Como secar cogumelos mágicos recém colhidos de maneira correta?

 Em Artigos Enteógenos, Dicas de Cultivo

Um dos vários caminhos que um cultivador de cogumelos pode tomar após a colheita é secar cogumelos mágicos com a intenção de conservá-los. A conservação via secagem é um método fácil mas que requer alguns cuidados básicos para ser realizado com êxito, podendo ser direcionado tanto para cogumelos comestíveis, enteógenos ou medicinais.

Os cogumelos possuem em média cerca de 90% de água em sua constituição, o que quer dizer que 100 gramas de cogumelos frescos resultam em uma média de 10 gramas de cogumelos secos. Porém isso varia, cogumelos como o P. cubensis possuem 92% de água, enquanto o Ganoderma lucidum possui cerca de 75%.

Mas primeiro de tudo, preciso secar  cogumelos mágicos para conservar?

Por longos períodos de tempo, a resposta é sim! A conservação sem secagem, apenas via refrigeração dos cogumelos frescos consegue ser eficiente até cerca de 10 dias. Isso porque o cogumelo é uma estrutura de fácil decomposição por outros microrganismos, além de que em nenhum momento ao longo de seu desenvolvimento foi aplicado algum defensivo, então mesmo refrigerado ele não consegue manter sua qualidade por muito tempo, sendo o único jeito para conservá-los com qualidade (por um longo período de tempo) é a retirada total, ou quase total, da água existente nele, através da secagem.

E como secar cogumelos mágicos se eu não tenho um desidratador de alimentos?

Bem, é fácil… você pode ou construir uma secadora, ou utilizar apenas vento e dissecante para tal processo. Vamos partir do ponto que você não possui a necessidade de construir uma secadora você vai primeiro realizar uma pré-secagem colocando os seus cogumelos em frente a uma fonte de vento por cerca de 12 ou 24, variando conforme tamanho e quantidade das amostras. Criar esse ambiente com vento constante pode ser feito colocando-os em um túnel do vento disponível na Green Power. Dessa forma, o vento irá se concentrar apenas no interior do túnel. O princípio é básico: vento nos cogumelos por 12 ou 24 h, conforme necessidade.

túnel de vento para secar cogumelos

túnel de vento especial para secar cogumelos

Etapa 2: secar cogumelos mágicos com dissecante, sílica ou anti-mofo

Após essas 12 ou 24 h eles estarão com bem menos água, mas não estarão secos. Agora para finalizar o processo você precisa utilizar algum dissecante que retire a umidade do ambiente, como a sílica. E você tem duas possibilidades aqui: você pode utilizar um daqueles anti-mofo que se utiliza em armários para evitar mofo, ou você pode utilizar tanto sílica LARANJA quanto sílica de para gatos.

Para a opção do anti-mofo, é só colocar os cogumelos semi secos dentro de uma caixa fechada junto com esse anti-mofo; alguns dias depois seus cogumelos estarão completamente secos. Porém, aqui é importante escolher um produto sem aroma artificial, senão seus cogumelos irão ficar com o aroma do produto (para muitos isso não é um problema, para muitos isso é).

Para a opção da sílica laranja, basta pegar um recipiente com tampa (ou uma caixa), forrar a base do recipiente com a sílica, colocar jornal ou papel toalha acima da sílica (os cogumelos ainda não podem tocar a sílica) e colocar os cogumelos apoiados em cima da folha e fechar o recipiente. Após alguns dias seus cogumelos já estarão completamente secos. Aqui é muito importante que o recipiente esteja bem fechado para que não fique entrando umidade externa dentro do sistema. A intenção aqui é que o dissecante retire a umidade dos cogumelos e não que fique retirando umidade do ar que está entrando dentro do recipiente. Você vai notar que a sua sílica alaranjada agora está azul, e isso é completamente normal, ela fica azulada quando está hidratada, e para reutilizá-la basta colocar a sílica no forno até voltar a ficar laranja.

 

secar cogumelos mágicos com sílica

Fonte imagens: edabea

Agora já secos basta guardá-los dentro de um recipiente hermético como o Dark Vacuum e em um local fresco sem o contato com sol direto, sendo a geladeira uma boa opção para preservar mais ainda as propriedades medicinais dos seus cogumelos! Alguns cultivadores ainda colocam alguns saquinhos de sílica em gel junto ao recipiente para evitar que os cogumelos absorvam umidade do ar, mas isso não é necessário, portanto não se preocupe com isso.

cogumelos mágicos secos

Se quiser saber como iniciar um cultivo de cogumelos mágicos até chegar nessa etapa de secagem, leia a primeira matéria clicando nesse link.

Boa viagem!

