Extração de BHO, passo a passo de como fazer extração de cannabis

 Em Dicas de Cultivo

Extração de BHO (Butane Hash Oil ou Butane Honey Oil) é uma extração concentrada de cannabis que possui uma concentração de THC de até 90%, tornando-se o concentrado de cannabis mais potente do mundo. É usado para criar tratamentos tópicos, óleo para vaping, comestíveis e vários outros produtos de cannabis.

Seu nome deriva de um hidrocarboneto leve chamado Butano. Esse processo de extração remonta à década de 1970 e, como o butano é muito inflamável, pode ser muito perigoso se não for feito corretamente.

Graças aos solventes de hidrocarbonetos, o BHO revolucionou a forma como as extrações são feitas. Os canabinóides são extraídos sob pressão com butano utilizando materiais exclusivos disponíveis na Green Power. Quando em contato com a planta de cannabis, o gás butano provoca a extração de THC e terpenos na matéria vegetal. Diferentes processos podem resultar em diferentes texturas, desde óleos e ceras até uma forma dura e quebradiça chamada shatter. O uso de BHO em suas muitas formas é normalmente chamado de dabbing.

 

Como é feita a extração de BHO?

 

O BHO é feito com uma versão de gás butano de alta pureza, de 9x ou superior. Durante o processo de extração do BHO, o gás butano passa pela cannabis em um cilindro separando canabinóides e terpenos da matéria-prima da planta de cannabis.

 

Qual melhor butano para a extração de BHO?

 

Apesar do gás butano ser facilmente encontrado em diversos lugares, existem muitos tipos diferentes de butano comercial. Você pode encontrar latas baratas de recarga de fluido de isqueiro que são butano, mas essas não são as melhores.

É importante encontrar butano de grau puro que não seja misturado com outros constituintes, como propano ou isobuteno. Se você não tiver certeza, um truque simples é borrifar uma quantidade generosa sobre um espelho e esperar cerca de 10 minutos para que evapore. Deixou resíduos ou marcas? Algum cheiro suspeito persistindo? Ou evaporou completamente? O butano de boa qualidade não deixa resíduos. Isso é importante, pois você não vai querer fumar nenhum resíduo químico junto com o óleo.

Dica de segurança na extração doméstica: procure sempre fazer extrações em pequenos lotes, pois permite reduzir a quantidade de gás explosivo usado.

 

Extração de BHO com extrator aberto

 

Um método caseiro de fazer BHO, que os extratores comerciais evitam, é chamado de jateamento com extrator aberto. Utiliza uma técnica considerada perigosa e esbanjadora. O perigo vem do fato de o equipamento utilizado utilizar o solvente inflamável Butano, que pode se acumular em uma sala e cair no chão. À medida que o butano se acumula, qualquer dispositivo que produz faíscas nas proximidades, mesmo algo tão básico como uma lâmpada conectada a uma tomada elétrica, pode causar uma enorme explosão.

Pode-se usar extratores de aço inoxidável, bem mais seguros e resistentes, porém mais caros. Outra opção são extratores de vidro, porém tem risco de rompimento devido a pressão. Normalmente esses são mais utilizados devido a seu baixo custo.
A Green Power recomenda sempre o de aço, por ser indestrutível e garantir maior segurança ao grower no momento da extração.

 

Passo a passo da extração de BHO

 

  1. Primeiro, reúna seus suprimentos: pelo menos 25g de matéria vegetal, um triturador, pelo menos duas latas de butano líquido, um tapete de silicone, uma travessa de vidro para fazer um banho-maria, pinça de metal, pote de silicone e um cilindro de extração BHO.
    kit extrator de bho

    kit extrator de bho

  2. Triture a matéria vegetal na quantidade desejada. Triture bem fino, mas não aponto de virar pó.
  3. Em seguida, coloque a matéria vegetal dentro do tubo de extração de butano. Agite levemente o extrator para assentar o material, mas não a ponto de compactar pois precisa ficar solto no tubo, a intenção é que o butano sature cada pedaço de erva.
  4. Agora insira o bico de uma lata de butano no único orifício na parte superior do extrator BHO. Despeje as duas latas no cilindro. Uma resina marrom-esverdeada escorrerá pelo filtro na parte inferior do extrator. Deixe isso cair no tapete de silicone.
  5. Coloque o tapete de silicone na travessa de vidro e purgue todo o butano fazendo o procedimento de banho-maria. Deixe a água ferver por pelo menos uma hora até que todo o butano líquido tenha evaporado. Você saberá que esta parte do processo de extração do BHO é feita quando não houver mais bolhas na resina restante.
  6. Em seguida, assim que esfriar, retire a resina pegajosa do tapete de silicone usando a pinça de metal. E finalmente, transfira o óleo para o pote de silicone. Este é o seu produto final, óleo de haxixe butano.

