Substrato base para compor o substrato bulk de cogumelos mágicos

 Em Artigos Enteógenos, Dicas de Cultivo

Substrato base para compor o substrato bulk; Vamos ver mais detalhadamente suas características para a formulação do nosso bulk final, já que no artigo anterior tivemos uma introdução ao substrato bulk e suas características ideais para sua elaboração.

Substrato base de esterco (cavalo, gado, búfalo, cabra, ovelha..)

  1. O esterco é o substrato de ocorrência natural do cubensis, por isso acaba sendo uma escolha justa, sendo ele um fungo coprófilo (amante de excrementos). Somado a isso, o esterco possui um valor nutricional balanceado de P e N, por isso sempre está presente nas melhores receitas de bulk. O esterco deve ser usado já curtido, nunca deve ser fresco. Se seu esterco escolhido tem cheiro de terra, ele está pronto para ser utilizado. Caso ainda houver aquele cheiro clássico de bosta, ou caso você nem tenha coragem de cheirar ele, é porque está muito fresco ainda, e seu uso não deve ser feito. Esterco não curtido favorece contaminantes por conta dos maiores níveis de amônia ali presentes; amônia essa que também atrapalha o desenvolvimento do nosso micélio. O esterco deve ser utilizado com o menor tamanho de partícula o possível; caso utilizar pedaços grandes, pode acontecer de que o interior desses pedaços não sejam bem pasteurizados. Nunca invada pastos para a coleta de esterco, sempre peça permissão para os donos do local caso você quiser coletar esse substrato. Esterco é algo que muitos fazendeiros não se importarão de dar a você o quanto for necessário, principalmente se for pedido educadamente. Faça do fazendeiro um amigo e ainda tenha uma fonte eterna de esterco. É possível também encontrar esterco em lojas de jardinagem e em agropecuárias, mas fique atento ao fato de ser ou não esterco curtido.
  2. O esterco utilizado deve ser sempre de animais que se alimentam de palhas como bois, vacas, cavalos, búfalos, cabras e ovelhas.
  3. Boa fonte orgânica de P, N e K, além de ser o substrato base do cubensis na natureza.

Substrato base de vermiculita

  1. A vermiculita é um mineral silicatado não-orgânico. Sua excelente capacidade em retenção de água e seus benefícios promovidos à estrutura física do substrato, aliados ao fato de ser facilmente encontrado, a torna um dos substratos mais utilizados para o cultivo de cogumelos. De preferência, utilize máscara quando manipular a vermiculita seca pois sua poeira pode ser prejudicial quando inalada.
  2. A vermiculita superfina deve ser evitada. Ela parece muito com areia e sendo dessa forma, seus benefícios para a parte estrutural do substrato não estarão presentes devido a baixa porosidade, porém, caso seja o que está disponível, vá em frente, vai dar certo. Outra opção caso você disponha apenas de vermiculita fina ou superfina, é você adicionar algum substrato com maior porosidade, como alguma palha, para trazer um equilíbrio para a porosidade do substrato, deixando-o assim mais aerado evitando compactações.
  3. Tem a capacidade de reter até 4 vezes o seu peso em água.
  4. Ótima para a estrutura física e ótima retenção de água.

Substrato base de fibra de coco

  1. A fibra de coco é um material feito a partir da trituração das fibras do mesocarpo (casca) do coco. Possui um valor nutricional baixo, mas o que a faz ser atrativa aos cultivadores é a combinação de sua de alta retenção de água, sua capacidade de deixar o substrato final mais fofo e aerado e o fato de fornecer carbono ao fungo. Sua combinação com a vermiculita fornece um substrato básico e eficiente, com muita água armazenada e com uma ótima estrutura física para o desenvolvimento do micélio.
  2. É facilmente encontrado em lojas de jardinagem e pode ser encontrado tanto soltos em sacos como também prensados em forma de tijolos. Um tijolo destes normalmente rende cerca de 8 litros de fibra de coco.
  3. Boa aeração e ótima retenção de água

Substrato base de palha

  1. A palha providencia um excelente substrato para o micélio. Se você for parar para refletir, a gramínea que precede a palha é o substrato base para a formulação do esterco do animal. Apesar de fornecer poucos nutrientes ao micélio, a palha atua como uma boa fonte de celulose para o fungo e também fornece boa aeração do substrato final.
  2. Deve-se evitar utilizar palhas com granulometrias altas. O micélio se desenvolve melhor em espaços que não sejam excessivamente aerados, com partículas distantes umas das outras. Essa é apenas uma das razões de que se é ideal utilizar a palha sempre em conjunto com algum outro substrato, apesar de que ela apenas já é o suficiente para se produzir cogumelos.
  3. Ótima fonte de celulose. A atuação na estrutura física e retenção de água variam conforme a granulometria da palha utilizada.

Substrato base de turfa

  1. A turfa é um produto de origem vegetal formado ao longo dos anos pela decomposição lenta de restos de plantas em solos alagados. Geralmente formada pelos musgos Sphagnum e A turfa normalmente não é escolhida para ser um dos maiores componentes do substrato bulk, sendo utilizada em poucas porcentagens mais para fornecer um material orgânico variado ao fungo.
  2. Inerte, boa para estrutura física e médio na retenção de água

Substrato base vermicomposto

  1. Também conhecido como húmus de minhoca, esse material é derivado da transformação de materiais orgânicos por atuação das minhocas. É basicamente esterco de minhoca. Assim como o esterco, possui valores balanceados de P e N e pode ser uma alternativa para cultivadores que não tem acesso a esterco, sendo facilmente encontrado em lojas de jardinagem. O vermicomposto ideal para ser utilizado no cultivo de cogumelos deve apresentar cheiro de terra, nunca cheiros desagradáveis, caso contrário, deixe-o curtindo a céu aberto por mais um tempo.
  2. Os valores nutricionais exatos dos diferentes vermicompostos variam conforme o tipo de matéria orgânica que foi utilizada para a produção do composto.
  3. Bom substituto caso queira se utilizar esterco mas não se encontre.
  4. Boa fonte de nutrientes

No próximo artigo falaremos dos aditivos.

Lets grow!

Deixe um Comentário

Start typing and press Enter to search