Dúvidas mais frequentes sobre cultivo em monotub parte 1

 Em Dicas de Cultivo

Cultivo em monotub, vamos abordar algumas dúvidas frequentes sobre esse modo de cultivo, visto que já cobrimos algumas dúvidas extremamente comuns quando o assunto é cultivo em bolo PF Tek. Técnica essa que é um pouco mais avançada mas que todo mundo é capaz de realizar. Como as dúvidas entre os cultivadores são muitas, seria impossível caber tudo em único artigo, por isso dividiremos em outros textos ao longo do tempo.

Lembrando a vocês cultivadores que tudo o que você precisa saber sobre monotub está descrito no nosso livro sobre cultivo de cogumelos que você pode encontrar na livraria da Green Power.

Qual o melhor local para colocar o medidor de umidade no cultivo em monotub?

O cultivo em monotub não precisa de medidor de umidade. O melhor parâmetro para ser analisado em relação a umidade em um monotub são as paredes, que devem estar condensadas, e a superfície da coloniza micelial, que deve estar repleta de micropartículas de água ao longo de toda superfície. O monotub ele foi desenvolvido para ser o mais auto regulável quanto possível e toda a umidade do cultivo deve vir da própria água existente no substrato. Se seu monotub está entrando em frutificação e as paredes estão secas, algo está errado, e provavelmente é o substrato com pouca água.

Qual o melhor substrato para ter o melhor rendimento no cultivo em monotub?

Essa é a pedra filosofal que todo cultivador procura. Mas se um excelente rendimento fosse dependente apenas do substrato seria ótimo, porém, a realidade é que o rendimento depende de diversos fatores e o substrato é apenas um deles.

O que podemos guiar vocês é que o simples é funcional: vermiculita e fibra de coco forma um excelente substrato fornecendo uma ótima estrutura física e uma excelente capacidade de retenção de água. Lembre-se: cogumelos são 90% água!! Muitos cultivadores acham que o segredo está na nutrição, mas assim se enganam. A nutrição ajuda, mas não é a chave principal de um bom substrato. Se quer mais nutrição no seu cultivo em monotub, adicione mais semente.

Qual a função do saco preto que costumam colocar no fundo da caixa do cultivo em monotub?

Este saco preto é chamado de “liner”. O liner serve para evitar o contato da luz com a parte lateral do micélio e impedindo assim com que sidepins apareçam. Sidepins são cogumelos que querem crescer entre o substrato e a caixa organizadora. Temos um artigo completo falando sobre sidepins. O uso do liner não é obrigatório. Cultivadores mais avançados não utilizam essa ajuda contra os sidepins pois já sabem preparar um monotub sem necessitar dele, porém, ele é recomendado para cultivadores iniciantes.

O liner pode ser substituído por uma pintura opaca no fundo da caixa, ou por fitas opacas. A intenção é tudo a mesma: impedir o contato da luz na parte lateral micélio e impedir com que este estímulo te traga pins em local indesejado.

 

Caso tenha alguma dúvida que gostarias que seja esclarecida, comente esse artigo que nossa equipe técnica terá o maior prazer em responder!

Bons cultivos!

Deixe um Comentário

Start typing and press Enter to search