Showing 30 comments
  • Maria berga
    Responder

    Na minha casa nasce o véu de noiva cogumelo fidido demais

    • Maria Joana
      Responder

      Legal, esse cogumelo para os homens é fedido, mas reza a lenda que o cheiro dá orgasmos as mulheres! 8)
      Existe até um estudo divulgado na publicação científica International Journal of Medicinal Mushrooms, em que os pesquisadores escreveram: “Os resultados sugerem a existência de compostos parecidos com hormônios em uma porção volátil do esporo que podem ter algum tipo de semelhança com os neurotransmissores liberados nos humanos durante as relações sexuais”
      Veja essa pesquisa em inglês aqui: ,2e5fc0e3182d70db,

  • Paulo Elias
    Responder

    Boa tarde galero, beleza ? Vim por meio desta ver se alguém sabe de alguma máquina para desidratar por ai boa e barata .. até uns 300 reais ? To achando umas muito caras e ja vi em algum fórum um site que passaram um barato mas não estou achando .. se alguém puder ajudar agradeco desde ja

    • Maria Joana
      Responder

      Montamos um túnel de vento para facilitar a secagem amigo, veja aqui:

  • Camila
    Responder

    Oi. Tem um e-mail de contato? Obrigada

  • Matheus shark
    Responder

    Tem alg6m metodo de secagem com papel amulinio e usuando um forno será posivel ?

    • Maria Joana
      Responder

      Olá! Não é o mais ideal amigo. Se você enrolar seus cogumelos no papel alumínio toda a água que queremos que evapore irá continuar ali dentro.
      Nunca vimos uma maneira de fazer com o forno, porém se seu forno chega a uma temperatura baixa de 60°C vale a pena tentar, creio que seja possível sim.
      Mas para isso evite temperaturas acima de 60°C e antes de levar eles ao forno deixe eles cerca de 12 h em frente ao vento para uma pré-secagem.
      Coloque um papel aluminio em uma forma e coloque eles dentro do forno em 60°C no máximo, deixando a porta do forno semi-aberta, não feche ela de jeito nenhum.
      Dá pra deixar alguma colher pau mantendo a boca do forno aberta.
      Depois de fazer isso nos conte como foi, estamos curiosos para saber!
      Desejamos um bom cultivo!

  • Marcelo
    Responder

    Cogumelos colhidos no ambiente devem ser higienizados antes do processo de secagem? Como o fazer? E seria a pscilocibina soluvel em alcool? Posso fazer tintura com alcool de cereais para usar em microdosagem? Valeu

    • Maria Joana
      Responder

      Algumas pessoas os limpam antes e outros os limpam depois. Basta raspar o substrato ou cortar um pedacinho do talo. Quanto a extração de álcool, não é possível pois esta substância é hidrosoluvel. Precisa ser em água.

  • Rafael
    Responder

    Os cogumelos mágicos, só nascem do esterno de vaca,existem outros no Brasil ,destes do esterco já usei muito ,é muito bom.

    • Maria Joana
      Responder

      Nascem também em esterco de cavalo, búfalos, bois e outros ruminantes amigo!

  • Danielle Ferrari Fabri
    Responder

    Esse “vento” pode ser um ventilador?

  • Rafael alves
    Responder

    Tem problemas se consumir o psilocybe cubensis sem desidratar???

  • Bruna Lomba
    Responder

    olá bom dia!! Será que se colocar na air fryer não daria certo? pois é um método que só utiliza ar!

    • Maria Joana
      Responder

      Não é uma boa ideia não… a air fryer é muito quente e vai estragar seus frutos.

  • Coagula
    Responder

    Sequei meus cubensis no ventilador e ficaram pretos.
    O que aconteceu?

    • Maria Joana
      Responder

      Não há como dizer amigo. Precisamos de mais detalhes. Deixou quanto tempo? Seu cogumelo estava muito molhado antes? Não é para ficar preto.

  • Lucas
    Responder

    Na onde eu acho os DISSECANTE, SÍLICA OU ANTI-MOFO para comprar obrigado pela dica☺️

  • Lucieliosilva5@gmail.com
    Responder

    Só podemos consumir desidratados? Qual a recomendação e como pode ser feito esse consumo. Chá?

  • Maria Eduarda
    Responder

    Colhi recentemente alguns amanitas e acabei acidentalmente molhando eles logo após a colheita… Queria saber se há algum perigo em comer?
    Eu sequei eles no sol e ventilador, secacaram apos 1 ou 2 dias e ficaram um pouco escuros, li sobre proliferar alguns fungos e bactérias quando molha o cogu, por isso a dúvida se pode comer ou não. Agradeço a atenção

  • Renato
    Responder

    Achei uma madeira com cogu muito parecido com os do esterco…seriam os mesmos que se desenvolvem no esterco???

  • Carlos Campos
    Responder

    Quando os cogumelos estão com larvas, o que fazer para poder comê-lo?eles soltaram esporos antes de ontem ou ontem no máximo,com quantos dias aparece no pasto dnv?

    • Maria Joana
      Responder

      Não achamos adequado o consumo de cogumelos do pasto. Primeiro pode ser que não seja o que tu procuras, e em segundo ele pode conter outras bactérias, fungos ou insetos que não farão bem para sua saúde! Cultive o seu próprio que é a melhor escolha!

  • Diogo
    Responder

    Comprei mas não quero usar agora, está seco e a vaco, quanto tempo posso guardar e eles continuarem com a mesma eficiência?

Deixe um Comentário

Start typing and press Enter to search