Substratos naturais que podem – e devem – ser utilizados no cultivo

 Em Dicas de Cultivo

Componentes importantes das plantas, os substratos são os responsáveis por todas as reações químicas relativas à alimentação das mesmas. É onde estão os micro-organismos que determinam o sucesso de um bom cultivo. Além disso, essas substâncias mantêm a planta fixa e firme durante todo o seu ciclo de vida. E como equilíbrio é o ponto crucial para o sucesso do cultivo, é importante ressaltar que o uso de substratos também deve ser feito de forma moderada e consciente.

Apesar de serem indispensáveis para o desenvolvimento das plantas em diferentes fases do crescimento, precisam ser utilizados de forma correta. O substrato dá o sustento para as raízes e, portanto, para toda a estrutura da planta: tronco, galhos e folhas. A forma como as raízes se fixam no solo interfere na capacidade da planta se manter bem estruturada. Também influencia na maneira com que a planta absorve oxigênio, sendo a oxigenação um dos fatores mais importantes no desenvolvimento, afinal, sem oxigênio, a planta não sobrevive.

Há vários tipos de substratos e a escolha vai depender do tipo de cultivo desejado. É possível utilizar um substrato que já venha com nutrientes incorporados, ou um que seja do tipo inerte. O Power Mix, da Green Power. é um exemplo de substrato inerte. Composto de fibra de coco, perlita, vermiculita e traços de neem, deve ser utilizado com adição de adubação completa, ou seja, deve ser colocado todo o nutriente necessário para o desenvolvimento das plantas.

Você pode adicionar ao Power Mix diversos nutrientes como: bunny guano, esterco curtido, húmus de minhoca, cascas de ovos, terra de diatomácea e etc. A adição desses produtos e substâncias transformará, assim, seu solo em um ambiente rico e que vai utilizar menos nutrientes nas regas.

Composição dos substratos

Na maioria das vezes, os substratos são compostos de substâncias inertes, como fibra de coco, casca de arroz, perlita, vermiculita, juntos ou separados. Os solos compostos, com nutrientes costumam ser de terra vegetal ou turfa fértil misturada a algum elemento inerte para manter a umidade (vermiculita, por exemplo) ou de terra adubada com húmus de minhoca ou algum outro esterco animal.

Os melhores solos são os de fibra de coco pura ou com um pouco de perlita e vermiculita. Além disso, você pode adicionar ou não o que quiser, basta atentar para o que foi misturado ao solo evitando desperdícios ou superalimentação.

Substratos de origem animal

Esterco de vaca para a fase vegetativa, esterco de cavalo para a floração, esterco de coelho e húmus de minhoca para todo o ciclo e guano de morcego para floração são excelentes. Bokashi misturado ao substrato inerte, a casca de ovo moída para fornecer cálcio, ao chorume de lixo orgânico e a extrato de peixe para a fase vegetativa também é uma boa opção.

Substratos minerais funcionam?

Funcionam melhor para hidroponia quando utilizados puros, como argila expandida ou perlita, mas podem ser utilizados em conjunto com os outros substratos, como a vermiculita adicionada à turfa com o objetivo de fornecer elementos minerais ao solo ou mesmo absorver umidade para mantê-la. A argila expandida mantém a umidade nas raízes em cultivos hidropônicos enquanto que perlita e vermiculita são mais adicionados a solos compostos para manutenção de umidade e aeração.

Comments
  • Celio

    Bom dia ,pra um cultivo preciso preparar um solo inerte ner,terra preta, perlita, humos de minhoca e esterco de vaca ?….a depois q começar a crescer oq vou precisa uzau? qual fertilizante pro vegetativo e na floração até o final da colheita?

Start typing and press Enter to search