Sidepins no cultivo de cogumelos em monotub, saiba como evitar

 Em Artigos Enteógenos, Dicas de Cultivo

Sidepins ! Alguma vez no seu cultivo de cogumelos você já se deparou com aqueles cogumelos que nascem entre o substrato e o recipiente no qual o substrato está inserido? Esses cogumelos que nascem ali, prensados entre o substrato e o recipiente são conhecidos como “sidepins”.

Ter sidepins no seu cultivo não é algo bom de se acontecer. Primeiramente pelo fato de que ali vai estar se desenvolvendo um cogumelo que você não vai poder colher e guardar para si. Em segundo, que por você não poder colher ele, ele vai ficar ali parado podendo morrer, envelhecer e se tornar fonte de alimento para outros microrganismos: coisa que você não quer que aconteça no seu cultivo de cogumelos.

Porém nem tudo está perdido, pois estes sidepins podem ser evitados. E é isso o que vamos ver no artigo de hoje: o do porque esses cogumelos surgem ali e como evitar eles.

Como surgem os sidepins

Os sidepins, assim como qualquer cogumelos, surgem quando estão em contato com todos ou alguns gatilhos de frutificação: luz, umidade alta e oxigênio. E é esses três parâmetros que precisamos atacar para evitar com que esses sidepins ocorram.

Você também precisa saber que se seu monotub está tendo sidepins, é porque as condições de superfície de seu substrato não estão muito boas. Pense: porque o fungo iria preferir frutificar em um local apertado todo deformado se ele poderia nascer normalmente para cima, como deveria ser? E a resposta é porque as condições ali estão melhores do que na superfície. Então, pegando este embalo, vamos ver como evitar os sidepins!

Como evitar sidepins

1 – Mantenha a boa umidade na superfície do seu substrato.

A formação de nós-hifais, que formarão os pins é algo TOTALMENTE dependente de umidade, portanto, se você está deixando a superfície de seu substrato secar de mais, o fungo vai desenvolver cogumelos aonde estiver mais umidade: nos cantos.

2 – Evite o contato da luz na lateral de substrato

Por isso a prática de pintar a base da caixa de preto, ou passar alguma fita opaca ou até utilizar lonas/sacos de lixo pretos na base do monotub é tão comum. Isso impede que a lateral do substrato entre em contato com a luz. Luz essa que é um fator estimulante para a formação de pins.

3 – Dê uma LEVE compactada no substrato

Quando estiver misturando sua semente com seu substrato bulk, vale a pena ir dando LEVES compactadas no substrato para evitar com que ele, ao ser colonizado, encolha e crie espaços livres entre as laterais do substrato e a parede do seu recipiente. Fazendo isso, o fungo vai preferir frutificar onde tem mais espaço para ele crescer, ou seja, na parte de cima. Porém, nada disso vai funcionar se você estiver fornecendo más condições de superfície em relação a umidade. Se a umidade da superfície de seu substrato estiver ruim, o micélio vai querer frutificar em qualquer lugar onde tenha umidade, mesmo que seja de baixo do bloco.

Olhe a imagem abaixo para ver que é possível criar um monotub sem sidepins, sem nada para tapar a luz do substrato, apenas dando uma compactada no substrato e mantendo boas condições de superfície.

Eai, sacou como esses sidepins surgem e como evitar eles? É importante que você dê boas condições ambientais para seu fungo para que ele possa expressar todo seu potencial, lembre-se sempre de que um ambiente ruim é igual a um resultado ruim!

Deixe um Comentário

Start typing and press Enter to search