Descubra qual é a melhor solo para iniciar o seu cultivo

 Em Dicas de Cultivo, Dicas Green Power

O solo é um fator primordial para obter um grow de qualidade, mas nem todos os tipos de terra podem ser usados no cultivo. Para que um solo para cultivo seja adequado e possa trazer bons resultados é necessário que ele tenha as seguintes características:

✔️ Acomode as raízes;

✔️ Forneça um ambiente saudável para a planta;

✔️ Tenha a densidade certa para permitir a aeração correta;

✔️ Possua condutividade elétrica e pH adequados para que os nutrientes sejam bem absorvidos;

✔️ Seja livre de pragas que atacam raízes – costumam aparecer em forma de ovos ou larvas e podem acarretar prejuízos ao grow. 

Outro ponto que merece atenção é a escolha dos substratos. Para evitar problemas no seu cultivo é essencial verificar a validade e checar se o produto não contém ovos e larvas antes de usá-lo. Entre as opções de substratos mais indicados estão o Power Mix, que conta com extrato de Neem para inibir as pragas, além dos produtos de fibra de coco pura

Mas qual o melhor solo para cultivo?

A escolha do solo vai depender de dois fatores: os nutrientes que serão utilizados e o tempo que o grower vai dedicar ao cultivo – isso está diretamente relacionado à quantidade de regas, ponto que deve ser avaliado na hora de definir o tipo de terra. 

🌱 Solo composto: você deve optar pelos nutrientes orgânicos, com mistura de adubos orgânicos diretamente no solo. Esse procedimento vai fazer com que sejam economizados nutrientes, além da terra ficar rica em microrganismos, fator essencial para que as raízes possam absorver os nutrientes. 

🌱 Solos inertes: não contam com adubo misturado, será tarefa do grower fornecer os nutrientes, preparados extras com microrganismo, algas e demais elementos para que ocorram os processos desencadeados pelos microrganismos. A rega deve ser menos frequente, pois a água fica mais acumulada, fazendo com que o grower tenha tempo livre para desempenhar outras tarefas no cultivo. 

🌱 Solos inertes usando nutrientes minerais:  os nutrientes são absorvidos diretamente pelas raízes, bastando ter um equilíbrio correto entre pH, condutividade elétrica e temperatura da água. Ao contrário do caso anterior, aqui a irrigação deve ser constante, pois a água escoa mais rápido. 

Quais produtos usar para melhorar a qualidade do solo?

Um solo para cultivo inadequado pode acarretar prejuízos ao grow. Esses problemas costumam ser causado pela falha na absorção de nutrientes, tornando o ambiente adverso para raízes e microrganismo.

Além disso, o grower pode enfrentar contratempos por conta do pouco espaço para que as raízes possam se desenvolver, ou quando o solo torna-se favorável para a proliferação de pragas. No entanto, você pode encontrar produtos que inibem essas adversidade e serão aliados na busca por um cultivo de qualidade.

No caso de solos orgânicos é possível obter vários tipos de adubos para que a terra fique mais forte e favorável para o desenvolvimento das raízes – estercos ou misturas de animais podem ajudar neste momento.

Já nos solos inertes deve-se colocar somente nutrientes e água. Isso se deve ao fato de que não pode haver interferências nos parâmetros adotados em relação à condutividade elétrica e pH da mistura das regas.

Dica do grower: O vaso deve ser adequado para receber o substrato! Pode parecer óbvio, mas é primordial que você verifique se o tamanho do vaso é ideal para não prejudicar as raízes. Utilize recipientes específicos para cada fase do cultivo, assim o substrato vai abranger todo o seu potencial e o cultivo será bem sucedido. 

 

Start typing and press Enter to search