O significado real da Árvore de Natal nas celebrações de final de ano

 Em Artigos Enteógenos

Atualmente na cultura ocidental, a árvore de Natal está ligada aos presentes que são depositados ao seu redor, tendo alguma relação com o nascimento de Cristo em 25 de dezembro. Hoje quase todas as árvores de Natal são sintéticas, feitas de plástico. Permanecem desmontadas e guardadas lá no fundo do armário por todo o ano. São lembradas apenas em dezembro, quando as famílias ensinam às crianças que é época de montar a árvore, para que Papai Noel traga presentes.
Simples assim.

E qual seria o significado original da árvore de Natal?

Mas o significado original da árvore de Natal para as antigas culturas era muito mais profundo, não tinha nada de parecido com o Natal consumista de hoje.
A árvore de de Natal era a árvore da vida. As antigas culturas pagãs cultuavam as árvores sagradas como verdadeiras patriarcas, como entidades de grande sabedoria, pois as ávores viviam por muitos anos.
A árvore também possui significado de estabilidadde, força, união e alimentos.

Árvore de Natal como comunicação com as entidades da natureza

Muito tempo antes da época de Cristo, a árvore já era um importante símbolo. Na Escandinávia, acreditavam na Árvore da Vida, Yggdrasil, que era a conexão com as entidades da natureza. Outras tribos, como os olmecas, maias e astecas, também acreditavam que as árvores eram pontes para outros mundos, e a melhor maneira para se comunicar com a Mãe Terra.
A árvore de Natal como a vemos hoje surgiu dos rituais pagãos de celebração do Yule, o solstício de inverno no Hemisfério Norte. Elas eram decoradas e enfeitadas para homenagear a Mãe Terra. Presentes também eram uma parte importante deste festival, mas eram oferendas aos deuses Attis e Dionísio.

À época de Cristo, os romanos tomaram, a força e a base de muita morte, as práticas pagãs e as modificaram para tornarem-se o principal rito do cristianismo, que perdura até hoje.

Não se deixe enganar pela relação sangrenta e consumista celebrada por uma árvore de natal de plástico que nos impuseram nessa época de final de ano do calendário católico gregoriano!

Celebre a vida, plante uma árvore!

Esse são os votos da Green Power trazendo sabedoria a todos nossos amigos e clientes!
Feliz Natal!

Saiba mais sobre a origem enteógena do Natal:

Papai Noel era Xamã!

Papai Noel era Xamã!

Deixe um Comentário

Start typing and press Enter to search