Cannabis e Aquaponia: Tecnicas de cultivo Floating e Dual Zone

 Em Dicas de Cultivo

Agora que já foi visto alguns detalhes da aquicultura, passamos para os detalhes da hidroponia visando o estudo do cultivo de cannabis e aquaponia.

As plantas têm o papel de limpar a água para devolver para os peixes. Nesse processo podemos usar todas as técnicas de hidroponia: sistemas flutuantes, subirrigação, NFT, gotejamento, aeroponia, camas de cultivo e outros.

Cannabis e Aquaponia: Técnica Floating

Uma técnica de sucesso para cultivar cannabis em aquaponia é através do sistema de floating, onde as plantas flutuam em placas de isopor sobre uma espécie de piscina com a água do sistema. É muito importante saber dimensionar a área do cultivo de plantas, de maneira que a quantidade de nutrientes disponibilizados pelas bactérias todos os dias, esteja de acordo com a quantidade de plantas e suas necessidades nutricionais para o crescimento.

Um outro cálculo fácil para saber a quantidade de ração a ser ofertada aos peixes relacionado com a área para produção de plantas, é usar como base uma variação de 80 a 100 gramas de ração por dia para cada planta de cannabis, podendo variar conforme o tipo de sistema escolhido para as plantas.

Um erro frequente cometido por iniciantes é colocar muita comida para os peixes, pensando em acelerar o processo. Mas isso, fará que seja transformado em mais nutrientes e caso não tenha plantas suficientes para absorver os nutrientes disponíveis, eles irão ficar acumulados na água e ela não estará totalmente limpa para os peixes. Em questão de poucos dias os peixes irão parar de comer e todo o sistema começa a falhar.

Cannabis e Aquaponia: Técnica Dual Zone

Para o cultivo de cannabis medicinal se recomenda um sistema de “dual zone”, isso é, a água do sistema passa por uma cama de cultivo, onde são colocados os vasos com substrato inerte, assim ao mesmo tempo que as plantas se alimentam por baixo do vaso com a água do sistema, você tem a opção de adicionar nutrientes suplementares diretamente nos vasos de forma individual para cada planta.

Investimento inicial para cultivar cannabis e aquaponia

Esse é um fator importante para determinar o sucesso do cultivo. Existem hoje no mercado diversos sensores e equipamentos para automatizar todos os processos da produção e evitar problemas indesejáveis, mas se você não possui recursos para iniciar assim, pode adquirir experiência usando soluções baratas, além de contar com muita informação e vídeos disponíveis na internet.

Parece um pouco complicado no início, mas qualquer um pode operar um sistema aquapônico, o ideal para quem quer começar a produzir é aprender com um pequeno sistema improvisado para entender a dinâmica do processo. Uma solução é usar material reciclado para criar tanques, filtros, sump, camas de cultivos, etc. Um ferro-velho para um aquaponista entusiasta é quase um shopping center, mas lembre-se de sempre usar materiais que não liberam nenhum tipo de substância na água e que não tenham transportado produtos químicos.

Plásticos, lonas, bombonas de transporte de alimentos, caixas d’água são os mais vendidos no “shopping” para começar os primeiros experimentos, inclusive bombas de máquina de lavar-roupa também é uma solução econômica para os primeiros sistemas e são encontradas em ferro-velho facilmente, reciclar materiais é mais uma das vantagens de cultivar através da aquaponia.

Como disse antes, a qualidade da água é a chave para manter o sistema equilibrado, testes simples de aquário para medir amônia, nitrito, nitrato, ph, oxigênio dissolvido, ferro e outros, são algumas das ferramentas disponíveis para ajudar você fazer controlar a vida biológica do sistema e manter tudo em equilíbrio. E aí, está lembrando daquele aquário velho esquecido na garagem? ou aquela caixa d’água abandonada no pátio? Pode ser um começo para uma produção orgânica de comida e medicina de forma sustentável, educativa e consciente. Bora?

 

Série de artigos sobre aquaponia por Rodrigo Rosa

Diretor Executivo do Instituto Cannabis do Bem / Aquicultor / Cultivador

https://institutocdb.org.br/

Deixe um Comentário

Start typing and press Enter to search