Trocou de endereço? Saiba como garantir que seu grow não sofrerá com a mudança

 Em Dicas de Cultivo

Após meses ou anos de dedicação ao grow, fazer uma mudança de ambiente pode ser motivo de apreensão para os cultivadores. Por isso, trocá-lo de lugar sem prejudicar o plantio requer algumas medidas cuidadosas. A primeira é fazer um levantamento da programação de datas, colheitas possíveis, impossíveis, número de plantas a serem transportadas, tempo necessário para realizar os procedimentos que aproveitarão ao máximo o que não pode ser transportado (colheitas, extrações, preparos), quantidade de equipamentos e etc.

A segunda medida essencial é fazer a mudança apenas quando o novo local estiver 100% pronto e preparado para recomeçar seu cultivo. E se a mudança é para uma região diferente, que geralmente implica em diferenças de temperatura e umidade, deve-se estudar antes o clima novo, além dos foto-períodos específicos da região, característica até mais importante que a temperatura, já que as plantas suportam uma variação grande na escala térmica, mas florescem de forma diferente de acordo com o tempo de luz recebida.

Umidade é outro fator importante. Certificar-se de quão úmida é a nova região para poder adaptar seu cultivo é imprescindível para obter bons resultados e evitar futuras pragas, como fungos e etc. Dependendo das diferenças entre os locais, o cultivador deverá optar por variedades da planta que se adaptem melhor ao novo clima.

Como transportar na mudança

Ao programar uma mudança de endereço do grow, o cultivador deve programar e realizar todas as colheitas possíveis e só depois fazer a mudança para evitar o transporte de plantas já em estado de floração. Já as jovens, em estado vegetativo e com menos de 50 cm de altura, podem ser colocadas em caixas de papelão de pé nos próprios vasos e transportadas sem grandes problemas. É importante cautela e cuidado por parte do cultivador.

Se as plantas forem grandes demais em estado vegetativo, você pode transformá-las em vários clones e depois transportá-los em caixas. Já as plantas em floração, que ainda não estão prontas para colheita, podem ser colhidas, secadas e transformadas em óleo ou qualquer outro produto a partir da extração dos seus princípios ativos já presentes na fase em que se encontram. Assim, evita-se desperdícios.

Dica importante: Fazer uma rega antes do transporte deixará os vasos mais pesados, o que evitará que tombem durante o percurso.

E os equipamentos?

É essencial que todos os equipamentos sejam desmontados e acondicionados individualmente como em uma mudança comum. Esse procedimento evitará a quebra de lâmpadas ou mesmo a perda de algum equipamento caro. É mais prudente fazer o transporte durante o dia.

 Para a retirada das plantas de cultivo indoor em estufa, primeiro deve-se montar uma estrutura equivalente no novo local para então fazer a retirada e o transporte das plantas que permitam tal procedimento (plantas jovens de até 50 cm de altura).

Se sua estufa for do tipo das tendas vendidas na Green Power, você deve retirar suas plantas das mesmas, desmontá-las e colocá-las na sacola de transporte delas, levá-las ao novo lugar e então montá-las. Na sequência, leve suas plantas e as coloque de volta dentro da estufa.

No caso de cultivo outdoor não há como retirar as plantas da terra se estiverem em plantio direto. Se estiverem em vasos, deve-se seguir o mesmo procedimento do transporte das plantas cultivadas indoor.

De maneira geral, o ideal é deixar o novo ambiente o mais parecido possível do espaço antigo onde estava instalado o cultivo. Geralmente com dois ou três dias de mudança as plantas não sentem muito a diferença. Devem ser aguadas normalmente e colocadas neste local seguro até que possam ser transportadas.

Start typing and press Enter to search