Carimbo feito de esporos ou cultura líquida: qual a melhor maneira de começar o seu cultivo de cogumelos?

 Em Dicas de Cultivo

Carimbo feito de esporos é o melhor caminho para começar um cultivo em casa? É comum entre iniciantes no mundo dos cultivos de cogumelos achar que esse é o melhor caminho para começar seu cultivo, porém, os cultivadores mais experientes sabem que esse está longe de ser o melhor caminho. E neste artigo vamos te explicar os motivos do porquê disso.

Bem, primeiramente é bom entender por que é tão comum dentre os iniciantes o pensamento de que os esporos são a melhor forma de se iniciar. E isso acontece simplesmente porque como os esporos são o reservatório genético do fungo e, assim como ao pensar em plantar um vegetal nós pensamos em utilizar a semente, um iniciante no cultivo de cogumelos ao pensar em iniciar o cultivo pensa em esporos.

Vamos conferir alguns motivos do porquê os esporos não são nem de perto tão bons quanto uma boa cultura líquida de micélio para iniciar seu cultivo:

Carimbo feito de esporos apresenta grande variabilidade

Por serem provenientes de uma reprodução sexuada, o cultivo com esporos apresenta bastante variabilidade. Isso quer dizer que não vamos saber ao certo o desempenho do que vamos cultivar, já que cresceremos ali uma grande quantidade de fenótipos. É tipo uma roleta russa: pode dar bom ou pode dar muito ruim. Entretanto, os esporos são utilizados por cultivadores experientes para que através dessa variabilidade seja possível “caçar” diferentes fenótipos para isolar e fazer culturas novas. E isso ainda normalmente é feito através do uso de swabs, não de carimbos.

Já a cultura líquida é proveniente de um isolamento de um determinado fenótipo em placa de petri. Ou seja, veio de uma reprodução sexuada, cuja variabilidade se torna quase nula. Igual a fazer um clone a partir de um ramo de uma árvore: já sabemos o que está por vir.

Carimbo feito de esporos apresenta falta de esterilidade

Os esporos são coletados das lamelas do cogumelo. E o cogumelo está em contato direto com o ar do ambiente; ar este que não é estéril. Ao proceder com a retirada de um carimbo feito de esporos, estamos coletando ali esporos mas também estamos coletando um pouco de inóculos de outros microrganismos, que estavam ali simplesmente vivendo no ambiente onde os cogumelos estão crescendo. E lembre-se que os cogumelos, apesar de estarem em um local muito limpo, não estão em um ambiente estéril, que é um ambiente livre de contaminantes.
É preciso tomar muito cuidado para tirar um bom carimbo de esporos limpo. E é impossível tirar um carimbo de esporos estéril.

Já a cultura líquida, por ter a obrigatoriedade de ser desenvolvida em um ambiente estéril, você já sabe que aquela seringa com micélio está totalmente limpa, apenas com seu fungo de interesse. Se algo contaminar, foi algum erro que o cultivador cometeu.

Carimbo feito de esporos necessita ser inserido em uma seringa

Ninguém consegue cultivar com apenas o carimbo nas mãos. É preciso criar uma seringa de esporos a partir deste carimbo. Isso significa que o iniciante – alguém que tem pouca experiência com práticas assépticas – vai ser preciso realizar um procedimento delicado e que todo seu cultivo depende disso. E a realidade é que, para um iniciante, quantos menos passos forem feitos, menos chance de fazer algo de errado.

Com uma cultura líquida em mãos, basta com que o iniciante inocule seus potes. Alguém mais experiente e com bons equipamentos estéreis fez a seringa para ele.

Cultivo com carimbo feito de esporos leva mais tempo

O cultivo com carimbo de esporos demora mais para estar pronto. Isso porque o esporo, ao cair no substrato final, precisa ainda germinar, para então produzir as hifas, essas hifas precisam encontrar hifas compatíveis para realizar a cariogamia e então sim começar a colonizar o substrato com maior velocidade. Quando você usa uma cultura líquida de micélio em seu cultivo você já inicia a partir desse micélio mais vigoroso pronto para devorar o alimento.

Entendeu agora como o carimbo feito de esporos não é o melhor caminho para iniciar seu cultivo? Esperamos ter esclarecido um pouco esse recorrente julgamento de que os esporos é a porta de entrada. Agora você sabe que o melhor jeito de começar seu cultivo é com uma boa cultura líquida.

Deixe um Comentário

Start typing and press Enter to search