Amortecimento de mudas, como identificar essa doença e evitar

 Em Dicas de Cultivo

Amortecimento de mudas é causado pelos fungos Rhizoctonia spp. e Fusarium spp., juntamente com o mofo aquático Pythiumspp.
Quando as mudas são infectadas raramente sobrevivem para produzir uma planta vigorosa. Muitas vezes, uma grande seção ou uma cabine de germinação e mudas inteira é morta.

Uma vez que as plantas têm folhas maduras e um sistema radicular bem desenvolvido, elas são mais capazes de resistir naturalmente ao fungo ou mofo que causa o amortecimento de mudas. Há um período crítico de crescimento entre o plantio e a maturidade, quando cuidados especiais precisam ser tomados para proteger as mudas sensíveis.

Uma grande variedade plantas podem ser afetadas pelo amortecimento. Folhas jovens, raízes e caules de mudas recém emergidas das sementes são altamente suscetíveis à infecção. Sob certas condições ambientais, o amortecimento de mudas por patógenos pode causar podridão radicular ou podridão da coroa em plantas maduras.

Como identificar os sintomas do amortecimento de mudas?

Normalmente as mudas não conseguem emergir do solo, mal conseguem sair das sementes, os cotiledones (as primeiras folhas produzidas por uma muda) e os caules das mudas são encharcados de água, macios, moles e podem ser descoloridos de cinza a marrom. Inclusive se caracterizam como caules bem finos e fracos, quase como fios quando infectados, as folhas jovens murcham e tornam-se verde-acinzentadas a castanhas.
As raízes estão ausentes, atrofiadas ou têm manchas afundadas marrom-acinzentadas e seu crescimento é semelhante a uma teia de aranha branca e fofa em partes de plantas infectadas sob alta umidade.

O que causa o amortecimento de mudas?

Todos os patógenos (fungos e bolores) responsáveis pelo amortecimento de mudas sobrevivem bem no solo e nos restos vegetais. Os patógenos podem ser introduzidos no cultivo de mudas de várias maneiras:

  • Vasos e ferramentas que foram usados em cultivos anteriores e não foram devidamente limpos podem abrigar os patógenos.
  • Esporos de Fusarium spp. e Rhizoctonia spp. podem ser soprados e transportados por insetos como mosquitos de fungo, ou se mover em respingos de água de irrigação.
  • Pythium spp. é frequentemente introduzido pelas mãos sujas, ferramentas contaminadas ou por extremidades de mangueiras que estiveram em contato com sujeira e detritos.

Uma vez introduzidos no cultivo, os patógenos de amortecimento de mudas se movem facilmente de planta para planta, crescendo através das cabines de germinação e clonagem, vasos ou pela água de irrigação compartilhada.

O solo do jardim geralmente contém pequenas quantidades de patógenos de amortecimento de mudas. Se você usar o solo do jardim para encher as bandejas ou vasos de mudas, poderá introduzir os patógenos que causam a doença nas condições quentes e úmidas, melhores para o crescimento das sementes. Sempre cultive com solo novo, a Green Power tem diversos tipos de solos para cultivo que te ajudarão a evitar esses problemas.

As sementes plantadas diretamente no jardim também podem sofrer com o amortecimento de mudas. A doença é particularmente grave quando as sementes são plantadas em solos muito frios para uma germinação ideal ou quando o clima fica frio e úmido após o plantio, resultando em germinação e crescimento lentos.
Os patógenos de amortecimento de mudas prosperam em condições úmidas e frias. E qualquer condição que retarde o crescimento das plantas aumentará o amortecimento. Pouca luz, excesso de água, sais altos de excesso de fertilização e temperaturas frias do solo estão todos associados ao aumento do amortecimento.

Prevenindo e controlando o amortecimento de mudas

Esterilize todos os vasos e bandejas usados ​​em uma solução a base de hipoclorito de sódio doméstica a 10%, deixando-os de molho por 30 minutos.
Use sempre um solo novo encher as cabines de germinação e clonagem e vasos de cultivo. Nunca reutilize solo usado em outros cultivos ou terra de jardim.
Limpe todas as ferramentas que serão utilizadas no plantio e manutenção das mudas e armazene-os em um local limpo quando não estiverem em uso.
Use uma almofada de aquecimento sob as bandejas para aquecer o solo a 20-14°C para a produção de plantas em cultivo indoor.
Previna usando um fungicida a base de cobre e enxofre direto nas sementes antes de plantá-las e uma vez por mês aplique em todo o solo do jardim.
Espere até que o solo do jardim atinja a temperatura ideal para germinação antes de plantar ao ar livre. Esta temperatura varia de acordo com a planta (veja a tabela abaixo).
Use uma mistura de substrato com boa drenagem. Água para mantê-lo úmido, mas não encharcado. Use vasos com orifícios de drenagem para garantir uma boa drenagem do excesso de água. Mantenha as mangueiras e as cabeças de água fora do chão.
Use água limpa e morna (20 – 25ºC) para regar mudas jovens. A água fria (10ºC) retarda o crescimento das plantas e aumenta a oportunidade de infecção.
Não aplique fertilizante nas mudas até que várias folhas tenham se desenvolvido, caso use solo inerte podes utilizar a bomba de nutrientes com guano de coelho e morcego misturado ao substrato para uma liberação lenta de fertilização.
Forneça 12-16 horas de luz de uma luz branca para crescimento de plantas na fase de mudas. A luz de uma janela não é suficiente.

Deixe um Comentário

Start typing and press Enter to search