Cogumelos: Reproduzindo o ciclo de vida em nossa casa

 Em Artigos Enteógenos, Dicas de Cultivo

Cultivar seus próprios cogumelos em seu próprio lar é um hobbie divertido e recompensador. O cultivo em casa é o passo inicial para um dia, quem sabe, esse passatempo se tornar seu ganha-pão. Como tudo que é feito, não é necessário você ter graduações ou ser alguém treinado para conseguir chegar do ponto A (sem cogumelos) ao ponto B (com cogumelos). Para apenas ter alguns singelos cogumelos, não é exigido do estudante que tenha domínio das técnicas mais avançadas. Tudo o que é necessário são os mínimos equipamentos, paciência, compreensão das metodologias de cultivo e das práticas de assepsia e esterilidade.

O cultivo indoor se resume basicamente em imitar o ciclo de vida do cogumelo ao ponto que ele entenda que é possível produzir seus frutos para espalhar seu material genético no ambiente através dos esporos. Para fazer isso, é elaborado pelo cultivador um substrato para simplesmente expandir o micélio, que depois é colocado em outras condições totalmente diferentes de ambiente do que ele estava. Estas condições divergentes vão servir como sinais ambientais que vão ser entendidos pelo fungo de que agora ele pode produzir seus cogumelos e disseminar seus esporos.

 

Fase de colonização / incubação dos cogumelos

 

Imagine que o micélio do fungo se desenvolve nas camadas não superficiais do solo, do esterco ou dos troncos (dependendo da espécie do fungo), de maneira que ele se encontra não exposto ao sol e ao ar fresco. Portanto, na fase de incubação é isso o que forneceremos a ele: um ambiente escuro (ou com muito pouca claridade), úmido (umidade do próprio substrato que vai ser colonizado) e com prevalência do dióxido de carbono (CO2) sobre o oxigênio (O2). Em relação a temperatura, varia de espécie para espécie, mas para o Psilocybe cubensis a faixa de temperatura aceitável se encontra entre 23 e 29 °C. Para obter tais parâmetros, você pode simplesmente deixar seus potes colonizando dentro de algum armário (caso a temperatura ambiente esteja dentro do aceitável), ou você pode construir uma incubadora que será utilizado apenas para isso e que te dá a possibilidade de cultivar em épocas do ano onde a temperatura está mais baixa do que o ideal.

 

Fase de frutificação dos cogumelos

 

            Pense que o fungo que estava no interior do solo foi consumindo seu substrato até o momento que o mesmo chega na superfície, ou muito próximo dela, entrando em contato assim com o ambiente externo. Nesse momento, caso as condições de temperatura e umidade estiverem favoráveis, o mesmo entende que tem a chance de produzir seus frutos para que seja possível disseminar seus esporos e estes sejam carregados pelo vento. Fazendo isso, o fungo tem a possibilidade de dar continuidade à sua linhagem. Portanto, na fase de frutificação, imitaremos ao máximo as condições naturais dessa etapa reprodutiva, onde o fungo encontra exposição à luz, umidade, maiores níveis de O2 do que de CO2 e à ventilação; tudo isso dentro da faixa de temperatura adequada.

            Para reproduzir essas condições em nosso lar precisamos dar procedimento à elaboração de um terrário. Os fatores ambientais que precisarão serem atendidos nos terrários são: temperatura e umidade adequada, maiores níveis de troca gasosa (oxigenação) e luz. Essas variáveis são chamadas de gatilhos de frutificação e quanto mais gatilhos forem fornecidos ao fungo no terrário, melhor o desenvolvimento dos nós hifais e assim, um melhor desenvolvimento de pins, que são os nossos cogumelos jovens.

 

Saber como funciona o ciclo de vida dos cogumelos ajuda bastante que um cultivador tenha uma visão mais aprofundada do porque fazemos o que fazemos no cultivo desses carinhas, assim como também, permite que com o passar do tempo e a experiência adquirida, o mesmo possa vir a elaborar suas próprias técnicas/metodologias que mais se enquadram a sua preferência, simplesmente porque os princípios por trás de tudo foi compreendido.

Esperamos ter clareado suas ideias! Em breve teremos mais artigos e novidades para vocês!

 

Um grande abraço e bom cultivo a todos!

Deixe um Comentário

Start typing and press Enter to search