grow Led COB, que possui lentes que amplificam a iluminação emitida.

Começar o grow com um LED compensa em termos de economia de energia elétrica e facilidade de instalação. Se o cultivador ficar bem atento e fizer os cálculos sobre a quantidade de PAR x número de plantas em crescimento poderá obter excelentes resultados, lembrando sempre de garantir que cada planta receba em torno de 400 PAR na fase de crescimento, por exemplo.

Opções de painel de LED à venda na Green Power

Observe abaixo a tabela que mostra a quantidade de luz PAR emitida por cada modelo de painel à venda na Green Power. Observe também que, à medida que aumenta a altura do painel em relação às plantas, diminui a quantidade de luz PAR que as atinge e aumenta a área efetivamente iluminada. Ou seja, quanto mais próximo das plantas o painel estiver maior será a quantia de luz útil que elas receberão, mas menos plantas poderão ser cultivadas. Quanto mais longe das plantas o painel estiver, menor será a quantidade de luz útil que elas receberão, no entanto, mais plantas poderão ser cultivadas. O segredo está em fazer as contas e encontrar um ponto de equilíbrio.

 

Eficiência Luminosa 30cm umol 50cm umol 30cm lux 50cm lux
150w Drone Quantum 780 666 15193 13015
150w Quantum 690 585 14500 12805
150w COB Quantum 860 725 17250 15900
288w Quantum 980 815 27880 26940
300w UFO Led 1115 998 29666 28952
1000w Quantum Samsung 3100 2480 131300 128322
2000w Quantum Samsung 6200 4960 262600 256644

 

Compre os painéis de LED acima em nossa categoria de grow leds da Green Power Cultivo.

Showing 6 comments
  • SloWwolf

    Nesse caso ,o ufo 150w seria suficiente para um grow 60×60 com 4 plantas?

    • Maria Joana

      Até duas plantas amigo.

  • José

    Boa noite. A luz fullspectro pode ser utilizada em todas as fases? (Clones, crescimento e floração)
    O que muda é o tempo de iluminação e a quantidade de luz PAR ofertado a cada fase das plantas?

  • JANAYNA BARUFFI DE ALMEIDA LEITE ARAUJO

    Ola!
    Sou nova no cultivo de cactos e suculentas, moro em apartamento, e ele bate sol apenas no período da manhã (cerca de umas 4h de sol mais ou menos, com excessão no verão que pega mais sol).
    Apesar de ser claro, e ficarem na janela, a sensação que eu tenho é que precisam de mais luz (mesmo que artificial) solar. Tanto pra se desenvolver quanto para ficarem coloridas, pois são plantas de sol pleno algumas variedades.
    Que tipo de lâmpadas seriam recomendadas para esse tipo de cultivo?
    Agradeço a atenção desde já.

    • admingreenblog

      Um painel drone de 150w irá suprir sua necessidade!

Start typing and press Enter to search