Micorrizas: conheça os fungos e bactérias benéficas para as plantas

 Em Dicas de Cultivo

Aqui vamos abordar alguns organismos benéficos mais conhecidos para o desenvolvimento das plantas, caso das Micorrizas e Trichoderma. Também vamos citar tipos de bactérias que fazem esse trabalho.

Por incrível que pareça, nosso corpo abriga mais células bacterianas do que humanas. Embora surpreendente no quesito comparação, é sabido que a coexistência entre diferentes tipos de organismos não é apenas saudável, mas também essencial. Na natureza ou no mundo artificial dentro da estufa de cultivo, também existem interações entre organismos de diferentes espécies, algumas benéficas e outras nem tanto. A predação e o parasitismo, por exemplo, são interações positivas para uma das partes envolvidas (o predador e o parasita, no caso) e maléficas para a outra parte. Já os mutualismos são interações biológicas que trazem benefícios para ambos os organismos envolvidos, ou pelo menos não prejudicam nenhuma parte. Assim, com cooperação, ambos os seres aproveitam as vantagens de manter o outro por perto.

O que são e para que servem as micorrizas?

As micorrizas são fungos que vivem no solo com diferentes formatos e compartilham de uma relação simbiótica com as plantas por meio de suas raízes. São encontradas numa área das raízes chamada de rizosfera, delimitação de onde ocorre a absorção de água e nutrientes. Elas beneficiam as plantas em quatro principais aspectos :

  • Aumentam a superfície de absorção de nutrientes;

  • Realizam trocas de hormônios fúngicos e da planta;

  • Protegem as raízes de patógenos e predadores;

  • Melhoram a relação com água, inclusive reduzindo estresses por exemplo provocados pela seca.

As micorrizas são divididas em dois grupos: as ectomicorrizas e endomicorrizas. As ecto’s não penetram de fato nas raízes, estão bastante associadas à comunicação entre árvores nas grandes floresta temperadas e provavelmente não possuem relação com o crescimento de plantas indoor.

Há também muitos grupos dentro das endomicorrizas, mas as mais interessantes para o cultivo que tratamos aqui são as Arbusculares. Vamos chamá-las de AM Micorrizas. As hifas do fungo, responsáveis pelo seu crescimento vegetativo são semelhantes a galhos ou raízes e crescem posicionadas entre a membrana e a parede celular das células vegetais. Colonizam todo o espaço disponível nas raízes durante o crescimento e, quando maduras, armazenam por todo o seu comprimento vesículas que contêm lipídios e reserva energética para tempos de escassez.

Elas utilizam reações eletroquímicas para dissolver e absorver nutrientes, especialmente o fósforo (P), mas também alguns micronutrientes. Os nutrientes são entregues às plantas dentro das raízes e então as micorrizas absorvem açúcares e outros produtos vegetais liberados pelas raízes.

As AM Micorrizas produzem e liberam em abundância uma glicoproteína chamada Glomalina, molécula composta de açúcares e proteínas, hidrofóbica, termoestável e com 40% de Carbono. A glomalina permeia todos os componentes do solo e da matéria orgânica (areia, argila) e os une para formar pequenos pedaços de grânulos do solo chamados de agregados. Isso adiciona estrutura ao solo e é o primeiro passo no controle da erosão, evitando que o carbono armazenado no solo escape.

As micorrizas aumentam a absorção de nutrientes tanto física quanto quimicamente. Os micélios tem o diâmetro mais curto que o das raízes, logo maior área disponível para absorção. Além disso os fungos utilizam diferentes métodos nas raízes das plantas para tornar os nutrientes mais fáceis de serem absorvidos.

Além de proteger as plantas de patógenos, as AM Micorrizas as mantêm mais saudáveis e produzem compostos químicos que estimulam a planta a estarem preparadas para ataques de pragas. Por mais que levem algumas semanas para colonizar toda a planta, se inoculados, os esporos nas fases iniciais do cultivo irão se desenvolver conjuntamente com as raízes vegetais. Geralmente já estão presentes nos compostos para solo, mas você pode adquirir a terra com os esporos especificamente.

Alguns exemplos de fungos do tipo endomicorrizas que se dão bem com plantas de cultivo indoor: Glomus intraradices, Glomus mosseae, Glomus aggregatum, Glomus clarum, Glomus deserticola, Glomus etunicatum, Gigaspora margarita, Gigaspora brasilianum, Gigaspora monosporum.

Encontre micorrizas na Green Power.

Trichoderma

Trichoderma é um grupo de fungos presentes em praticamente todos os solos. Algumas espécies vivem livres enquanto outras também colonizam as raízes das plantas. Existem muitas variedades pois as células possuem mais de um núcleo, o que resulta em uma gama extensa de combinações genéticas possíveis.

O fungo cresce com longos filamentos, sempre procurando pelo alimento disponível, podendo atacar, parasitar e roubar o alimento de outros fungos. Utilizam de muitos mecanismos para atacar outros fungos e conseguir colonizar as raízes. Por isso, são conhecidas por proteger as plantas de praticamente qualquer ataque de outros fungos. Existem disponíveis no mercado substratos já inoculados tanto com Micorrizas quanto com Trichoderma.

Start typing and press Enter to search