Conheça os diferentes sistemas de cultivo indoor SCROG e SOG

 Em Dicas de Cultivo, Dicas Green Power

O cultivo outdoor possibilita que o tamanho e produção das plantas sejam maiores que no indoor. No entanto, existem algumas limitações no momento de iniciar o cultivo outdoor, como o clima, pragas, leis e preconceito. Dessa forma, muitos growers acabam optando por sistemas de cultivo indoor, que oferecem privacidade e menos riscos em relação aos fatores já citados.

Antes de determinar o método que será utilizado, é preciso que você defina algumas características que o seu grow terá:

✔️ Verificar se o cultivo será em substrato ou hidropônico/aeropônico

✔️ Estabelecer se serão usadas sementes ou se vai tirar clones da plantas mãe

✔️ Escolher se os nutrientes serão minerais ou orgânicos

✔️ Se as regas serão, ou não, automatizadas

Além disso, você deve fornecer a iluminação adequada e suficiente para que o cultivo possa obter crescimento e produção desejada – a luz insuficiente inviabiliza qualquer sistema de cultivo.

Confira os diferentes sistemas de cultivo indoor

Esses sistemas de cultivo vão possibilitar que as plantas aproveitem mais a iluminação – que não penetra nas partes baixas –  além de facilitar na hora de controlar o clima e as pragas. Os métodos são indicados para quem deseja ter maior produção em um período mais curto de tempo e que não podem realizar o cultivo outdoor.

1. Natural

A planta cresce naturalmente, maior e mais alta no galho principal, sendo menor nos adjacentes. Isso faz com que ocorra a produção de flores enormes na ponta do galho principal (os big buds) e menores nos demais. Neste sistema de cultivo, as plantas podem ser de variedades e tempo de floração distintos.

Para aumentar a produção floral, é preciso deixar que elas cresçam sem muitas podas, ao natural, cuidando apenas para que a sustentação de galhos seja efetiva – pode usar estacas, amarrações ou telas.

No caso de um cultivo extensivo no outdoor, deve optar por variedades com tempos de floração semelhantes e fazer todo o plantio ao mesmo tempo, para realizar uma única colheita

2. SCROG (Screen of green ou “manto verde”) ou SOG (Sea of green ou “mar verde”) 

Os growers que optam por esse método devem podar as plantas para que os galhos adjacentes tenham a mesma altura que o galho principal. Além disso, é necessário cortar os galhos mais baixos (canela seca). Dessa forma, a planta irá desenvolver de seis a oito galhos do mesmo tamanho e altura, que irão obter igual intensidade de luz e absorver a energia que seria consumida pelos galhos inferiores.

O nome “manto verde” é ainda mais visível quando as plantas, todas de mesma variedade e idade (costumam ser clones), são colocadas uma ao lado da outra com suas pontas estando praticamente no mesmo nível. Para que os galhos não dobrem devido ao peso das flores, coloca-se uma rede para que possam passar e firmar-se, formando um sistema uniforme.

3. Individual

No sistema de cultivo individual, as plantas devem ser podadas no topo, direcionando os galhos para que permaneçam na horizontal. Isso também deve ser feito com os galhos novos, para que formem uma base de galhos horizontais – brotando vários galhos verticais, podendo chegar entre 16 ou mais pontas de flores que tomam luz igualmente.

Por conta do elevado número de pontas, é necessário implantar estacas ou redes, para que não dobrem com o peso das flores. Além disso, você pode trabalhar com podas constantes para que as plantas assumam a forma desejada.

Independentemente da opção escolhida, é preciso direcionar a fase vegetativa de acordo com o método de cultivo. Isso pode ser feito através de podas específicas ou melhorando a sustentação da planta, deixando-as prontas para a fase de floração – onde o procedimento será aplicado. 

Outro ponto fundamental é que, exceto em casos de sistema natural ou individual, todas as plantas devem estar na mesma fase, idade e variedade, para que os procedimentos e colheita sejam realizados em todas ao mesmo tempo.

Quer entender mais sobre cultivo indoor? Acesse nosso blog e confira as dicas da Green Power.

 

Start typing and press Enter to search