Cultivo de Cogumelos em Casa, conheça 3 Possíveis Formas de Começar

 Em Artigos Enteógenos, Dicas de Cultivo

Cultivo de cogumelos em casa, esse artigo é voltado para quem quer cultivar seus cogumelos pela primeira vez e está buscando alguma informação que lhe dê um direcionamento para qual lado deve ir, quais possíveis caminhos existem e como cada caminho deste funciona. Vamos ver aqui todos os possíveis espectros do cultivo: desde àquele em que o cultivador vai apenas ver seu cogumelos crescerem até àquele em que todos os processos do cultivo vai depender da ação do cultivador.

Apenas frutificar o cultivo de cogumelos

A primeira das três possíveis formas de começar seu cultivo de cogumelos em casa é a forma mais rápida e também a forma mais a prova de erros. Para apenas frutificar seus cogumelos, o cultivador vai precisar obter um substrato já completamente colonizado pelo micélio do fungo desejado, independente de qual seja ele.

As formas mais comuns de se encontrar substratos colonizados pelo micélio são através de bolos PF Tek, casings e blocos de cultivo. Nessas três possibilidades, vai caber ao cultivador apenas receber o substrato colonizado e colocá-lo em condições de frutificação. Fazendo isso, é só uma questão de tempo até o cultivador começar a ver seus cogumelos. Apesar de ser a forma mais a prova de erros, não desdenhe de seus cogumelos largando-os em qualquer lugar pois dependendo da sensibilidade da espécie obtida os cogumelos não irão se desenvolver caso não forem expostos à condições de frutificação adequadas.

Montar o bulk e frutificar o cultivo de cogumelos

Em segundo, vem a possibilidade de cultivar seus frutos fúngicos com um passo a mais do que apenas frutificar. Aqui, cabe ao cultivador obter uma semente de cogumelo (spawn) e partir daí.

Tendo a semente em mãos, o cultivador vai ter que preparar seu próprio substrato bulk, onde iremos jogar nossa semente. Pode ser tanto um substrato voltado para cultivo de cogumelos mágicos como também o substrato a base de serragem voltado para o cultivo de cogumelos comestíveis; isso quem vai decidir é o cultivador e o que ele almeja.

Após preparar seu substrato bulk o cultivador vai precisar tratar ele térmicamente para poder reduzir ali a quantidade de microrganismos. Isso pode ser feito através da esterilização ou através da pasteurização. De novo, isso vai variar conforme o que o cultivador pretende cultivar.

Com o substrato devidamente tratado, basta ao cultivador inocular ele com a semente do seu cogumelo e mandar o substrato para a colonização pelo micélio. Após completamente colonizado, o cultivador vai colocar  seu substrato colonizado em condições de frutificação para que os cogumelos possam se desenvolver.

Produzir a semente, montar o bulk e frutificar o cultivo de cogumelos

Note que vendo agora as 3 possíveis formas de cultivo de cogumelos em casa estamos sempre indo uma etapa para trás no processo: primeiro iniciando com o substrato colonizado, depois criando esse substrato colonizado através do uso da semente e agora vamos ver que é possível criar a semente que vai inocular o substrato.

Para criar seu próprio spawn (semente de cogumelo) o cultivador vai precisar obter algum inóculo inicial como, por exemplo, uma placa de petri ou uma seringa de cultura líquida micelial (CL). Sendo recomendado o uso de uma seringa de CL.

Com a sua CL em mãos, o cultivador vai precisar escolher um grão para hidratar, envasar e esterilizar. Esse grão – após hidratado, esterilizado e já em temperatura ambiente – vai ser inoculado com a cultura líquida micelial do fungo de interesse do cultivador e vai ser levada à incubação. Com o passar dos dias, a semente de cogumelo estará pronta, e, estando pronta, o cultivador vai poder preparar seu substrato bulk para ser colonizado e depois para ser frutificado.

Showing 2 comments
  • Andre Guinati
    Responder

    ola
    poderia fazer um tutorial sobre como conseguir os primeiras sementes apartir do Cogumelo de mercado
    ja tentei varias vezes só falhei ja fiz uma glove box mais mesmo assim parece que o micelio nao tem força para colonizar eu estou usando milho como grao inicial amanha vou tentar com arroz integral pois acho que o milho pode ser muito grande para iniciar

    • Flah
      Responder

      Porque não tenta, primeiramente com o bolo de PF TEK? Você pode fazer com Vermiculita + farinha de arroz integral e água. A proporção é, respectivamente, 2/1/1.

Deixe um Comentário

Start typing and press Enter to search