Qual o melhor peixe para cultivar na aquaponia ?

 Em Dicas de Cultivo

Voltamos a falar um pouco sobre a aquaponia, agora que a curiosidade foi despertada sobre esse sistema de cultivo, responderemos a pergunta mais frequente. Qual o melhor peixe para cultivar na aquaponia?

Fatores para escolher o melhor peixe para cultivar na aquaponia

Existem muitos tipos de espécies de peixes que você pode criar na aquaponia, grandes, pequenos, para o consumo ou ornamentais. Mas antes de escolher o melhor peixe para cultivar na aquaponia, você deve saber quais são as condições e qualidade da água do seu sistema. Vejamos cada ponto antes de escolher o peixe certo:

  1. Temperatura: Peixes são de sangue frio e o primeiro ponto a considerar é se o peixe quevocê vai cultivar sobrevive na temperatura média do seu tanque.
  2. Resistência e manutenção: Alguns peixes são mais resistentes e imunes a doenças, como a Tilápia e a carpa Koi, são ideais para iniciantes pois não requerem muita manutenção.
  3. Espaço e tamanho do peixe adulto: Alguns peixes precisam de mais espaço para se desenvolver, certifique-se sobre o tamanho do seu tanque, a espécie do peixe e a quantidade de peixes para que todos possam se  desenvolver rapidamente.
  4. Reprodução: É muito importante saber se a espécie escolhida se reproduz em cativeiro com facilidade. Pode ser necessário construir tanques para a reprodução e berçário.
  5. Dieta do peixe: Saber ofertar o alimento certo para uma nutrição balanceada é fundamental para o desenvolvimento do sistema. A qualidade do alimento irá determinar a qualidade do sistema e a vida saudável dos peixes.
  6. Qualidade da água: Amônia, Ph, Oxigènio dissolvido, luz e escuridão são fatores decisivos para a vida saudável dos peixes no sistema, é importante saber e controlar todos os parâmetros antes de escolher o melhor peixe.

Depois de analisada essas questões, podemos buscar o melhor peixe para cultivar na aquaponia.

Principais peixes para cultivar em um sistema aquaponico

Os principais peixes cultivados no mundo em sistema aquaponico são:
Tilápia, Truta, Peixe-gato (bagre), Largemouth bass, Pacu, Salmão, Carpas, Goldfish.

Verificando as vantagens e desvantagens de cada peixe e analisando com os parâmetros da água para um sistema de aquaponia, podemos dizer que a Tilápia e a Carpa Koi são os melhores peixes para o cultivo por apresentarem mais vantagens e facilidades na manutenção.

Tilápia – A tilápia é o melhor peixe para cultivar na aquaponia, pois é um peixe resistente e tem uma dieta diversificada. Não requer muito oxigênio dissolvido. Elas são onívoros, comem rações vegetais e animais. O tempo de colheita para a tilápia é de oito meses em média. Capacidade de reproduzir em cativeiro facilmente. Tem um ótimo sabor. Por outro lado, elas precisam de águas com temperaturas acima de 13 ° Celsius.

Carpa Koi – Um dos peixes ornamentais mais populares em lagos do mundo todo, também é o peixe mais usado na aquaponia. A Koi também se reproduz com facilidade em cativeiro, é um peixe super resistente a variações de temperaturas, doenças e parasitas, além de ter uma vida longa e aparência atraente como peixe ornamental. Por outro lado, sua carne não é boa para comer.
Esperamos que com essas dicas fique mais fácil escolher qual o melhor peixe para cultivar na aquaponia, mas não esqueça sempre de analisar todos os parâmetros do seu sistema antes de escolher o peixe e caso não encontre nenhum peixe ideal, não se preocupe, saiba que na aquaponia podemos cultivar outras espécies de seres marinhos de água doce, como camarões, lagostas e até tartarugas. Mas esse assunto fica para o próximo.

 

Rodrigo Rosa – Presidente / Resp. Técnico Cultivo – Instituto Cannabis do Bem

Deixe um Comentário

Start typing and press Enter to search