 

Sistemas de extração de BHO de circuito fechado

extrator de bho profissional

extrator de bho comercial

Quando o BHO é feito em grandes quantidades, as técnicas de extração de butano em circuito fechado são mais frequentemente usadas. Existem vantagens do sistema de circuito fechado. Em particular, não há aberturas para vazamentos de gás inflamável.

Na extração em circuito fechado, o solvente butano é carregado em um tanque pressurizado. A cannabis é colocada em um tubo de extração e o butano (que é limpo, sem sabor ou cheiro) é passado pela planta para extrair os terpenos e outros elementos da cannabis.

Vale ressaltar que, embora este sistema seja mais seguro do que as técnicas em extrator aberto, ainda devem ser tomadas precauções rigorosas para evitar erros e acidentes.

 

 

 

Dica do grower #1:

A resina de cannabis pode passar pelo filtro final como uma cor amarela translúcida no início. Quando o material que passa tem uma tonalidade clara, é hora de parar de bombear o solvente para a extrator.

Dica do grower #2:

Prenda a umidade da matéria vegetal congelando-o para evitar que a água atue como solvente para substâncias solúveis em água, o que pode extrair mais compostos indesejáveis de clorofila que podem tornar seu extrato ruim.

Showing 23 comments
  • Nardel
    Responder

    Massa, e o Butano, o q sobra na flor, é possível fazer mais uma em alcool ou gordura.

    • Maria Joana
      Responder

      É possível sim amigo, não vai ser o mesmo rendimento, mas provável conseguir extrair algo!

    • Pedro amorim
      Responder

      Quando faço, após o BHO uso a matéria para fazer haxixe com álcool de cereais e o rendo é 1g de BHO pra 1g-1,5g de haxixe

    • Weberson
      Responder

      Faço sempre com prensado + numca fica amarelo

      • Jonas
        Responder

        Brota no Serrão

  • Delta d2
    Responder

    Onde comprar essas máquina? Moro no Paraguai e quero fazer algo de bommm

  • Victor Hugo
    Responder

    Qual seria um rendimento médio usando flores de ~20% THC? Quantas gramas de BHO que consegue pra quantas gramas de flores, mais ou menos?

    • Maria Joana
      Responder

      O rendimento médio de BHO (óleo de butano) que pode ser obtido a partir de flores de cannabis com aproximadamente 20% de THC pode variar consideravelmente de acordo com o método de extração, a qualidade das flores e a experiência do extrator. No entanto, é possível fornecer uma estimativa geral.

      Uma regra prática comumente utilizada para estimar o rendimento de BHO é calcular cerca de 20% a 25% do peso das flores secas em óleo concentrado após o processo de extração. Portanto, se você começar com 10 gramas de flores com 20% de THC, pode esperar obter aproximadamente 2 a 2,5 gramas de BHO.

  • Victor
    Responder

    Quanto tempo eu tenho que deixar o bho curar? Sem a panela de vácuo
    com 15 dias já é seguro ?

    • Maria Joana
      Responder

      Oi Victor, valeu por estar aqui interagindo conosco!

      Vamos a sua dúvida, se você não possui uma panela de vácuo para ajudar na cura, deve ainda sim fazer um processo de cura básico, isso leva mais tempo e é menos eficaz. Geralmente, a cura sem vácuo envolve a exposição do BHO a ar fresco em uma área de temperatura em torno de 20°C a 25°C. Essa faixa de temperatura é considerada suficientemente baixa para evitar a volatilização excessiva dos compostos desejáveis e alta o suficiente para permitir a evaporação lenta dos solventes.

      Quanto ao tempo de cura, 15 dias podem ser suficientes para uma cura básica. Entretanto, sem uma panela de vácuo, o processo pode levar mais tempo para atingir a mesma qualidade de cura que seria obtida com vácuo. Alguns growers clientes aqui da Green optam por curar BHO por até 1 mês, mas isso depende das condições e da paciência. Podes sim deixar só 15 dias, mas quanto mais tempo melhor!

      Boa extração ai! abxx

  • Alex Cubos
    Responder

    Pode fumar o que sobra da flor (após extração com bho) ou é tóxico?

    • Maria Joana
      Responder

      Faz isso não amigo, jogue fora!
      Pois a extração remove os canabinoides e terpenos da planta, deixando para trás material vegetal pobre em princípios ativos e potencialmente contendo resíduos de solventes.
      Aproveite sua extração de BHO, bem mais TOP!
      Jah Bless!

