Como fazer semente de cogumelo a partir de ágar? Agar-to-grain (A2G)
Semente de cogumelo se faz com a inoculação do substrato, mas o que significa isso?
Durante seus estudos, quando você se deparar com palavra “inoculação”, você tem que entender que é simplesmente o ato de jogar um pedaço estéril do teu fungo de interesse a ser cultivado para dentro de um recipiente com substrato apto a promover o bom crescimento desse fungo. Isso é inoculação. E o A2G (agar-to-grain) é simplesmente um dos vários métodos de inoculação que é possível de ser feito no cultivo de cogumelos visando a geração da semente de cogumelo.
Produzindo semente de cogumelo como matriz
O A2G acontece com o cultivador jogando diversos pedaços do micélio cultivado em ágar para inocular os grãos. A partir dessa metodologia é possível produzir pequenos potes de semente matriz, onde então você pode usar esses potinhos para produzir maiores quantidades de semente via grain-to-grain (G2G), replicando assim a mesma linhagem permitindo com que o seu cultivo seja mais homogêneo por ter partido da mesma matriz. Porém, se for de sua preferência, você já pode usar essa semente que foi feita pra inocular o teu substrato final, mas isso fica totalmente à seu critério, dependendo das suas condições de cultivo e também das suas intenções.
Grandes quantidades de semente de cogumelo a partir da inoculação
Quanto se trata de inoculação via ágar é comum a seguinte dúvida: é possível fazer grandes quantidades de semente a partir da inoculação via ágar? E a resposta é sim, porém, quanto maior a quantidade de grão a ser colonizado com teu ágar, uma maior quantidade de micélio cultivado em ágar deve ser utilizado para a inoculação. Dependendo da quantidade de ágar utilizado no procedimento, pode ser com que o tempo de colonização dessa semente seja maior também. Sempre existirá a relação entre a quantidade de inóculo utilizada X quantidade de grão a ser colonizado; isso será primordial quando a questão é quanto tempo demorará para colonizar toda a semente e termos assim a nossa semente de cogumelo em mãos pronta para ser utilizada em nosso substrato final.
Passo a passo para produzir semente de cogumelo via ágar
O procedimento para inocular um pote de grão via A2G é extremamente simples. Primeiro de tudo é preciso preparar um local propício para o procedimento, seja uma glovebox, still air box (SAB ou um fluxo laminar. Certo, agora que estamos em um local propício para a realização de procedimentos sensíveis a contaminação, basta com que a gente abra a placa de petri para então (com um bisturi estéril) cortar pedaços do micélio cultivado no ágar e jogar para dentro do grão, fechar o pote, mandar ele para a incubação e esperar colonizar por completo. Pronto, caso você tenha feito todo o procedimento de maneira correta, em algum tempo sua semente já irá ter se tornado seu spawn e estará pronto para o uso de G2G ou para inocular seu substrato final.
Gostaria de mais detalhes de como o fazer o líquido inoculante