Aniversariar Bolo PF TEK: da colonização a frutificação

 Em Artigos Enteógenos, Dicas de Cultivo

Continuando nossa série de artigos sobre cultivo de cogumelos mágicos, após inocular seu fungo no substrato colonizado, vamos descobrir o que é aniversariar bolo PF TEK.

Agora, após uns 14 dias, caso você tenha preparado o substrato de maneira correta, esterilizado e inoculado devidamente seu bolo PF Tek, você deve estar tendo a chance de ver seu substrato totalmente branco, colonizado pelo fungo. Chegou a hora de aniversariar bolo PF TEK. Aniversariar seus bolos é uma nomenclatura dado no meio do cultivo de cogumelos que representa tirá-lo de condições de colonização e inseri-lo em condições de frutificação, onde o fungo terá contato com oxigênio e com umidade. Para isso, alguns cultivadores recomendam fornecer fontes de stress ao fungo que induzam o processo de frutificação.

 

Passo a passo para aniversariar bolo PF TEK

 

Dunk, cold shock e roll:

 

1-Retire seu bolo do recipiente

aniversariar bolo pf tek

 

 

 

 

 

 

 

 

2-Insira o bolo em um recipiente grande o bastante para deixar o bolo submerso em água, usando algum objetivo para deixá-lo la dentro, já que ele vai tentar boiar. Esse processo é denominado dunk.

aniversariar bolo pf tekaniversariar bolo pf tek

3-Coloque o recipiente dentro de uma geladeira por umas 12 horas para promover um choque térmico. Caso você for aniversariar muitos bolos e não conseguir colocar todos em sua geladeira, não se preocupe, o dunk é muito mais importante do que o choque térmico, e ficar sem essa etapa não atrapalhará seu cultivo, inclusive, alguns cultivadores apontam esta etapa como desnecessária, portanto isso fica a seu critério.

4-Após esse tempo, retire o bolo submerso e o role bem sob um local com vermiculita. A ideia aqui é realmente empanar o bolo na vermiculita. Esse processo, o roll, é realizado para fornecer um meio termo entre o micélio e o ambiente, atuando como um fonte de retenção de água da atmosfera do terrário para o micélio, ajudando seu bolo contra o ressecamento. A vermiculita não vai se capaz de preencher seu bolo por completo, e está tudo bem assim.

 

aniversariar bolo pf tek aniversariar bolo pf tek aniversariar bolo pf tek

5.Inserir o bolo no terrário.

 

Ao longo do tempo, você preparou, esterilizou, inoculou, incubou e aniversariou seu bolo PF Tek; agora sua colônia está submetida em condições de frutificação e de 7 a 14 dias você terá seus cogumelos prontos para serem colhidos. Então aproveite! Ver seus cogumelos se desenvolvendo é um momento de admiração e de alegria por todo tempo, trabalho e cuidado aplicados ao cultivo.

Após a colheita, você terá algumas opções sobre o que poderá fazer parte dos seus cogumelos; se você vai secá-los, tirar carimbos de esporos ou cloná-los. Ou um pouco de todas essas possibilidades. Com isso então, no nosso próximo artigo vamos ensinar você como desidratar e armazenar de maneira devida seus cogumelos, permitindo que eles possam ser conservados por um longo período de tempo, de uma maneira que não afete sua qualidade.

Showing 4 comments
  • Jorge
    Responder

    A vermiculita precisa estar esterilizada para “empanar” o bolo?

    • Maria Joana
      Responder

      Com certeza amigo!

      • Yan
        Responder

        Como faz o processo de esterilização a seco dela? Tô na fase de frutificação tô meu, tô fazendo uma casing, mas usei 2/3 de água num copo e 1/3 de vermiculita e coloquei na panela de pressão, como esterilizar ela sem molhar daí?

        • Maria Joana
          Responder

          A esterilização a seco é um método comumente utilizado para preparar substratos ou materiais sem adicionar água. Para esterilizar a vermiculita no processo de frutificação da sua casing, siga os passos a seguir:

          1-Prepare os materiais: Certifique-se de que a vermiculita e todos os outros materiais que serão utilizados estão limpos e secos.
          2-Disponha a vermiculita: Coloque a vermiculita em uma camada uniforme em um recipiente adequado para a esterilização. Pode ser um recipiente de vidro, pirex ou mesmo uma bandeja de alumínio coberta com papel alumínio.
          3-Cubra o recipiente: Cubra o recipiente de vermiculita com papel alumínio ou uma tampa que possa ser vedada. O objetivo é evitar a entrada de qualquer umidade durante o processo de esterilização.
          4-Esterilização: Coloque o recipiente de vermiculita no forno pré-aquecido a uma temperatura adequada para a esterilização. Normalmente, a temperatura deve ficar em torno de 160°C a 180°C (320°F a 356°F). Mantenha a vermiculita nessa temperatura por cerca de 2 horas para garantir a esterilização completa.
          5-Resfriamento: Após o tempo de esterilização, desligue o forno e deixe a vermiculita esfriar dentro do forno antes de retirá-la. O resfriamento lento evita a contaminação do material.
          6-Manuseio: Uma vez que a vermiculita esteja fria, manuseie-a com cuidado, evitando a entrada de qualquer umidade ou contaminação.

          Com esse método de esterilização a seco, você pode usar a vermiculita esterilizada na sua casing durante a fase de frutificação sem adicionar água, pois ela já estará pronta para ser usada com segurança e livre de contaminação.

          Lembre-se sempre de manter um ambiente limpo e higienizado durante todo o processo para evitar contaminações indesejadas. A esterilização adequada é essencial para o sucesso do cultivo de cogumelos.

Deixe um Comentário

Start typing and press Enter to search