Conheça os problemas que o excesso de fertilização pode causar ao cultivo

 Em Dicas de Cultivo, Dicas Green Power

O uso exagerado de fertilizantes pode prejudicar o desenvolvimento do cultivo e trazer prejuízos financeiros ao grower

Quando o assunto é fertilizante, pode-se dizer que praticamente nenhum grower, desde os iniciantes até os mais experientes, estão isentos de erros. Entre as principais falhas estão o uso de fertilizantes inadequados para a fase do cultivo, e a mais comum: aplicar a dose errada do produto.

O excesso de fertilização costuma estar relacionado à falta de equipamentos para fazer a medição do pH e da condutividade elétrica, ou devido a ansiedade do grower de ver as plantas crescerem.

Na ânsia de obter um crescimento mais rápido do cultivo, o grower exagera na utilização de fertilizantes para acelerar o processo, e tornar as plantas maiores e mais produtivas. Esse erro pode prejudicar o desenvolvimento do grow.

Em alguns casos, a quantidade de nutrientes pode até estar correta, mas a medição equivocada do pH da solução estraga o andamento do processo. Para evitar essa falha, é necessário corrigir o pH antes de medir o ppm, além de seguir a tabela de recomendações do fabricante.

Como o excesso de fertilização prejudica o cultivo

O excesso de fertilização pode acarretar um problema chamado “overfert”, ou “alimento demais”. Quando você utiliza muitos nutrientes minerais no cultivo, as plantas irão queimar. Já quando ocorre a adição exagerada de nutrientes orgânicos, o maior transtorno é o desperdício de dinheiro.

Os nutrientes orgânicos são “quebrados” por microorganismos e posteriormente são absorvidos pelas raízes. Enquanto no caso dos nutrientes minerais os compostos são puros e subtraídos diretamente. Nessa última situação, o excesso é mais prejudicial ao grow, pois a planta consome todos os nutrientes – o que ocasiona diversas alterações metabólicas e causa saturação do seu sistema.

Quais os métodos para definir a quantidade certa de fertilizantes

Um procedimento básico é a leitura das recomendações de uso do fabricante, e seguir as tabelas de fertilização. Para evitar problemas, deve-se verificar a temperatura da água de rega e medir o pH para confirmar se está entre 6 e 6,5.

Nas indicações do fabricante também serão encontrados os valores de condutividade elétrica (EC) do nutriente. É essencial que você utilize o medidor de EC para saber se as partículas ionizáveis por milhão (ppm) estão de acordo com as recomendações.

Essa medição deve ser feita quando o grower preparar a solução de rega. Para a fase vegetativa, as partículas de nutrientes devem estar entre 400 e 600 ppm. Já na etapa de floração, o ideal é que esteja entre 800 e 1.000 ppm. O excesso pode provocar o overfert, enquanto um valor baixo pode ocasionar a desnutrição da planta.

Realize os processos de fertilização na sequência correta

Para utilizar os nutrientes minerais da maneira certa, é necessário seguir as etapas na ordem correta:

  1. Coloque o Cálcio/Magnésio;
  2. Acrescente os produtos que contém NPK e micronutrientes (obedeça às regras determinadas para cada fase do cultivo);
  3. Depois de realizar a mistura, deve-se medir e acertar o pH;
  4. E, por último, mede-se o EC para acertar o ppm da mistura.

Para conferir se a planta está absorvendo a quantidade de nutrientes suficientes, faça a medição de ppm da água que escorreu para fora do vaso. Se, por exemplo, a água de uma planta em fase vegetativa (deveria ter um ppm entre 400 e 600), saia do vaso com um valor que varia entre 100 e 200, significa que ela não está consumindo a quantidade adequada de nutrientes.

Para solucionar esse problema, basta corrigir o pH ou a temperatura da água para fazer com que a planta absorva a quantidade ideal de nutrientes.

Confira as linhas de fertilizantes das lojas da Green Power

Como vimos o excesso de fertilização pode acarretar danos que irão prejudicar o cultivo, e acarretar prejuízos financeiros ao grower. Por isso, a escolha do fertilizantes é tão determinante para obter um cultivo de qualidade.

Nas lojas da Green Power, você irá encontrar os nutrientes orgânicos Biobizz, e duas linhas de nutrientes minerais: General Hydroponics e Top Crop. Independentemente do produto, enfatizamos mais uma vez a importância de seguir à risca as indicações do fabricante para não prejudicar o desenvolvimento do seu cultivo.

Se você, grower, quiser saber ainda mais sobre o assunto, baixe nosso ebook completo com todos os procedimentos necessários no momento de usar fertilizantes no seu cultivo indoor.

Start typing and press Enter to search