Como trocar as plantas para vasos mais adequados sem prejudicar o cultivo

 Em Dicas de Cultivo, Dicas Green Power

O vaso é um item importante em um cultivo. É uma das primeiras decisões que o dono do cultivo deve tomar: onde vou plantar? A não ser que seja um sistema de cultivo hidropônico, aeropônico ou outdoor, diretamente no solo, o ciclo de vida de uma planta se passa todo em um vaso. Mas em algum momento, o dono do cultivo precisará fazer a troca do substrato ou, pelo menos, a melhoria destes vasos, acomodando sua planta em um recipiente maior ou incrementando com mais nutrientes. Por isso, apresentamos neste post, dicas para você fazer a troca de vaso. A dica número “0” é que você só faça a mudança dois ou três dias depois da última rega. Isso é importante para que o torrão da planta esteja compacta, em um bloco único, e não se desmanche durante o processo. Isso irá tornar a troca de vasos muito mais fácil.

Confira as demais dicas.

Passo a passo para trocar uma planta de vaso

  1. Para a troca de vaso, o primeiro passo é deixar todo o ambiente já preparado para a mudança. Deixe perto o vaso novo, a terra, o substrato, a água, enfim, tudo o que será necessário para fazer a mudança.
  2. Se a ideia é trocar a planta para um vaso maior, a dica é adicionar mais substrato ou terra adubada e também minerais como a perlita e vermiculita  (esta última para plantas que requerem mais umidade ou para ambientes que ficam sem receber água por mais tempo).
  3. Em seguida, coloque o vaso atual dentro do vaso novo para criar um molde. Isso ajuda a acertar a altura que ficará a planta em seu novo vaso. Essa previsão é importante porque a planta pode ficar mais alta por causa da quantidade de terra colocada.
  4. Feita a medição, é hora de preparar a retirada da planta do vaso atual.
  5. Esta é uma operação que precisa ser feita com cuidado para preservar ao máximo seu estado atual. Ou seja, você não retira somente a planta, mas todo o torrão – planta e a terra que está presa às raízes – para acondicionar no novo recipiente.
  6. Uma das formas de retirar a planta é rodar e forçar levemente (e com paciência) as laterais do vaso. Isso vai ajudar a descolar a terra do vaso.
  7. Para saber se já houve todo o descolamento para a troca de vaso, vire-o com cuidado para baixo para conferir se o torrão está compacto e solto.
  8. Importante: nesta operação de retirada evite o uso de pazinhas e outros instrumentos que podem prejudicar a compactação e também as raízes da planta.
  9. Feito o molde, retirada a planta do vaso atual, coloque o torrão no vaso novo. Na sequência, complete o vaso com o novo substrato até a altura desejada (e necessária).
  10. O passo seguinte é preencher a lateral do terrão com terra e substrato. Com a ajuda de um espetinho ou de um hashi, você pode acomodar o substrato entre o vaso e o torrão da planta, sempre pela lateral.
  11. Após acomodar a planta no novo vaso, confira se a terra está ocupando todo o espaço e faça a primeira rega.
  12. Por fim, o próximo passo é seguir com a rotina de manutenção do cultivo, cuidando sempre do fotoperíodo, da rega e do uso de substratos.

Mas em que situações é preciso fazer a troca de vaso?

O tamanho, a forma e o material do qual é feito o vaso podem influenciar no desenvolvimento da planta, como a Green Power já alertou nas dicas de como escolher o vaso adequado para seu cultivo.

No começo do cultivo, você pode até improvisar, usar o fundo de uma garrafa pet, por exemplo. A planta pode até “vingar”, mas chegará o momento em que você terá de fazer a troca por um vaso de verdade sob o risco de colocar seu cultivo a perder. Isso porque a planta num vaso pequeno ou numa embalagem de plástico tem menos oxigenação para as raízes e os micro-organismos importantes na decomposição e disponibilização dos nutrientes. Eles não conseguem respirar, literalmente. E como todos que cultivam sabem, o que acontece na parte de baixo de uma planta (no solo), se reflete na parte de cima.

Um dos motivos para a colocar sua planta em outro vaso é esse: trocar o improviso por algo mais adequado e com maior benefício para o desenvolvimento dela. Os vasos de plástico são os mais comuns. Mas se desejar uma planta com raízes mais saudáveis, com mais ramificações e folhas vistosas, será preciso buscar outro tipo de material para colocá-la. Basta ver o benefício que um vaso de feltro do tipo power pots gera para perceber o quanto a mudança de vaso pode fazer a diferença.

Além de todos os aspectos técnicos, como resistência e durabilidade, neste tipo de vaso há uma intensa oxigenação das raízes, que contribui para o aumento dos micro-organismos do solo e enriquece a quantidade de nutrientes disponíveis para as plantas – algo que uma garrafa pet nunca irá permitir.

Outro motivo importante para a troca de vaso pode ser a incrementação do substrato, passando a adicionar mais nutrientes, os quais foram esgotados pela planta no seu crescimento inicial. É bem comum e de grande valia no cultivo fazer essa troca no momento em que a planta entrará em floração, afinal ela vai requerer outros tipos de nutrientes nessa nova fase, como o fosfato, magnésio, além de ainda precisar de nitrogênio e potássio mesmo que em menor quantidade.

Além disso, um vaso maior também irá conferir mais espaço para as raízes, o que resultará numa planta bem mais desenvolvida. Se as raízes tiverem pouco espaço para crescer (tanto em profundidade quanto para os lados) a planta também mostrará pouco tamanho em altura e ramos laterais.

No vídeo do canal Green Power, você confere todas as vantagens de usar um vaso power pot.

Confira os modelos de vasos à venda na loja Green Power.

 

Quer cupom de desconto para comprar na Green Power? Acesse e garanta o seu: https://infos.greenpower.net.br/cupons-de-desconto

Showing 4 comments
  • JOSÈ GERALDO RODRIGUES PINTO

    ótimas muito grato.

  • Felipe Ferreira

    Cada dica aqui de vocês ajudam e dão aquele empurrão que faltava para os cultivadores, principalmente os iniciantes que querem muito mas nao sabem como, parabéns pelo trabalho e o desenvolvimento da loja de vocês!!

  • Vera

    Bom dia! Meu pessegueiro ja esta em um vaso grande, esse será o terceiro ano que dará frutos. Minha pergunta, preciso trocar a terra e cortar as raízes?

  • Erich Dumat

    como faço para trocar uma planta com torrão de um vaso de barro para um outro vaso (exemplo vaso de cimento) Obrigado

Start typing and press Enter to search