Fase vegetativa: o que é e quanto tempo dura

 Em Dicas de Cultivo, Dicas Green Power

A 5ª etapa da cronologia do grow pede atenção especial à planta em crescimento

Algumas dificuldades são bem naturais para quem está iniciando o cultivo indoor. A  jardinagem comum possui regras distintas às do grow, o que leva os mais inexperientes a equívocos como regar em excesso ou fornecer pouca luz. Sem o desenvolvimento ideal, a planta pode acabar não dando o resultado que se espera.

Assim, a melhor forma para um grower ficar satisfeito e evitar prejuízos financeiros é conhecer e respeitar cada uma das sete etapas do cultivo: escolha da semente, germinação, brotamento, muda, fase vegetativa (clonagem), floração e colheita.

A fase vegetativa é particularmente importante para o sucesso do plantio. De duração variável, é na etapa que precede a floração que são tomadas decisões cruciais como o tipo de poda a ser aplicada e se a planta fornecerá ou não clones. Também é uma fase sensível a problemas – ataques de pragas e problemas de crescimento entre eles – que requer uma boa dose de cuidados a fim de manter o grow saudável.


Nutrientes necessários durante a fase vegetativa

A planta precisa de nutrientes em todas as fases de vida, especialmente os macronutrientes Nitrogênio, Fósforo e Potássio. O segredo para o sucesso do plantio é fornecer estes nutrientes em quantidade proporcional ao que a planta precisa de acordo com seu estágio de vida.

Durante a fase vegetativa, o macronutriente mais exigido pela planta é o Nitrogênio – o que não significa que ela não precise receber Fósforo e Potássio, ainda que em menor quantidade. A nutrição deve ser baseada nas devidas proporções de macro e micronutrientes que a planta precisa em cada fase – e você pode usar até mesmo restos de comida para conseguir isso.

Os nutrientes de menor importância também podem ser encontrados em compostos já preparados de micronutrientes. Todos eles – Magnésio, Enxofre, Cálcio, Manganês, Ferro, Zinco, Molibdênio, Cobre e Boro – contribuem para a boa saúde da planta em qualquer fase de sua vida.

Principais cuidados para essa fase do cultivo

Com a planta em franco crescimento, a fase vegetativa requer que você tenha alguns cuidados para que o desenvolvimento não seja prejudicado. É nesta etapa, por exemplo, que as pragas começam a atacar e prejudicar o crescimento da planta.

Outras questões a observar são o fornecimento de luz e de espaço, a quantidade de água ao regar e a execução correta da poda – além, é claro, da nutrição adequada.

– Espaço: verifique se a planta cresce na direção correta, mantém sua posição no vaso e ainda se ela não tomba;

– Luz: cuide para que a planta receba luz o suficiente todos os dias – com pouca luz, ela pode ter problemas de crescimento, ficar com os galhos exageradamente longos e com intervalos muito largos entre os nós;

– Pragas: as pragas são muito prejudiciais nesta fase e não permitem que a planta atinja seu potencial – monitore e cuide se houver sinal de contaminação no cultivo;

– Rega: nunca encharque o vaso ou você corre o risco de afogar as raízes da planta, o que as fará apodrecer e comprometerá o crescimento e a até a floração. Coloque um pouco de água todo dia, nunca um monte de uma vez só;

– Poda: cada corte produz um brotamento duplo – ou seja, dois novos galhos. Com mais pontas, nascerão mais flores e a produção será maior. Mas essa poda precisa ser direcionada de acordo com o tamanho e a semana de crescimento em que a planta se encontra, nunca deve ser feita cedo ou tarde demais;

– Nutrição: como já explicamos, a nutrição precisa ser equilibrada de acordo com as proporções de macro e micronutrientes que a planta precisa em cada fase – na fase vegetativa, é preciso dar uma atenção especial ao fornecimento de Nitrogênio.

Duração da fase vegetativa pode ser alterada conforme objetivo

Um fato determinante sobre a fase vegetativa é que seu tempo de duração varia de acordo com os seguintes fatores: objetivo do grower, tipo de poda, se a planta fornecerá clones antes da fase de floração, se serão trabalhadas técnicas de direcionamento ou se a planta crescerá naturalmente em sua forma original.

Assim, a fase vegetativa pode durar entre 3 e 8 semanas – ou até mais. No cultivo outdoor, por exemplo, vai depender da época do plantio. Se forem plantadas na época mais indicada (entre setembro e outubro), as plantas crescerão em fase vegetativa até o início de março, cinco ou seis meses depois.

Já as plantas-mãe, as fornecedoras contínuas de clones, vivem continuamente na fase vegetativa. Se bem manejadas e expostas à luz por cerca de 18 horas ao dia para que não entrem em floração, podem viver assim por meses ou até anos a fio. 

Quer conferir mais dicas e boas práticas para aplicar no seu cultivo? Acesse o nosso blog e confira os conteúdos!

Start typing and press Enter to search