  • Paulo
    Responder

    Como faço pra ficar com a textura de haxixe ?? Não de óleo?

    • Maria Joana
      Responder

      A obtenção da textura desejada pode envolver um pouco de experimentação amigo. Você pode precisar ajustar o processo de extração, a purga e outros fatores para alcançar a textura que você está procurando.

  • Lucas
    Responder

    Como faço pra deixar na consistência ideial pra canetinha? Alguém já tentou?

    • Maria Joana
      Responder

      Claro amigo, essa prática é muito utilizada! Inclusive vendemos cartuchos vazios para fazer essa operação!
      Tem um passo a passo, segue:

      1-Purgue o BHO.
      2-Coloque o BHO em uma bandeja de silicone e o aqueça em um aquecedor de pratos ou banho maria para aquecer suavemente o BHO mantendo a temperatura abaixo do ponto de ebulição do THC (aproximadamente 157°C) para evitar a degradação dos canabinoides.
      3-Mexa o BHO suavemente enquanto aquece, pois isso ajudará a dissipar eventuais bolhas de ar.
      4-Quando o BHO estiver na consistência desejada (um líquido viscoso), adicione cuidadosamente terpenos de cannabis à mistura. A quantidade de terpenos depende do seu gosto pessoal e da consistência desejada. Comece com uma pequena quantidade e adicione mais conforme necessário.
      5-Misture o BHO e os terpenos completamente para garantir uma distribuição uniforme. Mexa até obter uma consistência homogênea.
      6-Deixe a mistura esfriar até a temperatura ambiente e use uma seringa para transferir a mistura para o cartucho vazio.
      Todos os materiais necessários vc encontra na Green Power!

      Bom trampo ai na função!

  • Renan
    Responder

    A matéria tem que está seca ou posso colhe, congelar e depois fazer o processo ?

    • Maria Joana
      Responder

      Olá Renan, obrigado por vir aqui interagir conosco!

      Na extração de BHO é importante que a matéria vegetal esteja bem seca antes de realizar o processo de extração. A umidade presente nas flores de cannabis pode afetar negativamente a qualidade do extrato e aumentar os riscos associados à extração com solventes inflamáveis, como o butano.

      Boa extração ai!

      • RAFAEL
        Responder

        valeu brigado entao melhor esperar secar as plantas kkk

  • Luis
    Responder

    Muito bom !! Obrigado pelo conhecimento, podem dizer como faz para alcançar outras texturas ?

    • Maria Joana
      Responder

      Olá Luis, obrigado pela audiência. Sobre a sua pergunta, a textura do produto final (como cera, shatter, budder, etc.) pode ser influenciada por vários fatores durante o processo de extração e purificação:

      1-Tempo de Purga:O tempo de purga, que é o processo de remover o residual de solvente, pode afetar a textura final. Um tempo de purga mais longo pode resultar em uma textura mais firme, enquanto um tempo mais curto pode levar a uma textura mais viscosa.

      2-Temperatura de Purga: A temperatura durante o processo de purga é crucial. Temperaturas mais baixas podem resultar em texturas como “shatter”, enquanto temperaturas mais altas podem produzir “budder” ou “wax”. Experimentar com diferentes temperaturas pode levar a diferentes consistências.

      3-Agitação ou Aeração: A agitação durante o processo de purga pode influenciar a textura final. Agitar ou arejar a mistura durante o purga pode resultar em uma textura mais “budder”.

      4-Strain e Maturação da Flor: A strain de cannabis utilizada e o estágio de maturação das flores também desempenham um papel importante na textura do BHO. Cepas diferentes podem produzir texturas diferentes.

      5-Uso de Aditivos: Algumas pessoas optam por adicionar agentes espessantes ou estabilizadores durante o processo, o que pode influenciar na textura final.

      6-Qualidade dos Equipamentos: Utilizar equipamentos de qualidade e técnicas adequadas de extração e purificação é fundamental para obter produtos de alta qualidade com diferentes texturas.

      7-Armazenamento: O modo como o BHO é armazenado após a produção também pode influenciar sua textura. Condições específicas de armazenamento podem levar a mudanças na consistência ao longo do tempo.

      Para maiores informações, temos o livro da Universidade Oaksterdam na Califórnia, do módulo de extração, se chama Beyond Buds Next Generation, Marijuana Concentrates and Cannabis Infusions, disponível em nossa livraria.
      Vale muito a pena ler, e mais além, se matricular nesse curso para se certificar para o futuro brilhante que a Cannabis ainda vai ter no mundo todo!

      Jah Bless

Deixe um Comentário

Start typing and press Enter to search