O que fazer quando preciso usar o medidor de pH

 Em Dicas de Cultivo, Dicas Green Power

Um leitor deixou um comentário pelo blog da Green Power com três dúvidas a respeito do uso do medidor de pH. Antes de conferir as respostas, importante destacar o que é o pH.

O pH é o potencial hidrogeniônico, relacionado à quantidade de prótons H+ e que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma solução aquosa. Quando o pH é muito alto ou muito baixo, as raízes não conseguem aproveitar os nutrientes nas proporções adequadas. O resultado desse desequilíbrio é um crescimento lento que pode levar até a morte da planta.

(Fonte: Blog Green Power)

O uso do medidor é necessário justamente para que seja feito um acompanhamento dos índices para que exista um equilíbrio para que a planta não tenha seu desenvolvimento prejudicado. Por isso, a importância de saber mais sobre o uso do medidor de pH, a partir de perguntas como as formuladas pelo leitor. Confira.

 

1) Como fazer a medição do pH? Eu primeiro afiro o pH da água, regulo e depois acrescento o fertilizante?

 

O recomendado é medir o pH da solução (água + fertilizante). Ou seja, faça a medição somente após acrescentar o fertilizante. Quando misturados (água + fertilizante), há uma reação química que pode alterar as propriedades desejadas da solução. Mas o valor do pH que realmente importa é o do solo/substrato e não apenas o pH da solução da água usada para a rega. O pH da água + fertilizantes não diz muita coisa se não for feita também uma medição do pH do solo. Isso pode ser feito medindo-se o pH da água que escorre após a rega. Cuide, neste caso, porque esse método pode danificar o medidor devido aos detritos que saem pelo fundo do vaso, além de ser, geralmente, menos preciso.

Também pode-se medir o pH do solo/substrato dissolvido na água destilada – que é um método bem mais preciso.

 

  1. Num recipiente limpo misturar uma parte de solo/substrato em duas partes de água destilada;
  2. Deixar a descansar por 24 horas, mexendo de vez em quando;
  3. Filtrar o líquido num coador de pano limpo ou filtro de café;
  4. Fazer a medição do pH do líquido resultante.

 

Esta medição é importante para identificar, por exemplo, o nível de acidez na zona de raízes. Quanto maior a acidez, maiores as dificuldade da sua planta para absorver nutrientes. O valor do pH deve estar em torno de 6 (tolerável desde 5,5 até 6,5, dependendo do tipo de substrato que está usando). Se estiver abaixo disso você deverá buscar o equilíbrio para chegar mais próximo de 6. Para isso, o recomendado é que na próxima rega o cultivador utilize a água regulada com um valor de pH um pouco acima.

Existem medidores específicos para averiguar o valor do pH do solo, como esses modelos disponíveis no site da Green Power Medidor Digital de pH + Umidade + Luminosidade + Temperatura para Solo e Medidor de pH + Umidade + Luminosidade para Solo. Mas você pode usar o medidor de pH para meios líquidos também para medir o pH de um meio sólido, como o solo/substrato. Basta seguir os passos citados acima e fazer a medição através do método mais preciso, diluindo o solo em água destilada.

Outra dica importante é quanto à forma como os componentes da solução são misturados. A sugestão é fazer de forma suave. Se fizer de forma mais vigorosa, poderá adicionar oxigênio à solução e a tendência é que isso provoque um aumento nos níveis de pH. Mesmo sabendo que o oxigênio faz bem para as raízes opte por agitar e misturar a solução da rega somente após a verificação e o ajuste do pH.

 

2) Eu posso armazenar, por exemplo, 10 litros de água regulada o pH com nutriente dentro até a próxima rega ou isto irá desestabilizar o pH?

 

Esta opção não é aconselhável porque o pH da água tenderá a baixar. Isso ocorre por causa da evaporação natural da água e também em função do CO2 que acaba sendo dissolvido, formando moléculas de ácido carbônico, o que contribui para baixar o pH.

 

3) É aconselhável armazenar por no máximo até a próxima rega ou terei que fazer a medição do pH em toda a rega de água?

 

Dependendo do tipo de fertilizante que será diluído na água essa solução até pode ser armazenada por um certo período. Mas é aconselhável aferir o pH novamente antes de usar nas plantas e ajustar se necessário.

 

Sobre pH e medidor de pH, não deixe de ler:

pH e Condutividade elétrica: Saiba por que medir

Umidade: Dicas para controlar e evitar prejuízos ao cultivo indoor

6 conceitos que você precisa saber para iniciar o cultivo indoor

 

O que fazer quando

Você tem dúvida sobre seu cultivo? Participe do conteúdo colaborativo do blog da Green Power. Preencha o formulário e envie sua pergunta.

Start typing and press Enter to search