Terrário para Cultivo de Cogumelo Mágico, como fazer?
Dando sequência da matéria anterior sobre incubação e frutificação de cogumelos, aprenda agora a construir um terrário para cultivo de cogumelo mágico facilmente, seu grow vai pra etapa final.
O que preciso para a fase da frutificação?
Vão se passar por volta de 15 dias até você estar vendo seu substrato totalmente branco, colonizado em sua incubadora. Agora chegou a hora de levá-lo a um ambiente onde ele frutificará: o terrário para cultivo de cogumelo. É aqui que seu fungo vai perceber as alterações ambientais e vai dar início à formação de seus corpos de frutificação, que são os cogumelos.
O terrário ideal para o cultivo dos cogumelos mágicos possui umidade alta, por volta dos 90% e com uma temperatura um pouco mais baixa do que na incubação, entre 22 e 25°C. Porém, se por ventura o seu terrário estiver com uma temperatura pro volta de uns 28°C, seus cogumelos ainda irão se desenvolver, não em todo seu potencial, mas irão se desenvolver. O terrário também deve receber luminosidade, sem receber luz direta do sol. Não há necessidade do uso de lâmpadas específicas, a própria claridade do dia já é o suficiente.
A construção do terrário para cultivo de cogumelo pode ser feita com uma caixa organizacional transparente. Nessa caixa, o ideal é que você faça alguns furos. Os furos podem ser como mostrado na Figura 5, podendo ser feito com uma serra copos ou com uma faca quente, onde devem então ser tapados com fita micropore ou lã-acrílica. Outra opção que também pode ser feita são vários furos pequenos espalhados por todo o terrário, como mostrado na Figura 6. Nesse caso, os furos permanecem sem serem tapados (esse tipo de terrário é conhecido como Shotgun Fruiting Chamber).
No fundo do terrário, colocaremos água para manter o ambiente úmido, por isso, é preciso colocar junto algum substrato como perlita, vermiculita ou argila expandida para evitar o contato do bolo PF com a água. Vamos preencher 3 dedos no fundo do terrário com substrato e colocar água até a metade dessa base de substrato. Caso você for utilizar argila expandida, para limpá-la, é preciso deixá-la submersa por 12 h em uma mistura de água com água sanitária. Após essas 12 h, remova a água e lave bem a argila para remover a água sanitária remanescente e também retirar as sujidades da própria argila.
Para manter a temperatura no terrário para cultivo de cogumelo, caso você se encontre em um ambiente mais frio do que a temperatura ideal de frutificação do P. cubensis, é recomendado a colocação de um termostato da mesma maneira que foi utilizada na incubadora, para que assim possa elevar a temperatura de dentro do terrário. Mas caso você se encontre em um local com temperaturas acima do ideal de frutificação, o recomendando para amenizar os impactos calor excessivo, é: primeiramente, colocar o seu terrário no local mais fresco de sua casa. Se isso ainda não resolveu o problema, para ajudar a tornar a temperatura dentro do terrário para cultivo de cogumelo mais amena pode-se colocar uma garrafinha de água congelada no terrário. E lembrando que caso você estiver em um local onde a temperatura está entre as aceitáveis para a frutificação dos cogumelos, não será preciso nem termostato e nem garrafa congelada no seu terrário.
Outro ponto importante a fase de frutificação é a troca gasosa e a manutenção da umidade. Nesse momento, o fungo respirará bastante, gerando uma quantidade significativa de CO2, principalmente no momento da formação dos cogumelos. Queremos que o CO2 possa sair, e por esse motivo, o ideal é que você abra a tampa e dê uma abanada no seu terrário para dissipar qualquer excesso de CO2 contido ali dentro, sendo esse processo feito 1 vez ao dia enquanto os cogumelos ainda não se formaram e 2 vezes ao dia quando os cogumelos estão em maturação; nesse momento o que é fungo quer é oxigênio e umidade. Em contrapartida, ao abrir seu terrário, a umidade ali retida será dissipada aos poucos pro ambiente onde ele se encontra, por isso você deve ficar atento com as paredes de seu terrário, elas devem estar cheias de gotículas de água, e caso não estejam, basta borrifar água nas paredes.
Concluindo e relembrando
Agora que revisamos as etapas do cultivo de seus cogumelos mágicos, você já sabe tudo o que precisa e todas as etapas até o momento de estar cara a cara com seus próprios cogumelos. Vamos então dar uma relembrada rápida no que você precisa ter e no que você precisa saber.
Você precisa lembrar que:
- Seringas de micélio colonizam mais rápido que seringas de esporos
- Esterilização de PF Tek é 60 minutos na pressão
- Incubadora deve ser escura e ter uma temperatura entre 25 e 29°C
- Terrário deve estar, preferencialmente, com temperatura entre 22 e 25°C
- Na frutificação queremos dar luminosidade, umidade e troca gasosa
Você precisa ter:
- 1 seringa de micélio ou de esporos
- 1 panela de pressão para esterilização ou 1 bolo PF Tek já esterilizado
- 1 caixa de isopor
- 1 termostato para incubação (caso estiver com temperaturas mais baixas)
- 1 termostato para frutificação (caso estiver com temperaturas mais baixas)
- Garrafinha de água congelada (caso estiver com temperaturas mais altas)
- 1 caixa organizadora transparente
- Perlita, vermiculita ou argila expandida
- 1 termo-higrômetro para controle de temperatura e umidade do terrário
Agora você já está pronto para sair atrás dos materiais e dar início ao cultivo de seus próprios cogumelos mágicos. Fique ligado que nos próximos artigos vamos começar a detalhar tudo sobre cada técnica de produção. Desejamos a todos um bom cultivo!
Corpo Técnico Green Power:
Rafael Rodrigues da Silva – Engenheiro Agrônomo