5 importantes parâmetros na frutificação dos cogumelos

 Em Artigos, Artigos Enteógenos

Assim como qualquer outro organismo cultivável, os cogumelos exigem certos parâmetros ambientais para poderem expressar seu potencial genético durante a frutificação, ou seja, durante a formação dos cogumelos. São basicamente 5 parâmetros que devemos prestar atenção no momento da frutificação dos  cogumelos e que variam de espécie para espécie, portanto sempre estude os parâmetros ideais da sua espécie antes de dar início a qualquer etapa do cultivo. Vamos conferir!

Oxigênio: um dos principais gatilhos de frutificação dos cogumelos

Na frutificação dos cogumelos, os níveis de oxigênio devem estar mais elevado do que os níveis de CO2. Dessa maneira, o fungo vai achar que ele chegou na superfície do solo, ou dos troncos de madeira e vai entender que é possível produzir seus cogumelos Basicamente enganamos ele simulando o que ocorre na natureza. Outro ponto importante é que os contaminantes prosperam em ambientes ricos em CO2, então elevados níveis de oxigênio na frutificação servem como uma prática preventiva contra contaminantes.

Luz: estimula o desenvolvimento dos primórdios e também direciona o crescimento do cogumelo

Cogumelos não fazem fotossíntese, mas seu crescimento é beneficiado com a presença de luz. A luz ideal para o cultivo de cogumelos é a de 6500 K e alguns experimentos indicam que a o espectro azul favorece o desenvolvimento dos primórdios.

Importância da umidade na frutificação dos cogumelos

A umidade alta no início da frutificação é um fator importantíssimo para o desenvolvimento dos nós hifais, que precedem os primórdios, afetando diretamente o pinset. Umidade baixa no início da frutificação tende a causar abortos e consequentemente uma queda na produção. Durante a maturação dos frutos, a umidade pode ser reduzida sem problemas.

Circulação de ar como gatilho na frutificação dos cogumelos

As correntes de ar, por mais leves que sejam, e que passam pela superfície do substrato, promovem uma evaporação das gotículas da superfície do substrato e atuam também como um gatilho de frutificação. Além disso, a circulação de ar dentro do sistema de cultivo evita a formação de bolsões de CO2, desfavorecendo o desenvolvimento de contaminantes, pois eles preferem um ambiente com ar estagnado.

Temperatura: choque térmico no início da frutificação dos cogumelos

Manter a temperatura adequada da espécie que está sendo cultivada é um ponto importantíssimo para que seu cogumelo se desenvolva em plenitude. Algumas espécies se beneficiam de um choque térmico no início da frutificação. Esse choque térmico simula a mudança da estação e faz com que o fungo entenda que o ambiente vai se tornar desfavorável a ele, fazendo assim com que o mesmo direcione energia para a produção dos cogumelos.

 

Saiba como cultivar de cogumelos mágicos em casa baixando nosso guia de cultivo:

Guia de Cultivo de Cogumelos Mágicos: Comece já sua produção psicodélica

Deixe um Comentário

Start typing and press Enter to search