Substrato gasto de cogumelos: benefícios ao cultivo de plantas

 Em Dicas de Cultivo

Substrato gasto de cogumelos no cultivo de plantas? Funciona? Sim caro leitor! Aqui na Green Power você sabe que passamos tudo para vocês sobre cultivo de plantas e cultivo de cogumelos. E agora resolvemos então unir esses dois mundos em benefício mútuo. Você sabia que o substrato que sobra após seu cultivo de cogumelos é um excelente componente para ser adicionado ao solo? Esse substrato pós-cultivo contém uma boa estrutura física, nutrientes e é uma excelente fonte de matéria orgânica. Vamos agora conferir neste artigo um pouco mais sobre esse (re)uso do substrato gasto do cogumelos.

 

Uso de substrato gasto de cogumelos como forma de reciclagem

 

O uso do substrato gasto de cogumelos em plantas tem sido extensivamente estudado pela ciência agronômica por conta das toneladas e toneladas que são produzidas pela indústria de cogumelos gourmet e medicinais no mundo, buscando assim uma maneira de fazer um uso ecológico deste subproduto em vez de simplesmente descartar este material biológico – de grande valor para as plantas – em um aterro.

O substrato gasto de cogumelo (chamado pelos pesquisadores de SMS, para spent mushroom substrate) é classificado pelos pesquisadores como um “soil amendment”, ou seja, um condicionador do solo. Seu uso em quantidades controladas se mostrou um promotor de produtividade em diversas plantas, sendo a maioria dos testes realizados em hortaliças.

 

Benefícios ao solo que recebe o substrato gasto de cogumelos

 

  • Propriedades físicas: por ser um poroso, o substrato gasto de cogumelos ajuda a manter o solo mais aerado, promovendo uma maior facilidade de crescimento e penetração das raízes. Por trazer melhorias em escala de micro e macroporos, o SMS também diminui a capacidade do solo em compactar e traz uma maior capacidade de retenção de água para o mesmo, ajudando a mantê-lo úmido ao longo do tempo.

 

  • Propriedades químicas: a aplicação de fontes de matéria orgânica de maneira controlada no solo proporciona uma maior disponibilidade de nutrientes para as plantas através da humificação e da mineralização do substrato durante sua decomposição. Os nutrientes que seu substrato pode fornecer vai depender da composição química dele que vai depender diretamente de quais substratos você utilizou no seu cultivo; se foram substratos com algum teor nutricional, ou inertes, e se foram utilizados corretores de acidez ou não. Entretanto, o micélio ali existente possui por si só um valor nutricional.

 

  • Propriedades biológicas: no quesito biologia do solo, o SMS tem maior impacto quando se trata de substratos que foram pasteurizados em vez de esterilizados. Isso porque o processo de pasteurização não elimina todos os microrganismos presentes no substrato. Coincidentemente (ou não), estes microrganismos remanescentes também são benéficos para as plantas, sendo inclusive, alguns gêneros de bactérias encontradas no substrato gasto, denominadas plant growth promoters rhizobacterias (PGPR), que em tradução literal seria as rizobactérias promotoras de crescimento vegetal.
Showing 2 comments
  • Gleino Oliveira
    Responder

    Excelente matéria, sou produtor de cogumelos e também tenho uma empresa que transforma o SMS Substrato Exaurido de Cogumelos em um composto orgânico para plantas.

Deixe um Comentário

Start typing and press Enter to search