A importância dos filtros e das bactérias na aquaponia

 Em Dicas de Cultivo

Continuando o artigo sobre como montar um sistema de aquaponia, deixaremos claro a importância dos filtros e das bactérias na aquaponia. 

É importante que o tamanho do filtro biológico acomode a quantidade correta de colônias de bactérias necessárias para fazer essa transformação dos resíduos em nutrientes em apenas 24 horas, e isso vai depender do substrato que será usado como fixador da colônia no filtro, pode ser desde argila expandida, pedaços de telhas, britas, tampinhas PET ou mídias especiais para biofiltros, cada substrato tem sua superfície de contato onde as bactérias criam suas colônias. Uma forma rápida e genérica para calcular a área de superfície necessária no filtro é que para cada kilo de ração ofertada por dia, precisa de pelo menos 100 litros de substrato no filtro para fixação dessas colônias de bactérias. 

 

A importância das bactérias na aquaponia

 

Também chamadas de bactérias nitrificadoras ou nitrificantes, elas convertem a amônia dos resíduos de peixe em nitratos, e assim as plantas são capazes de absorver e usar o nitrogênio para crescer.  

Este é um processo de duas etapas que acontece dentro dos filtros que são conectados depois do tanque de peixes: 

  • O primeiro, é um filtro mecânico responsável por armazenar a grande maioria dos sólidos produzidos pelos peixes, esses sólidos mais pesados tendem a ficar presos, decantando no fundo do filtro e por isso chamamos esse filtro de decantador. É nele que a grande maioria da sujeira fica, e por isso devemos pensar também na manutenção e limpeza periódica nesse filtro, a fim de manter a qualidade da água.  
  • A água que passa para o segundo filtro, é rica em amônia e precisa ser transformada em nitratos para que as plantas possam absorver. Então, é nesse filtro biológico que estão as colônias de bactérias benéficas responsáveis por ingerir amônia e convertê-la em nitrito e outras bactérias úteis que vivem no filtro, convertem esses nitritos em nitratos, que são alimentos benéficos que as plantas podem absorver e usar para crescer. 

Além disso, os resíduos sólidos acumulados e retirados do filtro decantador na sua limpeza periódica, também são transformados em biofertilizante através da vermicompostagem ou por processo de mineralização dos sólidos e são adicionados depois como suplemento para as plantas no sistema. 

 

Bactérias na aquaponia, convertendo detritos em nutrientes para plantas 

 

Depois que as bactérias fazem o trabalho de converter a amônia e os nitritos em nutrientes, as plantas vão absorver para crescer mais rápido e maior do que em qualquer outro tipo de sistema de cultivo e irão devolver a água limpa e rica apenas em oxigênio para o tanque dos peixes, e todo o processo começa outra vez. Isso acontece porque a aquaponia é um sistema fechado de recirculação de água, e de maneira sustentável e natural uma etapa depende da outra. 

Deixe um Comentário

Start typing and press Enter to search