Soluções de CO2 para o cultivo indoor
CO2 para o cultivo indoor com pouca circulação de ar é quase obrigatório ser adicionado para ter uma colheita uniforme e com muitos tricomas. Existem equipamentos profissionais que medem a quantidade de CO2 dentro do ambiente e liberam automaticamente até corrigir o nível de concentração programado, além disso desligam os exaustores para que não se perca o CO2 injetado, mantendo fechada a saída de ar do cultivo por alguns minutos, até que as plantas absorvam todo o CO2 injetado, então novamente a exaustão é ligada e o processo se inicia novamente na hora programada.
Capsulas de CO2 para o cultivo indoor
Alguns desses equipamentos são de fácil acesso, como as capsulas de CO2 que encontramos na Green Power, ou cilindros maiores que podemos recarregar depois em empresas que fornecem chopeiras para restaurantes ou casas de extintores de incêndio. Válvulas, reguladores de pressão, temporizadores, também são encontrados facilmente na internet, mas o alto custo de todos esses equipamentos para que se possa injetar corretamente o CO2 no cultivo, faz com que apenas cultivos comerciais possam ter acesso a essa ferramenta.
CO2 para o cultivo indoor na prática
Durante alguns anos cultivei com aplicação de CO2, foram muitos cálculos, testes e manutenções de equipamentos. É uma ferramenta muito importante para manter a qualidade das plantas indiferente da temperatura do ambiente. Mas manter sempre funcionando corretamente com certeza é o maior desafio, a saída do CO2 deve ser lenta e contínua, a iluminação não deve ter menos que 250 W por m2, em um cultivo hidropônico, a solução deve estar em 2.000 ppm na floração e também não deve vazar ar pelas frestas das paredes, portas e janelas do local do cultivo.
Produtos CO2 para o cultivo indoor
Felizmente o mercado traz hoje soluções menos complicadas e muito mais econômicas para o cultivador caseiro, são tecnologias que não param de nascer para facilitar a vida do cultivador e realmente fazer diferença no produto final. Produtos químicos como pastilhas de CO2, carbonatos, levedura (fermentação), vem dando acesso a essa ferramenta poderosa e fundamental para o cultivo. Alguns produtos já estão disponíveis aqui no Brasil, e trazem soluções desde a germinação até as últimas semanas de floração, pois um outro fator importante na hora de injetar CO2 no cultivo, é considerar que cada fase da planta precisa de uma concentração diferente, quanto maior for a planta e a potência de luminosidade do quarto, maior a concentração de CO2 precisamos adicionar.
Green Pad CO2 para o cultivo indoor
Um produto que chama atenção até mesmo de cultivadores mais experientes como Ed Rosenthal, são os geradores de CO2 da Green Pad, eles são ativados a partir da umidade do ambiente, basta apenas 35% de umidade relativa no ar para que o produto comece a gerar CO2, além disso a empresa pensou em soluções que vão desde a germinação até quartos grandes de cultivo, fazendo que cada produto adicione automaticamente a quantidade correta de CO2 que a planta ou o ambiente necessitem.
Para todos os cultivadores mais “cientistas”, espero ter ajudado com essas informações, para cultivadores menos “cientistas”, basta acessar o site da Green Power e em 5 minutos você estará injetando CO2 no seu cultivo sem se preocupar. Aproveito também para levantar uma questão aos governantes preocupados com o meio ambiente, vamos cultivar cannabis e ajudar a sequestrar o CO2 da atmosfera, cultivos industriais de cânhamo podem ajudar o planeta a se recuperar do efeito estufa.
Abraço, segue a luta!
Rodrigo Rosa
@rodrigorosaicdb
Presidente do Instituto Cannabis do Bem