Clones de plantas e seus segredos, quais melhores galhos e datas certas para fazer clonagem?

 Em Dicas de Cultivo

Clones de plantas são feitos para proporcionar a manutenção da genética da mesma, significa tirar um galho dela e transformar numa nova planta igual à “mãe”, uniformizando e diminuindo um pouco o tempo de cultivo, além de proporcionar uma quantidade grande de plantas geneticamente iguais, que se desenvolverão da mesma forma e com o mesmo potencial.

Existem diversos métodos para fazer uma clonagem, alguns melhores e mais caros, outros não tão eficientes e mais baratos, ou seja, na hora de fazer clones não economize, utilize os melhores equipamentos para obter um resultado melhor. Dito isto, vamos relacionar alguns aspectos da clonagem que são importantes.

Retirada dos galhos que serão os clones de plantas

Primeiramente escolha os melhores galhos, já formados e com pelo menos 3 nós, só cortar nos galhos superiores, que são mais fortes e não utilizar os galhos mais baixos como os das podas de canela seca, por exemplo. Após a escolha dos galhos você deve fazer o corte no sentido diagonal e com um estilete ou gilete, não use tesoura, pois essa amassa a ponta cortada dificultando a entrada de água, já o corte diagonal aumenta a área por onde a água é absorvida. Logo após o corte os galhos devem ser mergulhados em água pura com PH neutro por 72 horas, para hidratarem bem, nesta hora você deve cortar as pontas das folhas maiores, para que não sequem durante a formação das raízes e não exijam tanta água.

Colocação dos galhos nos sistemas de clonagem

Após 72h na água as pontas de baixo dos clones devem ser embebidas em alguma solução enraizadora, existem várias e dependerá do grower escolher a que mais funcione para ele. Depois de embebidos os clones devem ser colocados no sistema de clonagem que será utilizado, podem ser espetados em lã de rocha ou células Jiffy e colocados em algum recipiente que fique umedecido com água. Podem também serem colocados num moderno sistema hidropônico/aeropônico de clonagem, onde ficarão até que as raízes comecem a se formar (dependendo do sistema escolhido isto pode levar de 5 a 10 dias). Nesta fase o grower deve acompanhar o desenvolvimento das raízes e verificar as folhas dos clones se estão saudáveis ou começam a amarelar (quando o clone não pega bem). Quanto mais rápida a formação das raízes, melhor.

clones de plantas raizes de clones de plantas

Retirada dos clones de plantas do sistema e plantio

Após a formação das raízes o grower deve plantar os clones em copos ou vasos pequenos para que se desenvolvam até serem transplantados para o vaso definitivo. Após esta fase já podem ser tratados como plantas na fase vegetativa, onde cada grower desenvolverá seu método para esta fase.

Datas corretas para retirada dos clones de plantas

Para uma clonagem com mais chances de sucesso, muitos growers utilizam um calendário lunar para determinar a data correta de retirada dos galhos até o transplante para os vasos, a cada ciclo lunar existe uma fase ascendente e uma descendente. Deve-se aproveitar uma janela de tempo onde o corte deve ser feito, geralmente alguns dias antes da lua cheia, fase em que a seiva se direciona para cima (ascendente), deixando os galhos mais fortes e nutridos, bons para o corte, depois quando estiverem na água o ciclo ascendente terminou e o descendente começa, empurrando a seiva para baixo e ajudando na formação das raízes. Assim como age nas marés dos oceanos, a lua também influencia todos os fluidos internos nos vegetais e animais do planeta, nas plantas “puxando” a seiva para cima ou “empurrando” para baixo, desta forma os nutrientes ficam mais concentrado e as partes diversas das plantas se desenvolvem de formas diferentes em cada fase lunar.

 

Dicas do grower:  Sempre pulverize os clones com água pura, todos os dias, isso os manterá bem hidratados até que as raízes estejam formadas. Os clones devem ser colocados na luz, nunca no escuro, com tempo de iluminação de fase vegetativa. Corte fora todas as folhas que forem ficando amareladas durante o processo.

Deixe um Comentário

Start typing and press Enter to search